quarta-feira, 4 de outubro de 2023

CORB segue rota de bons serviços há 27 anos

O jornalista, Flávio Azevedo; junto do diretor técnico, Jose Luiz Lemos Furtado; e o coordenador administrativo, Gilberto Serafim de Souza (D). 

Diante das queixas e reclamações, sobretudo em rede social, direcionadas a rede municipal de Saúde de Rio Bonito/RJ, eu decidi produzir um conjunto de reportagens que apresentem ao riobonitense os equipamentos, serviços e programas disponíveis ao cidadão na referida rede. O que é fato? O que é fake? O que é exagero? É o que vamos conferir nessa série.

Na manhã do dia 03 de outubro, nossa reportagem visitou o complexo de Saúde da Mangueirinha para conhecer melhor outro equipamento do espaço: o Centro Odontológico de Rio Bonito (CORB), fundado em 20/09/1996. A reportagem foi recebida pelo coordenador administrativo, Gilberto Serafim de Souza; e pelo diretor técnico, José Luiz Lemos Furtado. A escolha do equipamento para essa reportagem se dá por causa do mês de outubro, quando se celebra o Dia do Dentista e Dia da Saúde Bucal (25/10), lembrando que o dia da visita acontece quando se celebra o Dia Mundial do Dentista (03/10).

Nos 27 anos de atividade, o Centro Odontológico de Rio Bonito (CORB) acumulou mais de 28 mil clientes, se destacando como centro de apoio aos serviços odontológicos da rede (ESF e UPA) e endereço do programa Brasil Sorridente, que começa a ser pensado de forma nacional em 1986, durante a Conferência Nacional de Saúde daquele ano, e que chega oficialmente a rede municipal de Saúde de Rio Bonito em 2010, mudando o CORB de patamar.

O Centro Odontológico de Rio Bonito (CORB) funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, contando com 25 servidores municipais sendo 13 deles dentistas. O coordenador administrativo frisa que o CORB, que conta com nove cadeiras, tem uma específica para atender pacientes com necessidades especiais.
– Além disso, nós contamos com um profissional pós-graduado e especializado para atender essa clientela, que por ser especial requer atendimento e atenção especiais – destaca o coordenador, acrescentando que em breve o CORB vai mudar de patamar “a partir de importante parceria que está sendo negociada pela Secretaria de Saúde para ampliar a oferta de procedimentos, serviços, o que aumentará ainda mais a nossa eficiência”.

A estrutura física do Centro Odontológico de Rio Bonito (CORB) conta, além da sala onde os dentistas atuam, com escovódromo, onde o paciente higieniza a boca antes do procedimento; sala de reuniões, sala de esterilização, sala de RX e recepção. Entre os procedimentos, segundo o coordenador, Gilberto Serafim; o tratamento de canal é o de maior demanda, “por ser um procedimento caro na rede privada e, logicamente, pela excelência que os nossos profissionais têm para executar”.

O bem estar dos pacientes, o acolhimento e a satisfação dos usuários do Centro Odontológico de Rio Bonito (CORB) são preocupações constantes tanto da coordenação administrativa quanto da direção técnica.
– Entendemos as necessidades de cada usuário. As demandas que chegam vindas dos postos de Saúde (ESF) nós buscamos resolver sempre, porque o nosso propósito é que esse usuário saia daqui satisfeito  finaliza o coordenador do CORB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário