quinta-feira, 21 de julho de 2022

Usuários Unimed reclamam da prestação de serviço e descredenciamento de clínicas e profissionais

Embora a Unimed ofereça o serviço de Ouvidoria, seguidores das nossas mídias seguem enviando mensagens para os nossos canais de comunicação com reclamações e queixas a respeito da empresa. É nítido que a insatisfação começa há cerca de três anos, quando a Unimed Leste Fluminense decide encerrar as atividades do seu escritório de atendimento no Centro de Rio Bonito. Para resolver problemas simples como mensalidade atrasada e/ou conseguir autorização para algum procedimento, os usuários precisavam se deslocar para o município de Itaboraí. Dependendo do serviço o deslocamento era até Niterói.

Outra queixa recorrente é o descredenciamento de clínicas e profissionais. Pessoas habituadas a tratar, há anos, com determinado profissional, se viram obrigadas a iniciar tratamento, por exemplo, com outro médico, por não terem condições financeiras de seguir o tratamento em modo particular com o profissional de sua confiança, por ele ter sido descredenciado. Segundo os usuários, o descredenciamento de clínicas prestadoras de serviço trouxe igual transtorno, porque vários profissionais que atendiam na clínica descredenciada não foram trabalhar na nova credenciada.

Aqueles que fazem contato com os nossos canais de comunicação revelam a intenção de mudar de empresa de plano de saúde. A nossa reportagem visitou, em Rio Bonito/RJ, a Bragança Corretora de Planos de Saúde. O objetivo da conversa com Alessandro Bragança; proprietário da seguradora: entender a profundidade dessas queixas e conferir se realmente existe uma “debandada de clientes Unimed para outras empresas de plano de Saúde”. De início Alessandro destaca uma informação que muita gente desconhece: a existência da Unimed Leste Fluminense e Unimed Rio, o que segundo ele gera sempre alguma confusão entre os usuários.

Comandando uma corretora que trabalha com várias empresas de plano de Saúde, Alessandro Bragança; confirma a insatisfação dos usuários da Unimed Leste Fluminense com a saída do escritório de atendimento de Rio Bonito, confirma o descredenciamento de profissionais e clínicas, mas revela que a “mudança de plano acaba esbarrando nos valores praticados pelas outras empresas de plano de Saúde”.
– Realmente muita gente chega aqui insatisfeita com a prestação de serviço da Unimed Leste Fluminense, boa parte chega falando em mudar para outra empresa, mas quando apresentamos os valores esses usuários percebem que a mensalidade praticada por outras empresas está fora do seu orçamento. A alternativa que muita gente está encontrando é sair da Unimed Leste Fluminense e se tornar cliente da Unimed Rio, que oferece serviços similares e, sobretudo, valores próximos ao que cobra a Unimed Leste Fluminense – revela Bragança.

No último dia 23 de junho, uma publicação em nossas redes sociais, informando que estávamos produzindo essa reportagem teve retorno interessante dos nossos seguidores. Um dos comentários que chama atenção é da seguidora Milena Martinez.
– Tiro por mim. Pagava R$ 700,00 de plano, para mim e minha filha e todos os médicos que precisava só tinha em Niterói e Itaboraí. Uma luta! Agora fiquei só com o plano da minha filha. Inclusive, preciso fazer uma bateria de exames de sangue. Em Rio Bonito não faz todos que ela precisa, nem todos são cobertos pela Unimed e os que são cobre só em Niterói. Vou ter que sair daqui (de Rio Bonito) com ela em jejum, bem cedo, para realizar exame de sangue. Um absurdo! – escreve Milena. A fala de Milena repete as muitas outras queixas em nossos canais de comunicação.

Alguns usuários comentaram com ironia certamente como forma de potencializar a insatisfação. A seguidora Marcilene Marins; escreve que “já foi bom ter plano Unimed, hoje em dia é uma verdadeira furada. Parece que você está implorando o favor dela, um absurdo total”. A seguidora Márcia Gomes; escreve que a “a Unimed é o SUS particular”. Já o seguidor, Brizola Cabral; ressalta que “a Unimed repassa valores ridículos aos credenciados, razão de poucas clínicas terem interesse (no credenciamento)”. A seguidora Watusa Porto; também expõe sua insatisfação. “Minha filha está com consulta marcada pela Unimed para daqui um mês. E somente em Niterói. É mole? Sendo que já esperei quase dois meses para ela ser atendida”.

A insatisfação não é apenas do usuário de Rio Bonito. Nossa seguidora, Valéria Clevelares; comenta que “acontece o mesmo aqui em Itaboraí. Não existe mais a loja da Unimed e são poucos os credenciados. E quando você encontra a consulta ou exame é marcado com um intervalo de tempo enorme”.

Um dos comentários, do seguidor Pablo Roboredo; toca no descredenciamento de clínicas pela empresa de plano de Saúde e a percepção deles a respeito disso.
– Uma tremenda falta de respeito com os riobonitenses! Quero inclusive externar que a Medclin Médicos, quando credenciada, os usuários não tinham dificuldades alguma... Era uma maravilha! Alô Unimed! Vamos olhar com carinho para Rio Bonito que tanto lhe receberam de braços abertos – comenta. Essa percepção também é externada pela seguidora, Aline Rodrigues. “Reportagem super válida! E pensar que já tivemos um excelente atendimento da Unimed pela Medclin. Agora até desanima continuar com o plano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário