terça-feira, 15 de abril de 2025

Gestão Pública e aposentados e pensionistas do Iprevirb

Não tem vida fácil quem está na gestão pública! Ser oposição segue sendo muito mais confortável. Segundo fontes ligadas a Prefeitura Municipal de Rio Bonito, na última sexta-feira (11/04), o governo municipal conseguiu liquidar todas as dívidas com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (Iprevirb). Desde janeiro, somente com aposentados e pensionistas, o município desembolsou cerca de R$ 8 milhões.

Na manhã do último sábado (12/04), eu assisti um vídeo do prefeito, Marcos Abrahão (União Brasil). Ao lado da presidente do Iprevirb, Sonara Amaral; eles confirmaram o que minha fonte havia me informado no dia anterior em relação ao Instituto de Previdência.

Tomara que venha um tempo de bonança e sem atrasos de salários para os aposentados e pensionistas. Todavia, eu torço muito para que os envolvidos não se esqueçam de tratar do assunto enquanto estiverem em paz. A questão não se resolve apenas pagando em dia. É preciso equacionar a dívida do município com o Iprevirb (cerca de R$ 600 milhões) e pensar na reconstrução do fundo previdenciário.

Vale ressaltar que ao longo das últimas décadas, Rio Bonito tem sofrido bastante com essa peculiaridade: pensar solução para os problemas quando eles entram em colapso. Tem sido assim com o Iprevirb, tem sido assim com a Saúde, em especial com o Hospital Regional Darcy Vargas, tem sido assim com setores da Educação, tem sido assim com o Trânsito, com a Ordem Pública... Enfim, usando uma metáfora da Saúde, decide-se remediar a patologia no seu momento mais agudo, o que pode ocasionar a morte do paciente e/ou causar sequelas irreversíveis.

Espero sinceramente que governantes e governados entendam que um precisa do outro, o outro precisa do um e juntos busquem soluções entendendo as limitações e peculiaridades um do outro. Caso isso aconteça é possível chegar a algum lugar. Caso as partes não tenham essa compreensão seguiremos andando em círculos exatamente como fazemos há 50 anos. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário