quinta-feira, 30 de maio de 2024

Rio Bonito e Sebrae desenvolvem Roteirização Turística do município

Visita ao Café da Tia Guinha.

O roteiro turístico é uma cadeia programática para visitação de atrativos turísticos, levando em conta fatores como tempo, transporte, orçamento e etc. A roteirização pode contribuir para consolidar produtos, aumentar o fluxo de turistas, seu tempo de permanência e, respectivamente, seus gastos na região. A roteirização deve ter como objetivo construir parcerias que aumentem as oportunidades de negócios nas regiões turísticas.

No município de Rio Bonito não são poucos os atrativos turísticos, sejam eles de fundo cultural, religioso, natural e/ou histórico. Esses atrativos estão espalhados por todo território, sendo a maior parte deles nas localidades interioranas.

Sob orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de Rio Bonito está construindo, junto dos empreendedores do setor, a Roteirização Turística do município, que consiste em consolidar rotas pelos “Caminhos de Rio Bonito”, incrementando atrativos que já estão em funcionamento, estimulando novos negócios, aproximando atividades e linchando os investidores que acreditam no Turismo local.
Visita ao laranjal do Jairo
Nessa terça-feira (28/05), sob supervisão da consultora do Sebrae, Paula Rascão; um grupo de empreendedores do segmento e representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rio Bonito, percorreram a localidade de Catimbau, onde estão surgindo empreendimentos turísticos e atividades comerciais regulares podem ter também foco na atividade turística.

Durante a visita técnica também foram desenvolvidas oficinas e troca de experiências entre os empreendedores. Terminado o percurso de Catimbau, que começou no Café da Tia Guinha e terminou no laranjal do Jairo, o grupo visitou a Lanchonete e Restaurante Engenho do Castelo, as margens da RJ – 124. O Castelo, outrora uma localidade pujante do 2º Distrito de Rio Bonito, é cheio de histórias. No passado, na propriedade funcionou um engenho de cachaça, a Castelina; que motiva o nome “Engenho do Castelo”.

A visita técnica terminou na casa das Irmãs Oblatas do Cenáculo, espaço localizado na Viçosa, na estrada que liga a RJ – 124 ao bairro Rio Vermelho. As irmãs que vivem no Sítio Sagrada Família de Nazaré, além da vida devocional, fabricam velas artesanais e desejam abrir o espaço para o Turismo Religioso.
A antiga chaminé no Engenho do Castelo
Tecnicamente Roteirização Turística pode ser conceituada como o processo que visa propor, aos produtores rurais e empreendedores envolvidos com Turismo, propostas para consolidação do respectivo roteiro. É a integração, oriunda da roteirização, dos serviços turísticos, infraestrutura de apoio, equipamentos turísticos, atrativos turísticos e da própria comunidade local, que pode resultar na solidificação do roteiro representativo de uma determinada região.

A roteirização deve estimular a integração e o compromisso de todos os protagonistas desse processo, não deixando de desempenhar seu papel de instrumento de inclusão social, resgate e preservação dos valores culturais e ambientais existentes.
Visita a casa das Irmãs Oblatas do Cenáculo.
A elaboração dos roteiros turísticos permite a racionalização da viagem num contexto de vencer os espaços em um determinado tempo, conhecendo os atrativos turísticos e utilizando-se dos serviços disponíveis no destino escolhido pelos turistas. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário