quinta-feira, 30 de maio de 2024

Lona na Lua se apresenta em São Francisco de Itabapoana

Nos dias 28 e 29 de maio, mais de 1.000 crianças assistiram pela primeira vez a um espetáculo do Lona na Lua.

A cidade de São Francisco de Itabapoana, no norte fluminense, recebeu o 4º mês de apresentações da temporada do espetáculo ‘Cuidando das águas do Rio’, que conta com patrocínio da Águas do Rio e Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e é uma realização do Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Ao todo 1.004 alunos de escolas públicas, com idades entre 06 e 12 anos, assistiram as quatro sessões do espetáculo, que aborda a temática da preservação do meio ambiente e sustentabilidade, no Cineteatro Municipal José Renato Cunha – que fica na Secretaria Municipal de Educação de São Francisco de Itabapoana.
Público do Lona na Lua em São Francisco de Itabapoana
Para a atriz Sarah Rocha, que interpreta a personagem Juliana no espetáculo, as apresentações são importantes por diversos fatores. “Conseguimos juntar arte e educação neste trabalho. Minha felicidade é ver os olhinhos dos alunos brilhando e ao mesmo tempo se divertido e aprendendo. Sem dúvidas, eles vão repassar tudo o que aprenderam em casa, na escola e por onde quer que estejam.”
Participaram das apresentações, as escolas E. M. Aventina Maria Ferreira, E. M. Estelita de Araujo Crespo, E. M. Otávio Pinto de Oliveira, E. M. Laudelina da Silva Moreira, E. M. Herval Luiz dos Santos Batista, E. M. Manoelina de Souza Rodrigues, E. M. João Batista de Almeida, E. M. Domingos Santos, E. M. Dirceu Dias da Silva, E. M. Manoel Gomes da Silva Lemos e E.M. Miguel Nunes Barbosa.

A cobertura estrábica e cretina da imprensa e seus efeitos

A estrábica e tendenciosa cobertura jornalista no Brasil e no mundo precisa ser alvo de nossa análise cidadã. É nítido que no Brasil a pauta política ganhou ares de FlaxFlu. Mas não vou falar de política e sim da cobertura esportiva (Futebol) que tem comportamento tosco e protagoniza momentos medonhos.

Quero começar falando de Flamengo e Fluminense. A cobertura jornalística insiste em criticar o técnico Tite, sob o argumento de que o Flamengo seria pouco produtivo e muito óbvio. Já a moçada que cobre o Fluminense critica o técnico Fernando Diniz, porque ele coloca o time para frente, cria, improvisa e isso deixa o time exposto. Mas a final de contas o que querem? Um cara que monta um time para não correr riscos ou um sujeito ousado que por consequência deixa o time exposto aos adversários?

Nem uma coisa nem outra! A verdade é que a imprensa sabe que desgraça, apreensão e fofoca; são ingredientes muito queridos do consumidor, logo, ela trabalha para deixar o torcedor (seu consumidor) o tempo todo apreensivo com informações nesse campo. Eu não sei se você já parou para observar isso. E se já observou, você segue se deixando manipular?

Na época do sorteio dos grupos da Copa Libertadores 2024, o Fluminense ficou no grupo que tinha Colo-Colo (Chile), Alianza Lima (Peru) e Cerro Porteño (Paraguai), equipes tradicionais do Futebol Sul-Americano, mas que atualmente estão longe das equipes brasileiras. Apesar disso, os jornalistas esportivos fizeram questão de deixar o torcedor apreensivo. Encheram o saco dizendo “cuidado, esses times são perigosos e blá-blá-bla”.

Terminada a tal fase de grupos, mesmo não jogando grande Futebol, o Fluminense terminou invicto. Conquistou 14 pontos dos 18 possíveis. O segundo colocado somou apenas seis pontos, menos da metade dos 14 do tricolor. Para mim não foi surpresa. Mas como a mídia esportiva não pode deixar o torcedor sossegado, agora, está dizendo que “o grupo do Fluminense era uma baba”, “são equipes decadentes”, “times que não exigiram do Flumiense” e blá-blá-blá... Gente, por que não disseram isso na época do sorteio? Simples, porque é preciso deixar o torcedor apreensivo, nervoso, discutindo no botequim etc. E tem gente que acha isso maneiro!
Finalizo essas reflexões frisando que a culpa não é unicamente da imprensa, mas da avidez do consumidor por desgraça, polêmica, fuxico, treta, vida alheia e coisas que causam insônia. Nasce desse comportamento a incapacidade da imprensa em noticiar os acontecimentos que integram a agenda positiva da vida.

Quem me conhece há mais tempo sabe que nem sempre eu pensei assim e que durante vários anos eu estive na trincheira da polêmica, da desgraça, da agenda negativa. Um dia, porém – foi durante o período pandêmico –, eu entendi que estava na direção errada. Percebi que as notícias ruins são como as drogas. As pessoas consomem sem saber que estão prejudicando a saúde e acumulando no organismo coisas ruins que não se manifestam de imediato.

Aprendi na infância que o mal está por toda parte. Papai dizia: “o mundo jaz no maligno”. Sendo assim é natural que o pecado seja corriqueiro e esteja em nosso dia-a-dia. Agora veja que curioso: a técnica de jornalismo diz que o obvio e o corriqueiro não é notícia, logo, se o mal é corriqueiro, porque ele é notícia? Simples, para deixar você apreensivo, com medo da vida e perdendo noite de sono.

A partir dessa premissa eu decidi focar na agenda positiva da vida, noticiar aquilo que é bom e que faz bem, porque se a sociedade é tóxica e maldosa, a novidade é o bem que poucos praticam e pouco é exercido. Vamos em frente! #flavioazevedo

Rio Bonito e Sebrae desenvolvem Roteirização Turística do município

Visita ao Café da Tia Guinha.

O roteiro turístico é uma cadeia programática para visitação de atrativos turísticos, levando em conta fatores como tempo, transporte, orçamento e etc. A roteirização pode contribuir para consolidar produtos, aumentar o fluxo de turistas, seu tempo de permanência e, respectivamente, seus gastos na região. A roteirização deve ter como objetivo construir parcerias que aumentem as oportunidades de negócios nas regiões turísticas.

No município de Rio Bonito não são poucos os atrativos turísticos, sejam eles de fundo cultural, religioso, natural e/ou histórico. Esses atrativos estão espalhados por todo território, sendo a maior parte deles nas localidades interioranas.

Sob orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de Rio Bonito está construindo, junto dos empreendedores do setor, a Roteirização Turística do município, que consiste em consolidar rotas pelos “Caminhos de Rio Bonito”, incrementando atrativos que já estão em funcionamento, estimulando novos negócios, aproximando atividades e linchando os investidores que acreditam no Turismo local.
Visita ao laranjal do Jairo
Nessa terça-feira (28/05), sob supervisão da consultora do Sebrae, Paula Rascão; um grupo de empreendedores do segmento e representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rio Bonito, percorreram a localidade de Catimbau, onde estão surgindo empreendimentos turísticos e atividades comerciais regulares podem ter também foco na atividade turística.

Durante a visita técnica também foram desenvolvidas oficinas e troca de experiências entre os empreendedores. Terminado o percurso de Catimbau, que começou no Café da Tia Guinha e terminou no laranjal do Jairo, o grupo visitou a Lanchonete e Restaurante Engenho do Castelo, as margens da RJ – 124. O Castelo, outrora uma localidade pujante do 2º Distrito de Rio Bonito, é cheio de histórias. No passado, na propriedade funcionou um engenho de cachaça, a Castelina; que motiva o nome “Engenho do Castelo”.

A visita técnica terminou na casa das Irmãs Oblatas do Cenáculo, espaço localizado na Viçosa, na estrada que liga a RJ – 124 ao bairro Rio Vermelho. As irmãs que vivem no Sítio Sagrada Família de Nazaré, além da vida devocional, fabricam velas artesanais e desejam abrir o espaço para o Turismo Religioso.
A antiga chaminé no Engenho do Castelo
Tecnicamente Roteirização Turística pode ser conceituada como o processo que visa propor, aos produtores rurais e empreendedores envolvidos com Turismo, propostas para consolidação do respectivo roteiro. É a integração, oriunda da roteirização, dos serviços turísticos, infraestrutura de apoio, equipamentos turísticos, atrativos turísticos e da própria comunidade local, que pode resultar na solidificação do roteiro representativo de uma determinada região.

A roteirização deve estimular a integração e o compromisso de todos os protagonistas desse processo, não deixando de desempenhar seu papel de instrumento de inclusão social, resgate e preservação dos valores culturais e ambientais existentes.
Visita a casa das Irmãs Oblatas do Cenáculo.
A elaboração dos roteiros turísticos permite a racionalização da viagem num contexto de vencer os espaços em um determinado tempo, conhecendo os atrativos turísticos e utilizando-se dos serviços disponíveis no destino escolhido pelos turistas. Vamos em frente! #flavioazevedo

Programa Flávio Azevedo – Eleições Tanguá – Luiz Otávio de Sá Nascimento

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (29/05) está no ar. Hoje, seguindo a série de entrevistas com pré-candidatos a vereador. Recebemos o servidor público, Luiz Otávio de Sá Nascimento; pré-candidato em Tanguá. Vamos em frente! #flavioazevedo


Dudu Belizário vence Festival de Piadas em Rio Bonito

O teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito/RJ, na noite desse sábado (25/05), recebeu o Festival de Piadas, evento beneficente que contou com comediantes inspirados. O vencedor foi o humorista local, Dudu Belizário; que trouxe piadas divertidas e irreverentes. Terminado o evento, a reportagem conversa com Dudu Belizário; que revelou estar retornando para Portugal, onde morou durante dois anos. O comediante já está planejando apresentações e novas aventuras em terras lusitanas. Vamos em frente! #flavioazevedo


Programa Flávio Azevedo – Eleições RB – Carla Beatriz Nascimento

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (28/05) está no ar. Hoje, seguindo a série de entrevistas com pré-candidatos a vereador. Recebemos a professora, Carla Beatriz Nascimento; que se identifica com as causas voltadas a Cultura e o Turismo. Ela defende mais espaço e apoio para os artistas em todas as suas manifestações. A frente da Pinacoteca Municipal Antônio Benevides Filho, há 14 anos, ela defende a ideia de expansão e otimização dos equipamentos culturais. Carla é pré-candidata em Rio Bonito. Vamos em frente! #flavioazevedo


Programa Flávio Azevedo – Eleições em RB – Adriana Amaral

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (27/05) seguiu a série de entrevistas com pré-candidatos a vereador e recebeu a empresária, empreendedora e ativista da causa animal, Adriana Amaral; fundadora do Projeto Segunda Chance que originou o Instituto Zé Pereira. Adriana é pré-candidata em Rio Bonito. Vamos em frente! #flavioazevedo


domingo, 26 de maio de 2024

Tanguá celebra o Dia da Mata Atlântica

Em conscientização ao Dia da Mata Atlântica, a prefeitura de Tanguá/RJ, através das secretarias de Meio Ambiente e Cultura e Turismo, e apoiada pelo Centro de Educação Ambiental SOS Vida Silvestre, realiza a partir dessa segunda-feira (27/05), exposição sobre animais vítimas de acidentes nas vias.

A exposição acontece na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, no Centro, até quarta-feira (29). No período da manhã, as visitas ocorrem entre 9h e 11h30min. A tarde, entre 13h30min e 16h.

O objetivo é informar a população sobre o tema e alertar a respeito dos danos à biodiversidade e aos ecossistemas.

Fonte: Secom/Tanguá

Dudu Belizário leva prêmio do Festival de Piada

O teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito/RJ, na noite desse sábado (25/05), recebeu o Festival de Piadas, evento beneficente que contou com comediantes inspirados. O grande vencedor da noite foi o humorista local, Dudu Belizário; que trouxe piadas divertidas e irreverentes. Vamos em frente! #flavioazevedo

Viva Comunidade chega a Rio Bonito

O Viva Comunidade chega a Rio Bonito nesse domingo (26/05) com programação variada, atividades gratuitas e abertas ao público. O evento, promovido pela concessionária Arteris Intervias, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Bonito, terá início às 10h na Praça Aécio Mucio Mansur, no bairro Green Valley.

Atividades relacionadas à educação, bem-estar, saúde, segurança, qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade, com apresentações circenses, contação de histórias, um pocket show da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, aula de dança e demonstração de Muay thai, são apenas alguns atrativos disponibilizados durante o evento.

Além do entretenimento, os visitantes podem realizar exames básicos de saúde gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre cuidados com a saúde. Equipes de profissionais estarão à disposição para fornecer atendimento e tirar dúvidas sobre diversos aspectos do bem-estar físico e mental.

Durante a ação os participantes também terão a oportunidade de conhecer e adotar cães e gatos, promovendo a conscientização sobre a importância da adoção responsável e do cuidado com os animais abandonados. Além disso, haverá no local um festival gastronômico com a participação de food trucks com diversas opções de pratos e lanches. Parte do valor arrecadado com a venda destes produtos será destinada ao Lar Maria de Nazareth (lar de idosos).

Serviço:
Praça Aécio Mucio Mansur – Bairro do Green Valley em Rio Bonito
Horário: 10 horas
Entrada gratuita
Programação:
11h – Aula de dança
12h – Muay thai
13h – Orquestra Paulistana de Viola Caipira
15h – Contação de Histórias – Contos e Cantos da Natureza
16h15 – Circo Show

O programa Viva comunidade é uma iniciativa do grupo Arteris e objetiva fomentar a participação da comunidade na construção de comportamentos conscientes, que desenvolvam valores e atitudes responsáveis, buscando a igualdade de direitos e promovendo a cidadania plena da comunidade em geral, lindeiras aos trechos administrados pelas concessionarias do Grupo Arteris.

Integrar e informar a população (ou comunidades carentes) em uma experiência altamente gratificante, que envolve aprendizagem, prestação de serviços, comprometimento e identificação com o desenvolvimento, tanto individual quanto coletivo, abordando questões e valores sociais, culturais, educativos e de segurança.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Transporte Público em Rio Bonito precisa ser pauta nas eleições

Dia desses acompanhei uma discussão interessante a respeito das deficiências do Transporte Público em Rio Bonito, sobretudo para atender as localidades mais distantes e/ou interioranas. Se num primeiro momento é importante os moradores das localidades desassistidas se organizarem para reivindicar o serviço, o debate precisa avançar para além disso.

Estamos em ano eleitoral e sinceramente eu gostaria de saber o que os pré-candidatos a prefeito estão pensando a respeito desse tema. É comum a corrida eleitoral ganhar ares de FlaxFlu, mas que esse traço se limite aos cabos eleitorais e simpatizantes desse ou daquele candidato. Quem pretende realmente governar precisa fugir desse lugar comum e não só pensar nos problemas, mas também apresentar propostas e soluções.

Para iniciar a conversa é bom saber que as linhas e itinerários do Transporte Público em Rio Bonito estão desatualizados.

Quando o Transporte Público começou a ser explorado, o município tinha outro desenho no tocante aos seus bairros e localidades. O sujeito mais observador vai perceber, analisando um recorte de 50 anos, que localidades sumiram, outras encolheram, outras surgiram e estão em amplo crescimento.

No 2º Distrito do município, por exemplo, quando eu era criança, eu sempre acompanhava os meus pais em suas visitas a pessoas que moravam nas localidades de Mineiros e Jacundá. Eram lugares pujantes, cheios de casas, famílias numerosas... Nessas localidades, as igrejas e botequins (os espaços de convivência da época) estavam sempre cheios de pessoas. Essa realidade não existe mais. A localidade de Mineiros desapareceu e Jacundá está desaparecendo.

Por outro lado, a área da antiga Fazenda São Joaquim, onde a garotada da minha Serra do Sambê pegava passarinho e caçava preá, hoje, se chama Green Valley. Para os lados do bairro Praça Cruzeiro, um lugar que era um grande capinzal, por onde passávamos para jogar bola no Campo Paulão (por trás do Motel Momentos), atualmente se chama Cajueiros. Outro capinzal que atravessávamos quando queríamos ir tomar banho de cachoeira em Lavras, ganhou nome e também virou bairro: Jacuba.
Observem o quanto mudou a configuração das localidades.

O Parque Andréa e o São Judas Tadeu, no 2º Distrito, era um amontoado de poucas moradias atrás da cerâmica. Hoje, o Parque Andréa é um dos maiores bairros de Rio Bonito. Nas últimas décadas surgiu a Queijeira, o Parque Maravilha, o Green Park. Localidades como Parque Indiano, Parque da Luz e Parque das Acácias, 40 anos atrás eram um matagal que precisávamos atravessar para chegar ao Basílio. A atual Viçosa, era apenas a estrada em meio ao capinzal que ligava a RJ – 124 às localidades de Rio Seco, Mata e Tomascar, onde moravam muito mais pessoas.

O que aconteceu é que ao longo das últimas décadas, a Prefeitura de Rio Bonito e seus prefeitos simplesmente ignoraram as mudanças geográficas do município descritas acima. Se a classe política foi desatenta, a sociedade também. Os chefes do poder Executivo até aqui não se ligaram ser urgente modernizar e atualizar o Transporte Público. Qualquer pessoa lúcida entende que o modal praticado, hoje, é ultrapassado, não oferece lucro, tão pouco conforto ao usuário. Ou seja, precisa ser repaginado profundamente e isso começa por rever a concessão do serviço, as linhas, itinerários e horários.

Tomara que o espírito FlaxFlu que toma conta da disputa eleitoral tenha pelo menos alguns momentos de lucidez. O Transporte Público é apenas um dos muitos temas nevrálgicos que precisam ser pensados em Rio Bonito. E que os debates sejam feitos longe do fígado e do bolso, porque esses dois elementos contaminam negativamente todo e qualquer planejamento. Vamos em frente! #flavioazevedo

Ações da Associação de Moradores do Basílio na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (24/05) está no ar. Hoje, recebendo integrantes da diretoria da Associação de Moradores do Basílio (Amoba). Em pauta, as ações da Amoba, seus desafios, os sentidos do comunitarismo e projetos futuros da diretoria da Amoba. Vamos em frente! #flavioazevedo


Saúde do Homem RB – 12 Anos na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (22/05) está no ar. Hoje, recebendo o coordenador do Programa Saúde do Homem, Bonifácio Silvano. Em pauta, os 12 anos de atividade do programa, uma das ferramentas da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito/RJ e seus avanços. Vamos em frente! #flavioazevedo


Exposição de Desenhos dos Alunos do Colégio Estadual Dyrceu


Entre os dias 23/05 e 06/06, a Pinacoteca Municipal Antônio Benevides Filho, no Centro de Rio Bonito, recebe a Exposição de Desenhos dos Alunos do 3º Ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professor Dyrceu Rodrigues da Costa de Rio Bonito. Prestigie!

A Pinacoteca está localizada na Av. Presidente Castelo Branco (Rua dos Bancos), em cima do Banco Itaú. Funciona de segunda a sexta-feira, entre 10h e 17h; e aos sábados das 10h às 14h. Vamos em frente! #flavioazevedo

Cultivo de ‘rosas do deserto’ na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (21/05) está no ar. Hoje, recebendo o professor, paisagista e técnico agrícola, Ronaldo Rangel. Em pauta, o cultivo de ‘rosas do deserto’, o efeito pedagógico das hortas escolares implementadas na rede municipal de Educação de Tanguá, o cultivo de plantas e hortaliças, entre outros temas. Vamos em frente! #flavioazevedo


Recebi Moção de Aplausos do vereador Reginaldo Ferreira Dutra

Manhã dessa terça-feira (21/05), volto a Câmara Municipal de Vereadores de Rio Bonito/RJ, para receber Moção de Aplausos das mãos do vereador, Reginaldo Ferreira Dutra (Reis). Segundo ele descreve na Moção, por conta dos anos que atuo na Comunicação Social em nossa cidade, assim como pelos serviços prestados ao Esporte, através das Caminhadas, Trilhas e fomento ao Turismo.

Agradeço ao parlamentar a deferência e aproveito para agradecer também aos demais edis pela aprovação da homenagem. Honrado! Gratidão!
O vereador Reis ao lado do homenageado, Flávio Azevedo; e sua esposa, Simone Lemos.
Aproveito a oportunidade ainda para agradecer a cada riobonitense por essa Moção de Aplausos. Entendo serem os vereadores os legítimos representantes do povo e a partir dessa premissa, a minha percepção é de que estou senso homenageado pelo povo! Obrigado Rio Bonito! Vamos em frente! #flavioazevedo

Sorvetes Glacimó e sua história na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (20/05) está no ar. Hoje, recebendo o empresário, Ducler Gonçalves; proprietário da Sorvetes Glacimó. Em pauta, a história da empresa e seus mais de 50 anos de funcionamento, o que a torna importante patrimônio de Rio Bonito. Criada pelo comerciante capixaba, Durval Gonçalves, em 1970; a Glacimó oferece sorvetes artesanais com receitas próprias.

A música também está na pauta do programa. Músico e compositor, Ducler Gonçalves; integra a Banda Maverick, umas das referências musicais de Rio Bonito e Região. Vamos em frente! #flavioazevedo

Treinão-RB percorre Braçanã de Cima

Nesse domingo (19/05) a localidade de Braçanã de Cima, em Rio Bonito/RJ, recebeu mais uma vez os participantes do Treinão-RB, evento que há oito anos rola sempre no terceiro domingo de cada mês. O Treinão-RB promove corridas e caminhadas, gratuitamente, para atletas amadores e amantes do Esporte.

A concentração do Treinão-RB teve concentração no Restaurante Jambeiro, uma das sensações da localidade de Braçanã de Cima e referência da Associação Agroturística Caminhos de Braçanã, instrumento que pretende estimular o Turismo Rural na localidade que é recheada de cachoeiras, trilhas e liga Rio Bonito a Cachoeiras de Macacu por variados caminhos.

O Treinão-RB conta com apoio dos atletas amadores, voluntários (amantes do Esporte) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Rio Bonito. Vamos em frente! #flavioazevedo

Programa Flávio Azevedo – Eleições em RB – Vereador Reis

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (17/05) está no ar. Hoje, começando a série de entrevistas com pré-candidatos a vereador para conhecermos suas ideias e seus planos. Abre a série o vereador, Reginaldo Ferreira Dutra (Reis), que está no seu sexto mandato, já presidiu o parlamento em quatro períodos e está na vida pública há quase 30 anos. Em pauta, a corrida eleitoral em Rio Bonito e expectativas para as eleições desse ano. Vamos em frente! #flavioazevedo


Saúde bucal e estética na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (16/05) está no ar. Hoje, recebendo a cirurgiã dentista, Jaqueline Silveira. Em pauta, Saúde Bucal e estética. A dentista atende na Av. Sete de Maio, nº 50 – Sala: 211, no Centro de Rio Bonito. Interessados também podem contatar a cirurgiã dentista no número (21) 97110 – 5654 (WhatsApp). Vamos em frente! #flavioazevedo


Morre narrador esportivo Silvio Luiz

O narrador esportivo é ex-árbitro, Silvio Luiz; morreu nesta quinta-feira (16/05), às 9h40min, aos 89 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Estava internado no Hospital Oswaldo Cruz.

O locutor sofreu com falência de múltiplos órgãos. Deixa a esposa, a cantora Márcia, e três filhos: Alexandre, Andréa e André.

O narrador estava internado desde a última quarta-feira (08), na Unidade de Terapia Inteniva (UTI) do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, após sofrer um infarto.

Nascido em 1934, em São Paulo, Silvio Luiz Peres Machado de Souza se consolidou como um dos maiores ícones da locução por mais de sete décadas. Antes de dedicar-se ao jornalismo esportivo, o narrador foi árbitro de futebol entre as décadas de 1960 e 1970.

Ele narrou diversas Copas do Mundo e registrou bordões icônicos como “Está valendo”, “Acerta o seu daí que eu arredondo o meu daqui”, “Olho no lance, éééé...”, “Confira comigo no replay”, “Pelas barbas do profeta”, “O que eu vou dizer lá em casa?”, “Pelo amor dos meus filhinhos”, “Balançou o capim no fundo do gol”, “Foi, foi, foi, foi ele... o craque da camisa número...”.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Morre Washington Rodrigues, o “Apolinho”

Morreu nesta quarta-feira (15/05), aos 87 anos, Washington Rodrigues, o “Apolinho”, considerado um dos maiores comunicadores do rádio brasileiro. Atualmente, era comentarista e apresentador na Super Rádio Tupi. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, tratando um câncer.

Washington Carlos Nunes Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1º de setembro de 1936. Revelou-se desde cedo um amante do futebol e sempre se orgulhou em dizer que organizava saídas da escola para frequentar o recém-inaugurado Maracanã. Na juventude, enquanto era bancário, tinha como hobby a prática do futebol de salão e, ainda de forma amadora, enviava boletins sobre a modalidade para a Rádio Guanabara, que o contrataria em um futuro não tão distante.

O apelido “Apolinho”, num primeiro momento, foi dado para o seu microfone pelo locutor Celso Garcia, em alusão aos equipamentos usados pelos astronautas da missão Apollo 11. Logo, o também lendário Waldir Amaral seguiu usando o termo. Não demorou para todos transferirem o apelido do microfone para Washington Rodrigues.

Irreverente e criativo, “Apolinho” se tornou um dos principais repórteres do rádio brasileiro. Trabalhou nas principais emissoras do Rio e fez parte de formações históricas, a principal delas ao lado do Garotinho José Carlos Araújo. Juntos, formaram uma das parcerias mais emblemáticas de toda a história nas rádios Globo e Nacional. A dupla se reencontrou na Super Rádio Tupi, em 2015.

No ano de seu centenário, em 1995, em meio a um momento de crise, o Flamengo, com o então presidente Kleber Leite, convidou Apolinho para assumir o comando técnico e domar o ataque formado por Sávio Romário e Edmundo. Na ocasião, foi vice-campeão da Supercopa da Libertadores. Vamos em frente! #flavioazevedo

terça-feira, 14 de maio de 2024

Hospital Regional Darcy Vargas de Rio Bonito tem nova interventora

A notícia dessa terça-feira (14/05) é a mudança feita na intervenção do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) de Rio Bonito, outra vez arrolado num tremendo falatório em relação à prestação de serviço e o modo como é gerenciado. É importante salientar que essa intervenção foi uma ideia malfadada do Ministério Público (MP) que por inexperiência política foi acatada pela Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB).

Agora, a intervenção está sob o comando da advogada, Cátia Lemos; que na reunião do Conselho Municipal de Saúde, também na noite dessa terça-feira, deitou falação de forma precisa e razoável a respeito do ela quer para o HRDV. Desejamos toda sorte do mundo para Cátia Lemos; que estará acompanhada do servidor público, Fábio Fernando Pereira (direção administrativa) e da médica pediatra, Vera Lúcia Evangelho (direção médica). Boa sorte a esses também!

Vale lembrar que Fábio Fernando presidiu o hospital por alguns meses. Foi durante a ausência do ex-presidente, José de Aguiar Borges (Kaki); que se ausentou do cargo para concorrer às eleições de 2020. Fábio até teve algumas ações austeras, mas elas foram desmontadas por Kaki, assim que ele retornou a direção da unidade (depois das eleições).

Eu sou técnico de Enfermagem. Trabalhei no HRDV entre os anos de 1998 e 2003. Vi de perto o funcionamento da casa e sempre entendi que forças ocultas são diretamente responsáveis pelos problemas que afligem o hospital há décadas. À época que eu atuava por lá já existia arranca rabo entre a direção do HRDV e a PMRB. Era governo da ex-prefeita, Solange Almeida. Em 2005, quando assumiu a PMRB, o ex-prefeito, José Luiz Antunes; o entendimento era de que “agora vai dar tudo certo” e a queda de braço acabaria. Ledo engano! O negócio piorou!

Em 2013, a ex-prefeita, Solange Almeida; volta a Prefeitura de Rio Bonito. Nos primeiros meses de mandato, Solange ampliou significativamente o aporte financeiro do município para o HRDV, mas a picuinha entre as partes persistiu. Em 217, o ex-prefeito Mandiocão foi reconduzido à Prefeitura e o pau continuou quebrando.

Para deleite de muitos, em 2021 o prefeito, Leandro Netto (Peixe); derruba o revezamento Mandiocão/Solange, assume a PMRB, mas o caldo entornou de vez. O negócio ficou tão feio que o MP teve que intervir e malandramente criou essa tal intervenção, vendendo a ideia de que a PMRB teria mais ação sobre a unidade... Qual nada! O negócio piorou.

Caro leitor e seguidor, diante dessa linha do tempo – lá se vão 30 anos – eu gostaria de deixar a seguinte reflexão: será que o problema é realmente a galera da política? Faço esse questionamento porque muito critiquei os ex-prefeitos a respeito disso. A realidade é que prefeitos não resolvem, Ministério Público não resolve, os associados estão inertes; o que me leva a entender que as tais forças ocultas de dentro do hospital seguem atuantes e inatingíveis.

Nesses 30 anos de queda de braço, a melhor secretária de Saúde de Rio Bonito foi a enfermeira, Maria Juraci Dutra; que comandava a Saúde muito bem até enfrentar as criaturas do pântano político da Saúde de Rio Bonito e cair em desgraça. Juraci nada sofreu, mas o candidato do governo, Matheus Neto; acabou derrotado. À época, as criaturas do pântano político da Saúde criaram um processo de sabotagem da Saúde.

Vale acrescentar, por exemplo, que a falta de médicos na emergência do HRDV não atinge só o usuário SUS. O abastado que paga um caro plano de Saúde também fica sem médico quando este está em falta no Pronto Socorro. E quando falta medico de um lado e falta cérebro do outro, oportunistas se dão bem e Matheus Neto foi derrotado. É claro que outros fatores também foram determinantes para derrota de Matheus, mas é pedir para perder quando você deixa o povo entender que a Saúde não vai bem tendo do outro lado uma adversária que usa o slogan, “boa para Saúde”.

Esse foi o modo que as criaturas do pântano da Saúde de Rio Bonito encontraram para punir a secretária Maria Juraci Dutra; por tê-los enfrentado. O curioso é que Solange venceu (2012), mas também passou quatro anos penando com as tais criaturas do pântano da Saúde de Rio Bonito. Essas criaturas seguem sabotando governos, presidências do hospital e interventores. Mexeu com eles, já era!

Ao trio que assume a intervenção do HRDV (Catia, Vera e Fábio), que eu soube ter chegado reformulando e buscando dar novos ares ao hospital, eu gostaria de deixar a reflexão do Capitão Nascimento (Tropa de Elite II) com pequenas adaptações:
“o sistema entrega a mão para salvar o braço... O sistema se reorganiza, articula novos interesses... Cria novas lideranças. Enquanto as condições de existência do sistema estiverem aí, ele vai resistir! Agora me responde uma coisa: quem você acha que sustenta tudo isso? É... E custa caro... Muito caro! O sistema é muito maior do que eu pensava! Não é a toa que morre tanta gente nos hospitais, que as unidades hospitalares vivem sucateadas, que recursos da Saúde são desviados ou demoram tanto chegar! Não é a toa que tem tanta gente doente! Não é a toa que acontece tanto escândalo em Brasília, que entra governo e sai governo e a corrupção continua... Para mudar as coisas... Vai demorar muito tempo. O sistema é foda! Ainda vai morrer muito inocente!”.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Fala Rio Bonito Podcast - EP 024 - Entrevista Fernando Fenemê

O 24º episódio do Fala Rio Bonito Podcast recebeu o comerciante e empreendedor, Fernando Marcelo Carvalho, o popular Fernando Fenemê. Em pauta, um pouco da história do convidado, festas e eventos que ele promoveu ao longo de muitos anos, entre outros temas.

5º Encontro de Empreendedores em RB na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (13/05) está no ar. Hoje, recebendo a presidente do Projeto Mulheres Vencedoras, Fabiana Babo. Em pauta, o 5º Encontro de Empreendedores em Rio Bonito, no próximo dia 25/05, no Parque das Acácias. O evento acontece em parceria com a ONG Sambê. Vamos em frente! #flavioazevedo


Decora Brasil é sua opção de material de construção em Rio Bonito

Vai construir ou reformar? A rede Decora Brasil, a loja do povo, em Rio Bonito/RJ, está localizada no Centro de Rio Bonito/RJ, na Rua Dr. Mattos, nº 482. Pisos, cerâmicas, churrasqueiras, miudezas, elétrica e hidráulica e móveis planejados. Venha conferir! Vamos em frente! #flavioazevedo


Desenvolvimento Humano na pauta do Programa Flávio Azevedo

 

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (09/05) está no ar. Hoje, recebendo a mentora de desenvolvimento humano, Jorcelia Freire Quintanilha. Em pauta, temas como desenvolvimento humano, mentoria, saúde mental, entre outros assuntos. Vamos em frente! #flavioazevedo


quinta-feira, 9 de maio de 2024

Lona na Lua apresenta 'Os Mistérios da Floresta'

Um grande sucesso do Lona na Lua está de volta. ‘Os Mistérios da Floresta’, espetáculo apresentado para milhares de pessoas na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2019, ganha nova roupagem e será realizado ao longo de dois meses em seis espaços, divididos entre escolas da rede pública de ensino e Ongs, em Tanguá e Rio Bonito.

Diretor Circense da ação, o artista Dérik Nunes fala da felicidade em reapresentar a obra. “Este espetáculo abriu muitas portas para a instituição em 2019. A Bienal Internacional do Livro mostrou que um coletivo artístico de uma cidade do interior pode estar em um grande palco. Voltar a conduzir este trabalho é revisitar uma memória afetiva muito especial.”

O projeto ‘Os Mistérios da Floresta’ é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
Programação
:

E. M. Prof Annita de Souza Moraes (Catimbau Grande Rio Bonito/RJ) – 17/05/2024, às 09h;
C. E. Barão do Rio Branco (Rio Bonito/RJ) – 17/05/2024, às 14h;
Lona na Lua Tanguá (Tanguá/RJ) – 05/06/2024, às 14h;
E. M. Fernanda Suellen Da Silva Gripp Sampaio (Tanguá/RJ) - 14/06/2024, às 14h;
E. M. Governador Roberto Silveira (Vertentes - Rio Bonito/RJ) – 02/07/2024, às 09h;
E. M. Ver. Manoel Novis da Silva (Tanguá/RJ) - 02/07/2024, às 18h;
#SECECRJ #ARTE #CIRCO #educacao #cidadania #cultura #minc #Brasil

Trilha Sherwood é atrativo natural de Braçanã de Cima, em Rio Bonito/RJ

Sherwood é uma floresta real no condado de Nottingham, na Inglaterra, famosa por sua histórica associação com a lenda de Robin Hood.

Em Rio Bonito/RJ, na localidade de Braçanã de Cima, interior do município, a “trilha da Sherwood” é o caminho por dentro de uma floresta densa, mas limpa por baixo, características que levaram os trilheiros a dar esse nome ao trecho, de difícil acesso, porém, um dos mais lindos do território riobonitense.

Nas proximidades da Cachoeira do Val e da Fazenda Taquaral, a Trilha Sherwood merece ser visitada por figurar na prateleira das melhores trilhas de Rio Bonito. Vamos em frente! #flavioazevedo #saiadosofá #turismosenatureza #turismoseaventura #saúdemental #visiteriobonito #projetosaúde

sábado, 4 de maio de 2024

Tombo de bike voltando da Cachoeira Secreta

Como ficou a bike e o aspecto da mesa quebrada para o leitor conferir.

Passado o Dia Municipal do Ciclista, celebrado em Rio Bonito/RJ ontem (03/05), eu gostaria de trazer um relato e um agradecimento sincero a Papai do Céu. Ainda sinto dores por conta do tombo, mas quando penso que poderia ser muito pior agradeço a Deus o livramento.

Vou contar detalhadamente o que aconteceu.

Na última quinta-feira (02/05) eu pedalei até a Cachoeira Secreta, em Lavras de Gaviões, território de Silva Jardim/RJ. É um dos meus destinos favoritos (caminhando ou pedalando).
A Cachoeira Secreta e seus encantos.
Depois de curtir a beleza do trajeto, o cenário verde que Morro Gramado nos oferece e a imponência da Cachoeira Secreta, bebi água, comi uma paçoca, uma mariola e regressei. Da minha casa (Serra do Sambê) até a Cachoeira Secreta, passando por Capivari, de bicicleta, são 26 km contados no aplicativo Strava. Retornando da Secreta até a localidade de Capivari, onde tem uma simpática igrejinha Batista, são cerca de 3 km de descida. Na última ladeira, a mais acentuada, a roda dianteira da bicicleta bateu num buraco profundo, encoberto por pedras e a mesa (o suporte do guidom) quebrou.

Por ser uma descida acentuada, o peso do corpo está depositado no guidom, onde estão os freios e direção do veículo. Com a quebra do guidom, ou seja, sem direção; a roda da frente dobrou, a bike tombou e eu voei estrada abaixo. Parecia que eu estava de skate, mas a prancha era meu peito e abdome.

Quando o corpo parou de escorregar morro abaixo, deitado naquele chão quente, empoeirado e cheio de barro da estrada acidentada, eu me lembrei dos protocolos de saúde que na condição de técnico de Enfermagem e socorrista conheço bem. Ficar quieto sem se mexer.
A igrejinha batista em Capivari/SJ
O sol estava bem quente. Devia ser 9h30min. Fiquei ali, naquela posição, sem me mexer, por cerca de cinco minutos. Procurava algum indicativo de que algo ruim poderia ter acontecido com meu corpo. Ao perceber que a cervical estava inteira e que nenhum membro se partiu (não havia dor, nem dormência), eu me virei de barriga para cima. Não enxergava muito bem, porque a vista estava escura, o que chamamos de “teto preto”. Retirei o capacete e também tirei a mochila das costas para usá-la como travesseiro. E ali fiquei. No sol. Esperando o “teto preto” passar.

Acredito que tenha ficado naquela posição por cerca de 10 ou 15 minutos. Votei a enxergar novamente (o teto clareou). Ao olhar para trás, há cerca de dois metros estava a bike. Vi a mesa do guidom partida e entendi o que aconteceu. Enxergando melhor, consegui me arrastar até uma sombra, na beira da estrada, onde eu devo ter ficado mais uns 10 ou 15 minutos deitado.

O corpo estava ferido, mas o cérebro estava ótimo! Eu só pensava na minha mãe, esposa e amigos; que sempre me repreendem por andar sozinho. Mas outra vez eu estava só. Voltei a olhar a bicicleta, pensei que o pior poderia ter acontecido e agradeci a Papai do Céu por estar vivo e sem nenhum osso partido. Desconforto somente as escoriações.
Morro Gramado e seu cenário verde deslumbrante.
Com dificuldade eu levantei, coloquei a mochila, o capacete e me lembrei dos óculos de sol, que estava inteiro e sem nenhum arranhão cinco metros mais abaixo. Do alto da arvore duas corujinhas me observavam. Pareciam que também me repreendiam por andar sozinho.

Levantei a bike, vi a mesa partida, algo que eu nunca vi nos meus 40 anos de ciclista. Andei cerca de 1km até a próxima moradia, onde parei e pedi ajuda. A sede era grande, mas como eu sei que acidentado não deve ingerir nada antes de ser examinado, eu preferi segurar a sede. Já eram quase 11horas.

O caseiro da propriedade em que parei, no Sítio Alvorada, permitiu que por lá eu deixasse a bicicleta. Enviou mensagem a um sitiante vizinho, que rapidamente veio, de moto, me resgatar. Esse moço, Alef, me deixou no ESF de Imbaú, onde fui examinado pela médica, Mariana; e recebi os primeiros socorros (limpeza) da enfermeira, Marilsa. Gratidão! A melhor notícia que recebi é que podia beber água. E na surrada mochila que se acidentou comigo tinha uma garrafa d’água geladinha. Sorvi aquela água como se fosse uma espoja.

Ainda sem internet para fazer contato com minha família, vi que o ônibus Rio Ita, linha “Rio Bonito” vinha na minha direção. Entrei e vim embora. Cheguei a minha casa às 14h30m. Depois do ônibus fui regatado pelo taxista e amigo, Joel Jeferson.
Uma das quedas da Cachoeira Secreta.
Tomei banho, dormi um pouco, mas a boca acordou amarga e estava com náuseas. Fazia ânsia de vomito, mas nada saia. Não tinha comido nada, havia bebido pouca água... Vomitar o que? Não conseguia tomar analgésico para aliviar as dores por conta da náusea. E não aliviando o mal estar, o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) foi meu próximo destino. Na emergência fui atendido pela clínica, Michele; e pelo cirurgião, Anselmo Ximenes; que voltou a investigar alguma possibilidade de lesão interna. Não achou nada, graças a Deus!

Medicado com analgésico (dor) e antiemético (enjoo e náusea), voltei para casa, dormi bastante e no dia seguinte estava pronto para retomar minhas atividades.

Encerro esse registro agradecendo aos que me atenderam e, sobretudo, a mão divina que me protegeu do pior. Na foto, a imagem da mesa partida. A bike, que chamo de Antonella, também recebeu os devidos reparos e já está pronta para nova atividade. Gratidão e vamos em frente! #flavioazevedo