quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Grupo de Convivência Arte e Som do Coração e Outubro Rosa

 

Usuária do ESF Basílio, Adriana conta a importância da prevenção e conhecer o corpo.

Na última sexta-feira (22/10) eu acompanhei os trabalhos do grupo de convivência Arte e Som do Coração que é desenvolvido pela equipe de trabalho do Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Basílio, bairro de Rio Bonito/RJ. A atividade é promovida quinzenalmente e nessa sexta-feira o foco foi a campanha “Outubro Rosa” que visa conscientizar as pessoas a respeito do câncer de mama e de colo do útero.

O ponto alto da atividade foi o depoimento da paciente Adriana, que deu testemunho emocionado a respeito de um problema de saúde que enfrentou e venceu. A história de triunfo de Adriana está diretamente ligada ao fato dela conhecer o corpo, estar atenta a alterações no seu corpo e buscar tratamento com rapidez e celeridade.
O Arte e Som do Coração é promovido quinzenalmente no ESF Basílio.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Meus cumprimentos a essa galera que faz acontecer no ESF Basílio, bairro de Rio Bonito/RJ.
Outro fator importante que tem haver com o testemunho da paciente do ESF Basílio é a precocidade que se descobre as alterações que apontam para um possível câncer. Acrescente a isso a rapidez e celeridade que o tratamento é iniciado. Vale destacar ainda que a “precocidade em se detectar o câncer” é regra de ouro para qualquer manifestação dessa doença. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário