sábado, 5 de agosto de 2017

Mandiocão começa recompor Secretarias e cargos de confiança

Flávio Azevedo
Depois de exonerar todo seu staff e cargos de confiança no último sábado (29/07), o prefeito José Luiz Antunes (PP) nomeou 49 pessoas para ocupar os cargos disponíveis no governo. As nomeações foram retroativas a 28 de julho e estão disponíveis na edição 539 do jornal Gazeta Rio Bonito, nas bancas nesse sábado (05/08). O prefeito aproveitou a oportunidade para fazer algumas mudanças. A Secretaria Municipal de Administração, que tinha a frente João Balbino, agora, será comandada por Danielle Patrício Soares. Na Controladoria Geral, Deiwison Figueiredo Santos; substitui Djair Ferreira. A Secretaria Municipal de Fazenda seguirá sob a responsabilidade de Ronaldo Elias de Moraes, que comanda a pasta do Planejamento e Coordenação.

Nem todas as unidades educacionais terão gestores na próxima segunda-feira (07/08). O chefe do Executivo nomeou diretores para apenas 21 escolas. O Colégio Municipal Maurício Kopke, por exemplo, um dos maiores do município, seguirá acéfalo. Secretarias importantes, como Saúde, Educação, Ordem Pública, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Econômico; seguem sem comando oficial na próxima semana.

Novidades também entre os assessores especiais. O motorista de R$ 6,8 mil não aparece na nova lista, que ganha os reforços dos ex-secretários Sidney Moraes (Meio Ambiente) e Vitor Ivo Gomes da Silva (Projetos). Completam a lista, Dr. Kiuchi, Vera Lucia Pereira Souza, Glauber Guadelupe e Ana Paula Toledo. Para o comissionado DAS1 o prefeito fez seis nomeações (Karla Shirley Calixtrato, Dailane Magalhães, Otoniel Vieira, Ivanete da Silva Mota, Gefson Piedade e Eduardo Soares).

Para o cargo DAS2, três nomeações (Márcio Kiuchi, Fabiane Cardozo e Patrícia Amaro) foram feitas pelo chefe do poder Executivo, que fez duas nomeações para o comissionado DAS3 (Cristiane Souza Muniz e Eucidilei Nunes de Macedo) e duas para o cargo DAS4 (Dulce Lívia Rocha Lima e Ana Paula Mouzer). Alguns nomeados já tiveram função anunciada entre as publicações, por exemplo, quem irá comandar o setor de Compras (Ivanete da Silva Mota) e Junta Militar (Ana Paula Mouzer).

Análise

A exoneração de todo staff é um subterfúgio usado há anos pelo prefeito, José Luiz Antunes, que está no seu quarto mandato de prefeito, o que o torna um governante previsível. A exoneração dos ditos “cargos de confiança” amedronta os contratados via processo seletivo, que acabam se doando ao exercer as suas funções. Na percepção do prefeito, os exonerados retornarão mais leais, muito mais proativos e realmente dispostos a fazer as vontades do chefe, que ainda se comporta como senhor feudal.

Sobretudo em momentos de crise e desemprego, brincar de Deus e mostrar para as pessoas que “eu posso interferir na sua vida” é prazeroso para boa parte dos políticos. Por mais doentio que pareça, as principais lideranças políticas de Rio Bonito se caracterizam por ter orgasmos de satisfação ao serem cortejados, bajulados e até enganados. 

Desculpas como “falta de transição”, “encontramos muita dívida” e até os intencionais atrasos de repasses a entidades como o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (Iprevirb) e Câmara Municipal, por mais que sejam razoáveis, acabam tendo apenas uma função: demonstrar força, amedrontar e reforçar o coronelismo moderno. 

Secretarias nomeadas:

Gabinete: André Luis Alvares (Pijama);
Procuradoria Geral: Gabriel Marapodi;
Controladoria Geral: Deiwison Figueiredo Santos;
Tesoureiro: Carlos Roberto Fernandes;
Administração: Danielle Patrício Soares;
Planejamento: Ronaldo Elias de Moraes;
Obras: Eleilton Lacerda;
Turismo: Carmem Mota;
Promoção Social: Lilian Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário