terça-feira, 30 de abril de 2024

John Kennedy, Fluminense, presepada, imprensa e torcida

Depois de mais uma presepada do John Kennedy, que seguirá afastado do elenco profissional do Fluminense, enquanto os demais aventureiros (Alexander, Kauã Elas e Arthur) foram reintegrados, penso que vale mais uma reflexão, dessa vez num campo diferente do que tem sido abordado ao se tratar desse tema.

Que tal falarmos da imprensa, que é tão ou mais presepeira que o JK? Disso eu não vejo ninguém falando! Sou da opinião de que a imprensa presepeira é culpada por esses arroubos de irresponsabilidade dos jovens jogadores de Futebol.

Quando o sujeito aparece, para mexer com o brio do torcedor bobo, aqueles que tem uma amêndoa do lugar do cérebro, a imprensa logo endeusa o sujeito como se fosse o novo Pelé. E não é que o torcedor acredita?

Menos caríssimos jornalistas!

Quando JK apareceu logo criaram o rótulo “caçador de urubu”, por conta de dois gols num FlaxFlu. O deslumbre começou aí. Culpa da mídia que diviniza o sujeito, atrai os olhares das “cocotas” e o restante da conversa nós já conhecemos.

Outra coisa: quando surgiu a oportunidade de vender o cara, um monte de boca aberta (da torcida e da imprensa) disse que seria vendido a “preço de banana” etc. “Estão querendo se livrar da nossa joia".

Todavia, agora, os mesmos passadores de pano estão bufando com mais uma molecagem desse rapaz que é um bom peladeiro. Sim, “peladeiro” porque profissional ele não é. É o típico sujeito que destrói na pelada, mas que sucumbe diante de qualquer responsabilidade que precise assumir.

E não me venham falar de Romário e suas aventuras com as cocotas, porque JK está anos luz de distância do, hoje, senador da República. Romário trocava folga e viagens para o Brasil por gols. JK tem que comer muito feijão com farinha para chegar nesse nível.

Uma pena que tenha tomado esse caminho, porque é um sujeito promissor, mas essa é a realidade! ST e vamos em frente! #flavioazevedo

Fala Rio Bonito Podcast - EP 023 - Programação dos 178 anos de Rio Bonito

O 23º episódio do Fala Rio Bonito Podcast foi ao ar nessa terça-feira (30/04), dialogando a respeito da programação que está sendo preparada para comemorar os 178 anos de emancipação politico administrativa de Rio Bonito/RJ. Tratam do tema o prefeito, Leandro Peixe Rio Bonito; e o secretário municipal de Comunicação, Bruno Martins. Vamos em frente! #flavioazevedo

Comunicação e Expressão

Nesse domingo (28/04) celebrou-se o Dia Mundial da Educação, conforme decidido em Dakar há exatos 24 anos, no Fórum Mundial de Educação. Na ocasião, lideranças de centenas de países, reunidos por lá para pensar Educação, escolheram a data. Sou ferrenho defensor da Educação e das revoluções que ela propõe. Todavia, atualmente eu entendo que precisamos colocar a Comunicação na mesma prateleira da Educação.

Não pense você que estou legislando em causa própria por conta da minha formação (sou jornalista). A questão é que há alguns anos eu comecei a perceber que está cada vez mais difícil se comunicar com as pessoas. O pior é que dentro desse cenário, a principal fragilidade está no quesito “Ouvir”. Vejo muita gente querendo falar, mas poucos desses faladores querem ouvir.

A Publicidade e o Jornalismo são os segmentos que mais sofrem com a falência da Comunicação. É comum, nos comentários de uma postagem publicitária que contém todas as informações, um sujeito perguntar algo que está inserido no anúncio em letras garrafais. Penso ainda que a deficiência na Comunicação também está fincada em dois fatores: pressa e preguiça, sendo essa mais determinante que aquela. É mais cômodo perguntar o que já foi informado do que perder alguns segundos lendo o conteúdo da publicidade ou da notícia.

Sai também aniquilada, por conta da deficiência na Comunicação, a reflexão. A pressa e a preguiça impedem que o sujeito pare, pense, analise e reflita. Inclusive, parte da sociedade entende o reflexivo como um chato de galocha, mala, detalhista, entre outros rótulos dados aos que privilegiam a reflexão.


Há quem aposte na pouca inteligência. Outros culpam a praticidade do Dr. Google e do mestre YouTube, principais fontes de consulta e pesquisa de muita gente apressada e preguiçosa, sobretudo aqueles quem se recusam a pensar e refletir. 

Em resumo, precisamos falar mais de Comunicação, porque governos estão sendo enterrados pela deficiência na Comunicação. Empresas estão falindo pela Comunicação ineficaz. Pilantras estão conseguindo se vender como virtuosos por conta da Comunicação eficiente; e boas pessoas são preteridas para cargos e funções por causa da Comunicação deficiente. 

Em ano eleitoral isso fica ainda mais patente. Opções ruins, por terem Comunicação eficiente, são abraçadas pelo eleitorado, que também tem Comunicação deficiente, sobretudo no ouvir. Do outro lado, pela deficiência na Comunicação, boas opções acabam ignoradas. 

Há décadas está assim e deve permanecer por muito tempo. Saiba que apenas 3% de um total de 100% de pessoas conseguem terminar o que começaram a ler. Ou seja, se você chegou até aqui está inserido nos 3%. Parabéns! Vamos em frente! #flavioazevedo

Educação e Política na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (29/04) está no ar. Hoje, recebendo o secretário municipal de Educação de Tanguá, Luciano Lucio. Em pauta temas como Educação e o efeito dela na sociedade, Política, Eleições Municipais, Pesquisas Eleitorais e a percepção das pessoas para pesquisas e resultados, entre outros temas. Vamos em frente! #flavioazevedo


Tudo em liquidação na “O Mais Barato” em Rio Bonito

Está construindo, reformando ou se planejando para construir ou reformar? Não perca a “Liquidação Fecha Loja” da O Mais Barato RB Material de Construção (antiga Disensa). Em Rio Bonito, localizada na Rua XV de Novembro, nº 423, no Centro.

Informações nos telefones (21) 2734 – 1790 e (21) 99854 – 7973. Materiais de primeira aguardando você com preços muito atrativos. Vamos em frente! #flavioazevedo

Emoções e Saúde Mental na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (26/04) recebeu o médico, João Jorge Cabral Nogueira. Em pauta temas como emoções, saúde mental e assuntos correlatos. Vamos em frente! #flavioazevedo


sexta-feira, 26 de abril de 2024

Espetáculo 'Crisálida' encerra temporada de sucesso

No dia 18 de abril chegou ao fim a temporada de ‘Crisálida’. A última parada foi no Lona na Lua - unidade Rio Bonito e teve como público-alvo alunos da instituição.

O espetáculo de dança, que é um solo da bailarina Sarah Rocha, com coreografias de Clebio Holanda, percorreu quatro cidades durante dois meses, alcançando centenas de pessoas, entre elas alunos de escolas públicas e de instituições sem fins lucrativos.

Além de Rio Bonito, as cidades de Tanguá, Valença e Araruama já haviam recebido a obra em espaços culturais locais. Em Valença, o Centro Cultural Juliana Maia recebeu o projeto e em Araruama o Ponto de Cultura Gene Insanno abriu as portas para a ação. Em Tanguá, a filial do Lona na Lua foi o local escolhido para duas apresentações.

Para a assistente de produção, Gabriele Rangel, o projeto cumpriu o seu principal objetivo de democratizar o acesso à cultura. “A obra retrata as lutas diárias das mulheres por direitos, e sobretudo, por respeito. Levar um espetáculo de dança com tanta sensibilidade a espaços espalhados por diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro é uma alegria. A sensação é de missão cumprida.”

O projeto ‘Crisálida’ é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

Vandalismo no Hortifruti e promoção da Saúde na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (25/04) está no ar, hoje, pautando o ato de vandalismo com as verduras do Hortifruti Ferreira durante a madrugada de ontem para essa quinta-feira. Também em pauta a parceria do Projeto Saúde com o Programa de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito/RJ. Vamos em frente! #flavioazevedo


Lindonas Cabelos na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (19/04) está no ar. Hoje, recebendo a empresária e empreendedora, Eliane Motta; proprietária da Lindonas Cabelos. Em pauta a história da empreendedora, a história da Lindonas Cabelos, dicas de beleza para os cabelos, técnica box braid; transição capilar, entre outros temas. Vamos em frente! #flavioazevedo


Cultura e TEA na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (18/04) repercutiu o II Seminário Sobre Autismo de Tanguá promovido ontem; e os 10 anos de falecimento do poeta, escritor, músico e letrista, Francisco Azevedo; entre outros temas. Vamos em frente! #flavioazevedo


II Seminário Sobre Autismo de Tanguá tem balanço positivo e atrai grande público

Terminado o II Seminário Sobre Autismo de Tanguá, promovido nessa quarta-feira (17/04), na Sala Ana Maria Gac, a nossa reportagem dialogou com personagens que estiveram no palco do evento na parte da tarde, a saber, os professores, Verônica Lopes, Alan Macedo Santos e Vanderléia Nazareth, gestora da UMEI Darcy Ribeiro, de Niterói. Também fez um balanço do seminário a anfitriã do evento, a gestora da Clínica Escola do Autista de Tanguá, Marcele Millen.

O II Seminário Sobre Autismo de Tanguá é parte da programação do município para o mês do Autismo, que tem seu dia principal em 02/04, quando se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Vamos em frente! #flavioazevedo

Fala Rio Bonito Podcast - EP 022 - Fábio Fernando Pereira

FALA RIO BONITO PODCAST - EP 022 - FÁBIO FERNANDO - AÇÕES E ORIGENS DA ONG SAMBÊ DE RIO BONITO/RJ


Uso de redes sociais e Lei Maria da Penha na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (16/04) recebeu a advogada, Laryssa Monnerat. Em pauta temas como uso das redes sociais pela sociedade (legislação e comportamento dos usuários), Lei Maria da Penha e o papel da mulher na sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo


12ª CNDCA na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (15/04) está no ar. Hoje, recebendo o estudante, Pedro Emanuel dos Santos Conceição; delegado do Rio de Janeiro na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA), promovida em Brasília, entre os dias 02 e 05 de abril. Em pauta a história desse jovem de 15 anos, aluno do 7º Ano do Centro Integrado Educacional Adail Maria Tinoco, em Silva Jardim/RJ. Vamos em frente! #flavioazevedo


ONG Sambê na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (12/04) está no ar. Hoje, pautando a inauguração do projeto social da Ong Sambê instalado no bairro Parque das Acácias, em Rio Bonito/RJ. O comando da ONG é do poeta do Funk, Andrezinho Shock, que promete oferecer aulas de canto, teclado, percussão, informática e outros. Vamos em frente! #flavioazevedo


Transtorno do Espectro Autista na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (11/04) está no ar. Hoje, recebendo a gestora da Clínica Escola do Autista de Tanguá, Marcele Millen. Em pauta o Transtorno do Espectro Autista, os benefícios da clínica escola para os usuários, entre outros temas. Vamos em frente! #flavioazevedo


Fala Rio Bonito Podcast - EP 021 - Com Drica Rosa e Flaviano Marins

FALA RIO BONITO PODCAST - EP 021 - DRICA ROSA e FLAVIANO MARINS - CORREDORES DE RIO BONITO - RJ

Direitos para autistas na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (10/04) recebeu a advogada, Jessica Mendonça Aleixo. Em pauta o direito que assiste as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Vamos em frente! #flavioazevedo


segunda-feira, 15 de abril de 2024

Lona na Lua se apresenta em Aperibé


O Lona na Lua realizou o terceiro mês de apresentações do projeto ‘Cuidando das Águas do Rio’ na cidade de Aperibé, no norte fluminense.

No dia 05 de abril, o Centro de Convenções Ataíde Faria Leite recebeu 808 alunos de escolas públicas da cidade, divididos em 04 sessões do espetáculo, que se divertiram e aprenderam sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade com os personagens Juliana, Francisco e Juninho.

Para a orientadora pedagógica e professora da Escola Municipal Casimiro Moreira da Fonseca, Tatiana Dorca, o espetáculo é importante por diversos fatores. “A atividade lúdica amplia o conhecimento dos alunos. Por mais que o conteúdo sobre meio ambiente seja trabalhado diariamente de forma teórica na sala de aula, muitas vezes eles precisam de atividades que despertem a atenção para o tema. A apresentação de um espetáculo é uma excelente ferramenta. A conscientização sobre o cuidado com a natureza é muito importante, e o impacto que queremos no futuro começa com os nossos pequenos.”, finaliza a educadora.
Participaram das apresentações as escolas E.M Casimiro Moreira da Fonseca; E.M Vereador Francisco de Souza; Escola Municipalizada Romulo Sardinha; Creche Municipal Célia Bairral; Creche Municipal Renato de Alvim Padilha; Centro de Educação Infantil Professora Leonor Villela Rebello; além da APAE Aperibé.

O projeto, que teve início em fevereiro de 2024, conta com patrocínio da Águas do Rio e Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização do Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal, vai percorrer 12 cidades do Estado do Rio de Janeiro, com apresentações voltadas aos alunos da rede pública de ensino.

Ascom/Lona na Lua

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Encontro de empreendedores marca presença em Parque das Acácias/RB

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (08/04) está no ar. Hoje, recebendo a presidente do Projeto Mulheres Vencedoras, Fabiana Babo. Em pauta o Encontro de Empreendedores do projeto que acontece no bairro Parque das Acácias, em Rio Bonito/RJ, no próximo dia 20 de abril, a partir das 9h. Vamos em frente! #flavioazevedo


Biblioteca Comunitária oferece atividades no Lona na Lua

A Biblioteca Comunitária Lona na Lua se prepara para receber uma série de oficinas, além de um calendário de atividades que contemplam rodas de leitura, apresentações artísticas e oficinas culturais.

A iniciativa, que tem patrocínio do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, estará contemplando 200 alunos com idades entre 06 e 18 anos no Lona na Lua – Unidade Rio Bonito.

Serão 06 meses de atividades, de maio a outubro de 2024, que incluem oficinas de ilustração, teatro, LIBRAS e escrita criativa.

Para o produtor executivo do projeto, Zeca Novais, a programação se destaca por contribuir com a pluralidade do espaço. “O Lona na Lua é um espaço que valoriza a diversidade e nossa missão é apresentar um universo de possibilidades para os alunos. Novas atividades significam mais vidas transformadas. Estamos muito felizes com esta nova ação.”

Para Weslley Gregório, jovem revelado pelo Lona na Lua e instrutor de ilustração do projeto, as oficinas representam muito mais do que a oferta de atividades artísticas. “Cresci dentro da instituição. Aqui aprendi, me desenvolvi e hoje faço parte do corpo de profissionais. Poder contribuir repassando aos alunos o que a lona azul estrelada me proporcionou é motivo de muito orgulho.”

As inscrições para as atividades são gratuitas e poderão ser realizadas no Lona na Lua – Unidade Rio Bonito (Rua Desembargador Admário Alves de Mendonça, 121, Centro, Rio Bonito-RJ) entre os dias 15 e 19 de abril, de 8:30h às 11:30h. Escolas públicas que tenham interesse em participar das atividades podem entrar em contato com o espaço.

Lona na Lua promove evento de conscientização sobre autismo

‘Meu mundo azul’ será realizado em Rio Bonito e Tanguá


Nos dias 24 e 25 de abril, de 8h às 11:30h, o Lona na Lua – unidade Tanguá abrirá as portas para o evento ‘Meu Mundo Azul - Debaixo da Lona dos Sonhos’, uma iniciativa marcada por atividades inclusivas voltadas para pessoas inseridas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), profissionais da educação e a comunidade em geral.

Já no mês de maio, o Lona na Lua – Unidade Rio Bonito, recebe a ação, que será realizada nos dias 08 e 09, entre 8h e 11h30min.


O projeto, que é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, é um marco na promoção da conscientização e inclusão e conta com uma programação diversificada e totalmente gratuita durante os dois dias, totalizando 14 horas de atividades.

As ações incluem oficinas de arte sustentável, palestras e debates com especialistas, proporcionando momentos de aprendizado, troca de experiências e sensibilização para a causa.


Zeca Novais, produtor executivo e idealizador do projeto, fala sobre a iniciativa: “Esse movimento é essencial, pois garante mais uma oportunidade de aprendizado acerca do tema, desfazendo mitos e fornecendo informações precisas, além de proporcionar aos pais, familiares e profissionais da educação uma nova oportunidade de aprendizado sobre estratégias eficazes de apoio  melhor compreensão sobre as necessidades das pessoas inseridas no TEA.”

Uma característica marcante do evento é a oferta de atividades específicas para crianças e jovens autistas, em grande parte alunos da Clínica Escola do Autista, de Tanguá/RJ e membros do Grupo de Apoio para Indivíduos com Autismo de Rio Bonito/RJ (GAIARB). Além disso, no segundo dia do evento o foco se voltará para a capacitação de profissionais da educação, visando proporcionar ferramentas para melhor atenderem alunos com TEA em suas práticas pedagógicas.


Entre as atividades, que contemplam shows musicais, apresentações teatrais e oficinas de arte, a iniciativa estará oferecendo palestras com especialistas. “Caminhos Atípicos: Como o autismo mudou a minha vida", será ministrada por Marcele Millen, psicopedagoga e mãe de autista; "Autismo pelos olhos de um autista", conduzida por Ayla Bragança, fundadora do GAIARB e profissional especializada em Educação Especial, além de debates com o psicólogo Jefferson Nogueira e a psicopedagoga Valdenize Ramos.

A instrutora do Lona na Lua Sarah Rocha, que é artista da instituição há oito anos e integra a equipe organizadora, assinala a importância da participação de todos e como a Lona na Lua se dedica para garantir acessibilidade e inclusão. “O evento contará com profissionais mediadores e intérpretes de Libras em todas as atividades. Além disso, será realizado em espaços que possuem estrutura física adequada para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, reforçando o nosso compromisso com a acessibilidade em todas as suas dimensões”.

Gabriele Rangel, coordenadora de projetos e uma das idealizadoras do projeto, ressalta que “Diante dos números crescentes de diagnósticos e dos temas relacionados ao TEA, tanto no Brasil quanto globalmente, eventos como o ‘Meu Mundo Azul - Debaixo da Lona dos Sonhos’ tornam-se essenciais para ampliar a conscientização e promover a inclusão na sociedade. Através da arte, da educação e do diálogo, busca-se construir um mundo mais acolhedor e acessível para todos.  Em resumo, eventos como esse não apenas oferecem atividades divertidas, mas também criam um espaço seguro e inclusivo para todos. Eles são essenciais para construir uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para pessoas com TEA.”

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o objetivo 12, que visa promover o consumo e a produção responsáveis, com destaque para a oficina de Arte Sustentável que será oferecida durante o evento.

Pagode Restaura é atração desse sábado na Igreja Espaço Reencontro

Praça Fonseca Portela, Centro de Rio Bonito/RJ, manhã desse sábado (06/04), final do meu Pedal, conheci a rapaziada do Pagode Restaura. O grupo gravava material de divulgação e estará se apresentando, hoje, a partir das 18h, numa feijoada que será promovida pela Igreja Espaço Reencontro. O templo está localizado no bairro Mangueirinha, Av. Theonas Martins Gomes, nº 225.

Aproveitei a oportunidade para conhecer um pouco os pagodeiros e ouvir um trechinho da canção “Chama Ele Aí”. Sejam bem vindos a Rio Bonito! Vamos em frente! #flavioazevedo


Vice-prefeito de Rio Bonito e Partido Verde na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (05/04) está no ar. Hoje, recebendo o vice-prefeito de Rio Bonito, José Américo dos Santos (Meco). Filiado ao Partido Verde e pré-candidato a prefeito, o programa apresenta os projetos da sigla partidária para o município e suas ideias para política de Rio Bonito e Região. Vamos em frente! #flavioazevedo


Banco de Sangue de Rio Bonito comemora 30 anos de atividade

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (04/04) está no ar. Hoje, pautando o aniversário de 30 anos do Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva, o Banco de Sangue de Rio Bonito. Dialoga conosco a coordenadora do hemonúcleo, Patrícia Almeida; e duas servidoras do Banco de Sangue, Ismênia Conceição e Sineia de Jesus. Vamos em frente! #flavioazevedo


Fala Rio Bonito Podcast – EP 020 – Fabinho Tinoco e Júnior Japonês

O 20º episódio do Fala Rio Bonito Podcast foi ao ar nessa terça-feira (02/04) dialogando sobre Ciclismo com figuras referência nesse desporto em Rio Bonito: Fábio Tinoco e Júnior Japonês. Também em pauta os ganhos a partir da instalação da sede física da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) em Rio Bonito, no bairro Green Valley. Vamos em frente! #flavioazevedo


PCCR da PMRB aprovado, abastecimento de água do município e política no Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (03/04) está no ar. Hoje, pautando a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores municipais de Rio Bonito/RJ. A captação de água no Rio Bacaxá, manancial que abastece Rio Bonito também é assunto. Política, hoje, também está em tela. Vamos em frente! #flavioazevedo


Propostas do diretório municipal do PDT para Rio Bonito/RJ

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (02/04) está no ar. Hoje, recebendo lideranças da Executiva municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Deryk Vieira e Daniele Rodrigues. Em pauta os projetos da sigla partidária para política de Rio Bonito e Região. Com os convidados dialogamos a respeito da história do PDT em Rio Bonito, lideranças locais emblemáticas, reformulação do partido e administração pública. Vamos em frente! #flavioazevedo