E as aulas presenciais voltaram! Mas não vou falar a respeito das condições dos prédios das unidades escolares. Deixo essa tarefa para quem é responsável pelos alunos reivindicar junto a Câmara Municipal de Vereadores, órgão fiscalizador do poder Executivo e que tem um instrumento chamado de Comissão de Educação e Saúde. Esses responsáveis também podem se socorrer no Conselho Municipal de Educação (duas dicas importantes).
Aproveito o dia de “Volta às Aulas” para falar de Trânsito e o retorno do caos em sua plenitude nesse setor. Sobretudo na hora do almoço e fim de tarde, horários que os responsáveis estão indo deixar e pegar as crianças na escola, o Trânsito, que em Rio Bonito naturalmente já e uma beleza, ganha esse status de “caos”.
Se existe duas coisas que retratam bem o comportamento de um povo é a política e o Trânsito. Em Rio Bonito, por exemplo, é nítido que muitos responsáveis, se pudessem, entrariam com o carro na escola para embarcar ou desembarcar a criança na porta da sala de aula. Também vemos isso durante as compras. É nítido que muitos de nós riobonitenses, fosse possível, entraríamos de carro no supermercado para fazer compras.
A verdade é que o caos no Trânsito não é exatamente um problema de governo ou de Prefeitura. Quem causa o caos no Trânsito é a sociedade, através dos seus comportamentos, hábitos e posturas (usos e costumes). Isso, porém, minha gente; é até a página 2, porque se existe um órgão que precisa estabelecer regras para coibir a nossa falta de educação e noção em ambientes coletivos, essa instituição é a Prefeitura Municipal (para isso existe o governo).
Todavia, para avançar nessa direção o governante não pode ter medo de carinha feia, beicinho, chilique de redes sociais, “pendrives”, montagens, memes, vídeos com revelações avassaladoras e toda ordem de retaliação. Coisas que, com tristeza, constatamos que também retratam os valores de parte da nossa sociedade. Vamos em frente! #flavioazevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário