segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Na onda no Novembro Azul

A saúde deve ser cuidada todos os dias. Todavia, no mês de novembro as atenções estão voltadas para a campanha de conscientização “Novembro Azul” que tem como propósito trazer para o debate a prevenção do Câncer de Próstata. Como acontece com todos os cânceres, quanto mais cedo se descobre essa doença maiores são as possibilidades de cura e mais eficazes são os tratamentos.

Mas qual a origem da campanha “Novembro Azul” e por que as figuras que remetem ao tema são acompanhadas por um bigode?

O movimento pioneiro é o “Movember” que surge em 2003 com os australianos, Travis Garone e Luke Slattery. A dupla tomava cerveja num bar em Melbourne e falavam a respeito da possibilidade de deixar o bigode crescer como nos tempos da juventude. Nessa conversa eles lembraram da mãe de um amigo que trabalhava na causa do combate ao câncer de mama e resolveram fazer igual campanha para o câncer de próstata. Ficou resolvido que deixariam o bigode crescer e cobrariam 10 dólares de cada bigodudo do núcleo de amigos. Nesse primeiro ano 30 bigodudos se uniram a causa.
Travis e Luke notaram que o bigodão que ostentavam era ponto de partida de inúmeras conversas. As pessoas queriam saber a razão do bigode e conhecer a campanha. A campanha se espalhou, evoluiu e no ano seguinte eles criaram a fundação Movember. Todo dinheiro arrecadado pelos bigodões era destinado ao combate ao câncer de próstata. Uma plataforma foi criada na internet para as pessoas postarem fotos mostrando o crescimento dos bigodes ao longo do mês de novembro, mas toda brincadeira tinha o propósito de arrecadar fundos para a causa.

O “Movember” atualmente está presente em quase todos os países e já arrecadou cerca de 6 milhões de dólares que são destinados à programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo. A reboque do “Movember” surgiu o “No-Shave November” que funciona assim: durante todo o mês de novembro os homens deixam a barba crescer e a grana que seria usada em produtos para barbear é destinada a entidades que combatem o câncer de próstata.

No Brasil o primeiro movimento nesse sentido acontece em 2008 com o “Instituto Lado a Lado pela Vida”, o primeiro a abordar o assunto através da campanha “Um Toque, Um Drible”, que visa mudar a percepção masculina sobre ir ao médico para cuidar da próstata e busca promover informações sobre a doença. Em 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante o mês de novembro, ações focadas na saúde do homem. Nascia então o que “Novembro Azul”.
O ponto de partida da campanha “Novembro Azul” é o câncer de próstata, com previsão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 65.840 novos casos para 2021, mas a campanha aproveita para falar a respeito do cuidado com os tumores de bexiga, o oitavo mais comum para os homens; os tumores de pênis, rim e testículos. A dificuldade que os homens têm para procurar o médico é outra face da campanha. Vamos em frente! #flavioazevedo

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