quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Expedição ao local onde caiu o avião Marimbá


Essa cordilheira está localizada na serra de Lavras e marca o limite dos municípios de Rio Bonito e Silva Jardim. Nesses picos (não sei qual dos dois, provavelmente o mais distante) está localizado um ponto chamado pelos moradores da Região de "Cabeça de Vaca". Os relatos dizem existir por lá uma cachoeira chamada "Queda de Buia". Alcançar os dois picos que aparecem na foto é um dos meus desafios em 2021.

Mas o que há de tão importante nessa cordilheira e nesses picos? Então, nesse ponto caiu o avião Marimbá. O acidente aéreo aconteceu em 13/01/1939. A aeronave era um hidroavião, modelo Junker Ju-52, de fabricação alemã. O destino era a cidade do Rio de Janeiro, mas o hidroavião vinha de Belém/PA e havia feito escala em Vitória/ES. 

O hidroavião bateu nas montanhas porque o experiente e condecorado piloto, Severiano Lins; se orientou por mapas desenhados certamente por quem nunca esteve em nossas serras, quiçá em Rio Bonito. 

O mapa apontava o pico mais alto dessa cordilheira com 200 metros de altitude, quando alguns pontos tem cerca mil metros de altimetria. Por conta do mau tempo (a cordilheira estava encoberta) e orientado pelo mapa mal desenhado, o piloto mergulhou para morte. Perderam a vida 10 pessoas, sendo cinco passageiros e cinco tripulantes. Entre eles havia uma criança. 

Outra curiosidade do local é que por lá havia uma colônia de italianos, famílias recém chegadas da Europa conforme história retratada na novela Terra Nostra (1999). As famílias, Ceccarelli, Bertoni, Angeli, entre outras; viviam nessa colônia. 

Esses são os ingredientes que me levam a planejar uma expedição até esse local e desenhar um roteiro que certamente será a joia do circuito turístico que estamos planejando via Visite Rio Bonito Convention & Visitors Bureau. Vamos em frente e que Deus nos ajude. #flavioazevedo #turismodenatureza #turismodeaventura #turismoriobonito #visiteriobonito

Nenhum comentário:

Postar um comentário