sábado, 31 de outubro de 2015

O esporte é um instrumento de resistência ao assédio das drogas

Flávio Azevedo 
Uma garotada muito simpática e espirituosa forma a turma de Karatê da CDL 
Em minhas coberturas jornalísticas, eu sempre conto a história triste de jovens e adolescentes que escolhem percorrer caminhos errados. Na manhã desse sábado (31/10), porém, eu estou contando a história de jovens de origem humilde, mas que fizeram outras escolhas. Eles decidiram percorrer o caminho do desporto e da prática das artes marciais. 

Eu estou convencido de que o Esporte, a Cultura e a Educação são os instrumentos que precisamos estimular e promover na luta contra a criminalidade, contra o flagelo das drogas e contra a desgraça da corrupção. Parabéns a CDL, aos instrutores, aos alunos e a essas famílias.

Representando o meu pai no Sarau de Música e Poesia

Flávio Azevedo
O jornalista Flávio Azevedo é filho do escritor, poeta, músico e letrista, Francisco Azevedo.
Participei nessa sexta-feira (30/10), na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, do Sarau de Música e Poesia em celebração ao saudoso Leir Moraes; e a mais nova integrante da Academia Fluminense de Letras, Maria do Carmo Soares Cordeiro (D. Carminha).

Apresentei uma poesia de papai e me senti muito honrado em participar de um dos momentos mais encantadores do cenário musical e literário de Rio Bonito nos últimos anos. Parabéns aos músicos do Grupo de Serenata Lua Branca, aos artistas que marcaram presença, ao jornalista Vinícius Martins, que propôs o evento; e a todos que compareceram.

O vídeo disponível no link abaixo (YouTube) foi gravado pelo amigo Willian Teixeira. São as imagens da minha apresentação.

Sociedade civil organizada de Rio Bonito programa Ato Público contra ação da Prefeitura local

Com o contabilista José Américo dos Santos
Entrevistei nessa sexta-feira (30/10), o presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade de Rio Bonito, José Américo dos Santos. Segundo ele, a sociedade civil organizada, empresários e profissionais liberais de Rio Bonito estão se organizando para lutar contra uma barbeiragem da gestão municipal que está cobrando encargos municipais que já estão quitados e outras aberrações. Eles estão programando um Ato Público na próxima terça-feira (03/11), quando começa o Concilia Rio Bonito.


A entrevista pode ser conferida no link a seguir, no canal do YouTube do jornal O Tempo:

Participando do Encontro de Rede de Cidadania Ativa de Rio Bonito

Participei na noite dessa quarta-feira (28/10), do Encontro de Rede de Cidadania Ativa de Rio Bonito, que é parte do programa Indicadores de Cidadania (INCID), um projeto do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). De Rio Bonito participaram Mauro Iesus Paes (E), Suely Nunes de Paula (não está na foto) e Sergio Ricardo. O assunto hoje, a mobilidade urbana de Rio Bonito!

Recado inusitado para "mautorista" no Centro de Rio Bonito

Um carro mal estacionado no espaço da ferrovia, no Centro de Rio Bonito, nessa segunda-feira (26/10), acabou ganhando um recado inusitado de um motorista que tentou passar pelo local e teve dificuldades. O utilitário branco (E) ficou com medo de ver o seu carro cair no valão e deixou o veículo no meio da passagem. O recado está colado no vidro. Confira o que está escrito na imagem abaixo!
Irritado com a barbeiragem, o recado acaba servindo para os demais "mautoristas" de Rio Bonito 

Lembranças da minha infância na Serra do Sambê

Flávio Azevedo

O prédio da antiga escola da Serra do Sambê segue de pé.
Nesse prédio funcionou a antiga Escola Serra do Sambê, onde estudou o meu pai, e uma infinidade de meninos da geração dele. A escola funcionou nesse ponto na década de 40 e 50. A escola foi transferida para um espaço mais abaixo, onde funciona até hoje. No local da antiga escola, onde também existia um depósito de banana, mora o sertanejo José Riscado da Mota, popularmente conhecido como Zico, filho de Seu Herculano e D. Alaíde, casal que eu conheci bastante nos meus tempos de criança sempre morando nesse espaço (já faleceram).

No último sábado (24/10), eu passei por lá e conversei um pouco com Zico, que aos 70 anos, parece um menino, pois segue cheio de vitalidade e disposição para o trabalho e suas atividades. Ele me apresentou os seus criadouros de peixe, falou sobre questões envolvendo a natureza e o Meio Ambiente. Por conta da carga de lembranças que essa reportagem me proporciona, eu me emocionei. Nas proximidades dessas terras, os meus avós (materno e paterno) tiveram propriedades onde passei parte da minha infância.

Literalmente, o dito popular “esse é o caminho da minha roça” acaba se tornando uma realidade quando eu volto a esse lugar.

A reportagem pode ser acessada na minha página aqui no Facebook e no canal do jornal O Tempo, no YouTube, no link a seguir: 

"Kabupe, o Cavalo Sonhador" no Lona na Lua

Uma grande artista maranhense visitou o Lona na Lua
Fomos “tietar” a artista maranhense Silvana Cartágenes, que trouxe ao Espaço Cultural Lona na Lua, o espetáculo, Kabupe, o Cavalo Sonhador; uma história direcionada ao público infantil, mas com um fundo moral importante para os adultos, que são incentivados a sonhar, imaginar e serem livres dos paradigmas impostos por convenções sociais. Uma atriz completa, com 32 anos de estrada nessa missão de despertar o lúdico! Ela passou pela Lona estrelada do Zeca Novais (E) nos dias 24 e 25 de outubro.

domingo, 25 de outubro de 2015

"Chuleta Beneficente" da Casa São Vicente de Paulo foi sucesso

Na "Chuleta Beneficente" para arrecadar recursos para a Casa São Vicente de Paulo, em Rio Bonito, eu encontro um casal de amigos que trabalhou comigo no Hospital Regional Darcy Vargas. Estou falando de Carlos José Rodrigues (Dude) é sua esposa Cristina. O amigo Dude tem uma longa história de prestação de serviço a essa importante entidade de assistência aos idosos. Na foto conosco, o nosso amigo Raul Mendoça e a esposa, que fazem parte da direção da Casa São Vicente de Paulo.

O evento aconteceu nesse domingo (25/10), na própria Casa São Vicente de Paulo, no Centro de Rio Bonito. A direção da Casa está prometendo realizar outros eventos beneficentes. Conte conosco!

Adeus a Taise Class

Quando eu tinha 15 anos essa moça nasceu. Filha do casal Eva e Didinho. Taise cresceu e foi criada aqui na Serra do Sambê. Como todo jovem, uma pessoa cheia de vida e de planos. Nesse sábado (24/10), eu fui surpreendido com a notícia de que Taise havia falecido. 

Ela enfrentou a desgraça do século (Câncer), que também levou o meu pai e milhares de outras pessoas. Não há o que dizer. Aos 26 anos, ela deixa a filhinha órfã, uma família enlutada e uma multidão de amigos inconformados com a perda. Meus sentimentos a todos! Que Deus console cada coração!

A nossa amiga Taise Class foi sepultada na manhã desse domingo, às 10h, no Jardim da Acácias!

Quarto aniversário do Botequim MiraSauer

Nesse sábado (24/10), eu tive o privilégio de ser mais uma vez o apresentador do evento que celebra os quatro anos do Botequim MiraSauer, no Centro de Rio Bonito. No dia 26 de outubro de 2011, eu estava na cobertura da inauguração da casa. O MiraSauer acabou se tornando o point mais comentado e frequentado da cidade. Parabéns Alberto Sauerbronn e toda equipe sempre muito simpática do MiraSauer! Que venha o próximo!

Outro grande prazer que sempre tenho nos eventos promovidos pelo MiraSauer são os registros do que está acontecendo no ambiente durante toda noite. Tanto as apresentações artísticas (músicos e instrumentistas), como o comportamento do público; me atraem. A atação ocorre por conta das expressões, das manifestações dos presentes... Um ambiente socialmente muito rico, com representantes de todas as classes e nichos sociais que tornam essas festas serem sempre muito própria para uma análise antropológica.

A sua "cidade" está cheia de ratos...

Flávio Azevedo
Já há algum tempo, a população de Rio Bonito vem reclamando a proliferação dos ratos em todos os pontos do município. Já há algum tempo, os puxa sacos e governistas cegos vêm dizendo que as nossas postagens não são verídicas. Hoje, quando eu me deparei com esse ratinho passeando pela rua principal de Rio Bonito, eu me lembrei da música de Cazuza. “A tua piscina tá cheia de ratos, Tuas ideias não correspondem aos fatos, O tempo não para”...

Apesar de termos um governo municipal fraco, que esqueceu os projetos de campanha; e que nitidamente debocha da população, a segunda parte da canção “O Tempo Não Para” pode ser uma mensagem ainda mais significativa na estrofe seguinte, quando diz assim: “EU VEJO O FUTURO REPETIR O PASSADO, eu vejo um museu de grandes novidades, o tempo não para”...

Recebendo o vice-prefeito Andinho

O amigo e vice-prefeito Andinho pensado no futuro de Rio Bonito.
Recebi nessa quinta-feira (22/10), o amigo e vice-prefeito, Anderson Tinoco. Na nossa pauta, a reestruturação do PSDB em Rio Bonito, possibilidades que o futuro nos reserva, os cenários que se desenham e, sobretudo, a contribuição que podemos oferecer a Rio Bonito, município que há anos vem sendo vilipendiado pela falta de espírito público, pela falta de amor a essa terra e sua gente; e pela preocupação em fazer negócios em lugares onde se deveria planejar política pública com foco na coletividade. Vem coisa boa por aí!

Homenagem aos sofridos funcionários públicos de Rio Bonito


Esse é um dos muitos anônimos que se mistura a paisagem, mas são de grande valia para a sociedade.
Em mais uma homenagem que eu faço aos sofridos funcionários públicos de Rio Bonito, registro aqui o bravíssimo Mário Rodrigues. Ele é gari em nossa cidade. Aos 58 anos, ele trabalha no período noturno e está entre os muitos anônimos que verdadeiramente contribuem para o Brasil seguir em frente. Esse é um legítimo BRASILEIRO! Um abraço ao nosso Mário Rodrigues!

Participando do Encontro de Rede de Cidadania Ativa de Rio Bonito

A reunião aconteceu na Casa do Futuro, na Mangueirinha, em Rio Bonito.
Participei na noite dessa quarta-feira (21/10), do Encontro de Rede de Cidadania Ativa de Rio Bonito, que é parte do programa Indicadores de Cidadania (INCID), um projeto do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). De Rio Bonito participaram Mauro Iesus Paes (E) e Suely Nunes de Paula (D). Vem coisa boa por aí! ‪#‎valorizeriobonito

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Integrantes da Agenda 21 fomentam projeto "Cidade Educadora" em Lavras

Flávio Azevedo
Ao fundo, as colegas da Agenda 21 e integrantes da Escola Santos Lureiro
Como membros da Agenda 21 de Rio Bonito, pensando em projetos de cidadania e de conscientização como o "Cidade Educadora", nós visitamos a localidade de Lavras, a escola da localidade, e pontos conhecidos como o bar do comerciante Luis Penco. O mais bacana desse projeto é estar junto dessas ativistas e educadoras, Suely Nunes de Paula e Virgínia Borges. Meninas de um coração enorme!

Visitamos a Escola Municipalizada Professor Santos Loureiro (Lavras), que receberá o braço de conscientização da Agenda, o projeto "Cidade Educadora". Como membro da Agenda 21 eu quero agradecer a diretora, Rosangela Silva a acolhida e o carinho conosco. Um grande abraço a toda galera dessa simpática unidade!


Registramos o nosso encontro com Luis Penco, comerciante local.
Nas nossas andanças por Lavras, pausa para um papo com uma figura ilustríssima da localidade: o amigo Luiz Penco, um dos filhos ilustres dessa terra. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Direitos humanos para vagabundo e cadeia para o cidadão de bem

Flávio Azevedo

Vagabundo amarrado na árvore
Dias atrás nós fomos informados que um vagabundo estava assaltando funcionários do Hospital Regional Darcy Vargas quando estes chegavam para trabalhar por volta das 7h da manhã. As pessoas eram encurraladas na escadaria que liga as ruas, Getúlio Vargas e João Carmo (escadaria do hospital). O assunto chegou a ser comentado na Câmara, pela vereadora Marlene Carvalho (PPS).

Semanas atrás, um amigo nosso tomou um tiro na cara numa tentativa de assalto no Centro de Rio Bonito. Graças a Deus ele escapou com vida. Os marginais queriam o carro dele. A abordagem aconteceu por volta das 5h da manhã, quando ele saía para o trabalho. Agora, chega de Maricá a história de uma senhora que foi assaltada por volta das 6h30min da manhã.

Nos casos de Rio Bonito, os acontecimentos ficara por isso mesmo. No caso de Maricá, populares encontraram o marginal e o amarraram na árvore até a polícia chegar (foto). Eu soube que estão procurando quem amarrou o ladrão na árvore. Eu pensei que a procura era para recompensar esses homens pela prestação de serviço a sociedade, mas não é. Parece que o fato deles terem amarrado esse vagabundo na árvore desagradou algumas pessoas.

Eu, sinceramente, acho que as instalações cerebrais de determinados indivíduos estão invertidas. Mas a preocupação com o ladrão é muito louvável, por ser profissional que estava trabalhando e acabou sendo prejudicado pela boca grande da vítima e de dois intrometidos que se meteram no caso. Esses dois homens, além de impedirem a ação desse trabalhador (o ladrão), ainda tiveram coragem de amarrar esse pobre homem numa árvore.

A verdade é que essa mulher que saía de casa às 6h30min para trabalhar e os dois cidadãos que a socorreram é que deveriam ser tirados de circulação para aprender viver em sociedade.

Furto a residência
Dias atrás eu falei sobre a nova onda que atinge Rio Bonito: os furtos a residências. Novamente teve gente questionando a notícia, como se a cidade fosse um convento. Mas a insistência de que “está tudo certo em Rio Bonito" é uma tentativa furada de justificar o injustificável, porque acabo de receber a informação de mais uma residência furtada. Dessa vez a casa escolhida é no bairro Caixa D’Água. O crime aconteceu nesse domingo (18/10), por volta das 13h.

O modus operandi é o mesmo dos furtos anteriores. A dona da casa não estava e quando chegou encontrou portão e portas arrombados e tudo revirado. Moradores pedem Segurança e sugerem atenção a movimentação de gente desconhecida nas proximidades e avisar a Polícia.

domingo, 18 de outubro de 2015

Com deputado federal Otávio Leite no Seminário sobre Energia

Flávio Azevedo 
O deputado federal, Otávio Leite lidera a revitalização do partido em território Fluminense.
Participando nessa sexta-feira (16/10), do Seminário "Caminhos para o Brasil – Energia", promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV). Eu encontro o deputado federal, Otávio Leite, que está capitaneando a reformulação do PSDB em todo Rio de Janeiro e tem se esforçado por estimular o surgimento de novas lideranças em cada município fluminense.

Gostei do que vi nesse evento e estou planejando realizar, aqui em Rio Bonito, um seminário similar, que aborde assuntos de interesse da sociedade local e com foco nas necessidades da nossa Região. Aguardem!

Seminário sobre Energia sugere realização de eventos similares nos municípios

Flávio Azevedo 
José Aníbal é presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do PSDB.
Participei na manhã dessa sexta-feira (16/10), do Seminário "Caminhos para o Brasil – Energia", promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV). O evento debateu e apontou alternativas para o setor energético brasileiro, com ênfase no petróleo e na energia elétrica. Aproveito a ocasião para cumprimentar o presidente do ITV, José Aníbal Peres de Pontes, que promoveu um evento de alto nível, com reflexões muito oportunas e a presença de figuras nacionais de destaque como o presidente estadual do PSDB, Otávio Leite; o economista, mestre em planejamento estratégico e doutor em economia industrial, professor da UFRJ, diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires; e o engenheiro e presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales, que deu uma aula sobre o porque da conta de luz estar tão alta.


Conversei com as lideranças do partido e já estamos planejando realizar, aqui em Rio Bonito, um evento dessa natureza abordando assuntos de interesse da sociedade e com foco nas necessidades da nossa Região. Aguardem!

Planejamento, gestão e governança – O tripé de uma administração eficiente

Flávio Azevedo 
Nunca a política do “café com leite” e a lógica do “pão e circo” estiveram tão ameaçadas no Brasil. Os tempos modernos estão obrigando a coisa pública trocar de mãos. A política velha e o político que não se moderniza estão com os dias contados. Gradativamente, espertinhos estão sendo substituídos por gestores; e assistencialistas dão lugar a quem deseja promover política pública. As realizações compensatórias jazem no passado, porque a busca por propostas e projetos que visem o bem estar da coletividade é o desejo popular. Tapinhas nas costas não têm mais o mesmo efeito de outrora; assim como percorrer as ruas, sorrindo e acenando, não é mais garantia de votos.

O povo tem evoluído, está ficando cada vez mais exigente e os que se vendem cobram cada vez mais caro. Está mais barato investir em propostas e ações que visem o bem estar coletivo, porque a listinha da “boca de urna” já não é certeza de vitória. O povo quer ser representado por quem tem projetos de governo e não projetos de poder. Mas como se comportar diante desse novo cenário? Não é difícil, bastando conhecer o sentido conceitual de PLANEJAMENTO, GESTÃO e GOVERNANÇA, palavras ignoradas pela velha política.

É inadmissível que em pleno século XXI ainda exista quem negue a importância do PLANEJAMENTO, uma vez que sem ele tudo tende a ser mais penoso e mais caro. Para o gestor público do futuro, o planejamento é um aliado. Já o gestor público ultrapassado encara o planejamento como atrapalho, por ele se opor as práticas condenáveis.

Sobre a GESTÃO não há muito que falar. Há cerca de dois mil anos, o apóstolo S. Paulo escreveu que “se alguém não sabe governar a sua própria casa, não terá cuidado com a casa que não é dele”. Sendo assim, o perfil gestor é outra faceta que a modernidade exige daqueles que desejam governar. Todavia, a gestão também se opõe as práticas condenáveis. Por exemplo, não dá para colocar recurso público no bolso em tempos de pouco dinheiro na praça e governos, federal e estadual, anunciando corte de verbas.

Por último e não menos importante, eu destaco a GOVERNANÇA, que nasce eficiente quando é antecedida por planejamento e gestão. O sucesso da governança depende da escolha da equipe de governo e colaboradores, que precisa ser formada essencialmente por quem tem competência e capacidade. Entretanto, hoje, boa parte dos governantes prioriza os puxa sacos e aqueles que aceitam fazer parte de esquemas escusos e emprestar o nome para assinar negociatas.

Encerro essas reflexões destacando que o meio político é um retrato da sociedade, logo, esse setor está dividido em três grupos. As pessoas honestas, os picaretas e um grupo grande de gente influenciável, que tende a caminhar na direção apontada pelo líder. Se o gestor é corrupto e o tempo todo maquina sacanagem, a maior parte, sobretudo dentro da máquina pública, caminhará na direção da roubalheira. Todavia, se a liderança prioriza a honestidade, o respeito com a coisa pública e a retidão; os influenciáveis também caminharão na direção do que é correto. 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Revelação do Espetáculo Lisbela

Flávio Azevedo
Um abraço e sucesso para o ator Wallace Silva
O meu prêmio “Revelação” do espetáculo “Lisbela”, que esteve em cartaz no Espaço Cultural LonaNa Lua vai para esse cara aí. O ator, Wallace C. Silva II, que ganhou o público ao interpretar o apaixonado Seu Querido, que vive cortejando D. Canjiquinha. Na trama, o público descobre que o pobre Seu Querido foi um dos reprovados na prova do processo seletivo de Rio Bonito. Wallace, você é fera! Sucesso!

Para quem não assistiu, tem um pouco do espetáculo no YouTube, no canal do jornal O Tempo. No link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ORP65fJ9aPg

Reingresso na política...

Flávio Azevedo
Jornal Folha da Terra edição 781 de 10 de outubro de 2015.
Abri o jornal Folha da Terra nessa terça - feira (13/10) e encontrei essa reportagem. A partir daí, uma galera me encontrando e comentando essa possibilidade, fazendo sondagens... É muito bacana saber que 10 anos de discurso e luta pela minha cidade através da minha profissão me conduziram a condição de ser mencionado para o cargo de prefeito. Fico satisfeito!

Agradeço a confiança do PSDB, do deputado federal, Otávio Leite; do vereador, Luciano Lucio; do amigo, Anderson Tinoco, que sempre digo ser a prioridade no partido; agradeço o carinho dos amigos; da minha família; e daqueles que acompanham o meu trabalho que seguirá a mesma linha. Agradeço o respeito dos postulantes ao mesmo cargo e gostaria de revistar as palavras do presidente Barack Obama: “a política não precisa ser um esporte sangrento”.

Enfim, me impressiona a desconfiança das pessoas. Boa parte dos que me cumprimentam dizem que o meu nome, e outros que têm sido cogitados, são excelentes, "mas quem é honesto não consegue vencer na política". Essa declaração é um recado para todos nós, sobretudo para quem transita há anos no meio político. Por que deixaram a coisa chegar a esse ponto? Por que permitimos isso?

Concluo agradecendo ao jornal Folha da Terra, aos amigos jornalistas, Guilherme Duarte e Alfonso Martinez. Ainda considero o Folha a minha casa. Foi onde comecei escrever profissionalmente. A todos eu peço que orem e rezem para que Deus me dê discernimento nesse caminhar. Lembrando sempre que o objetivo não é ser 'mais do mesmo', mas trazer oxigenação ao cenário político e de alguma contribuir para a formação de um novo cenário.

sábado, 10 de outubro de 2015

Exoneração de Dawson Nascimento desrespeita a Cultura de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Dawson Nascimento
O abrir da página de atos oficiais do jornal Gazeta (edição 441) desse sábado (10/10) foi de revelações. A portaria 1575/2015 dá publicidade a exoneração do artista Dawson Nascimento, personagem que deveria ter cadeira cativa no setor cultural de qualquer governo. Anunciada a pré-candidatura do empresário Aécio Moura (PDT) à Prefeitura de Rio Bonito, fontes ligadas ao empresário e ao partido, informaram que Aécio escolheu Dawson para ser o seu vice-prefeito.

O artista se reuniu durante a semana com a prefeita Solange Almeida (PMDB) para tratar do assunto e buscar a opinião da mandatária sobre a situação. Eu particularmente desconhecia o resultado do encontro entre Dawson e Solange, mas ao abrir o jornal Gazeta desse sábado e encontrar a exoneração de Dawson, já sei o que ela decidiu.

Repito: independente da visão política de Dawson, do que ele pensa, do time que ele torce, da religião que ele professa ou da escola de samba do seu coração; ele está entre aqueles que devem estar sempre dentro do setor cultural de qualquer governo. Todavia, a atual gestão aposta nas vacas de presépio, naqueles que têm tendência a ser capacho etc.

A verdade é que a prefeita não governa mais, porque ela está sendo governada!

PS: Dawson Nascimento da Silva, filho de família humilde da Serra do Sambê, irmão de ícones da música riobonitense como Gatão e Bira Rasta; acaba sendo o artista mais completo dos irmãos Nascimento. Além de músico, ele é pesquisador que reúne profundo conhecimento da história de Rio Bonito e cidades vizinhas. Escultor, artesão, compositor, e letrista. Curiosamente, Dawson figura dentro de quase todos os movimentos culturais surgidos e realizados no município nos últimos 30 anos. Esse currículo é o que nos permite escrever o título: "exoneração de Dawson Nascimento desrespeita a Cultura de Rio Bonito". 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Uma tragédia se anuncia em Rio Bonito!

Flávio Azevedo
ATENÇÃO RIOBONITENSE! Uma tragédia se anuncia em Rio Bonito! Está tramitando na Câmara de Vereadores, uma mensagem (62/2015) onde a prefeita Solange Almeida (PMDB) pede autorização aos parlamentares para fazer um empréstimo bancário. A ideia é quitar a operação financeira com um percentual dos royalties do Petróleo que Rio Bonito receberia nos próximos 10 anos. Isso significa que parte das nossas receitas futuras estaria comprometida antes da Prefeitura recebe-las e isso pode trazer sérios danos ao orçamento municipal.

O mais assustador é que, segundo os vereadores, a destinação desse dinheiro que será pego emprestado não está definido na mensagem 62/2015. Diante da fragilidade da atual gestão, que ainda não tem certeza se termina o mandato, esse empréstimo pode ter um efeito devastador nas combalidas contas da Prefeitura. A propósito, nós já vimos isso acontecer na criação o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (IPREVIRB).

A mensagem estava na ordem do dia nessa terça-feira (06/10), foi colocada em pauta, mas graças a Deus o vereador Carlos Luiz Carvalho Júnior, o Jubinha (PSB), pediu vista, alegando que a vereadora Rita de Cássia (PP), que tem uma série de dúvidas sobre o assunto, não estava presente.

Na qualidade de jornalista e cidadão riobonitense, eu deixo aqui o meu apelo aos nossos vereadores: “por favor, não aprovem a mensagem 62/2015!”. Apelo também ao cidadão riobonitense, aos nossos empresários, as nossas associações de moradores, as nossas entidades de classe, aos colegas de imprensa: “por favor, vamos nos unir contra essa mensagem”. Aliás, por que o próprio poder Executivo não se manca, pede a mensagem de volta e desiste dessa ideia temerária.

Nesse momento de crise, inúmeros economistas alertam sobre os riscos que representam os empréstimos feitos nesse período. Essa iniciativa seria remar contra a opinião dos técnicos no assunto (uma especialidade dos nossos governantes) e por em risco o futuro de Rio Bonito. Por favor, não assassinem as contas municipais! 

Tentaram dar um golpe no Flávio Azevedo

Bom dia amigos! Como muitos já sabem, hoje, estou na presidência do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Não cheguei por cima e não tomei partido de ninguém. Aliás, partido tem dono? Bem, o meu ingresso na sigla foi atendendo o convite do deputado federal, Otávio Leite; e do vereador Luciano Lucio, presidente da Câmara de Tanguá. Ainda estou conhecendo o partido, estudando a sua ideologia, planejando maneiras de montar um grupo equilibrado, ouvindo pessoas, analisando possibilidades...

Todavia, nessa terça-feira (06/10), alguns riobonitenses integrantes do partido, entre eles o secretário municipal de Saúde, Anselmo Ximenes, estiveram na sede do PSDB, no Rio de Janeiro, questionando a minha presença no partido e teriam proposto a minha destituição do comando da sigla.

Analisando o caso, eu descobri porque a Saúde do município não vai bem. Compreendi porque faltam exames, medicamentos, médicos, dentistas e tudo mais. Ficou nítido que quem deveria estar atento ao sofrimento do munícipe tem outras preocupações, está perdendo tempo conspirando e gastando energia planejando golpes. Aproveito a oportunidade para perguntar ao secretário, como está o “Outubro Rosa”, que visa promover a Saúde da Mulher? AS riobonitenses estão conseguindo fazer os exames que precisam para cuidar da saúde preventiva? Como andam os preparativos para o “Novembro Azul”? Teremos exames com rapidez para OS riobonitenses cuidarem da sua saúde? Deram toda estrutura para os responsáveis por esses programas realizarem um trabalho de excelência?

Resumindo a visita dos meus “amigos” ao PSDB: O representante do partido agradeceu a visita e disse que em Rio Bonito a sigla segue sob meu comando. Bom, eu seguirei empenhado na função de revitalizar o partido, sigo trabalhando; e sugiro que aqueles que estão tentando “pegar” o partido façam igual.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Bicho solto no Condomínio Industrial de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Não, eu não virei leiloeiro de gado! Apenas estou mostrando o cenário diário do Condomínio Industrial de Rio Bonito. Quanto àquela argumentação tosca e frouxa de que “esses animais são o ganha pão de um chefe de família”, eu sugiro que essa desculpa seja apresentada quando um chefe de família (de moto ou de carro) perder a vida ao colidir com um desses animais. Anotem aí! Essa tragédia está se anunciando há anos!


PS: a foto é desse dia 06 de outubro e os animais, muito fotogênicos, entraram na frente do meu carro!

Hoje é o Dia Nacional do Circulista

Flávio Azevedo 
Não é quem trabalha com circo, tão pouco que trabalha com círculos. “Circulista” é aquele que promove assembleias para debater ou discutir assunto de interesses sociais. 

No Brasil, o "movimento circulista" nasceu em 15 de março de 1932, com o padre jesuíta Leopoldo Brentano, que tinha o propósito de incentivar a fundação de associações cristãs de operários e formar lideranças cristãs, porque a Igreja Católica, além de querer contribuir com o Estado na solução dos problemas sociais, principalmente do operariado, desejava manter sua influência sob esse segmento da sociedade para evitar o domínio de ideologias materialistas, sobretudo o comunismo. 

O maior predomínio do “Ciculismo” é na Região Sul, onde a Cultura do altruísmo, do comunitarismo, do cooperativismo e o senso de participação é maior que em todo Brasil.

Pensamentos como “a vida não tem controle remoto, você tem que levantar e mudar” são lemas e alvos dos “Circulistas”.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

“Projeto Escola” do Lona na Lua ESPERANDO alunos, que ESPERAM o transporte escolar

Flávio Azevedo 
Peter Pan e Sininho em ação no espetáculo desse domingo (04/10), que foi aberto ao público.
Artistas no palco do Lona na Lua ESPERANDO as crianças que iriam assistir o espetáculo Peter Pan (Projeto Escola); crianças ansiosas, no ponto, ESPERANDO a condução para levá-los à escola; e o coletivo fretado pelo Lona na Lua ESPERANDO a chegada desses alunos para conduzi-los até a Lona. Todos, porém, seguirão ESPERANDO, uma vez que os ônibus da Prefeitura de Rio Bonito, não apareceram para fazer o transporte.

A informação é de que os coletivos estão sem combustível e estariam ESPERANDO a liberação do posto de combustível para poder abastecer e trabalhar. Se eu bem conheço o sistema, tudo indica que tudo isso está acontecendo por conta de outra ESPERA: o fornecedor de combustível, que deve estar ESPERANDO receber pelo combustível vendido até aqui.

Convém lembrar que o Espaço Cultural Lona na Lua, que tem parceria com a InterTV, está ESPERANDO a equipe de reportagem do RJTV, que vem a Rio Bonito na ESPERA de fazer uma matéria sobre o “Projeto Escola” do Lona na Lua. A persistir o problema, a equipe do RJTV sairá de Rio Bonito com outra reportagem. Eles serão obrigados a falar do “Projeto Escolas sem transporte”, do “Projeto veículos oficiais sem combustível” ou do "Projeto Calote".

Eu vou ficar aqui ESPERANDO o desenrolar de tudo isso. Eu não sei você, mas de vez enquanto eu tenho vontade de ir morar na Terra do Nunca e enfrentar o “Jacaré” do Capitão Gancho, porque ESPERAR por esse “Jacaré” (15) que governa Rio Bonito está difícil! Alô Peter Pan e Sininho, por favor, ajuda aí!

domingo, 4 de outubro de 2015

O governo municipal de Rio Bonito acertou uma...

Flávio Azevedo

Em virtude dos amigos que estão me perguntando “se eu me alinhei ao governo municipal”, porque ontem estive acompanhando o “Festival da Canção”, evento da “Virada Cultural” que está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Cultural, eu gostaria de lembrar a todos que gosto de estar presente em todos os eventos da nossa cidade, seja ele uma manifestação contra o governo, seja ele manifestação do governo.

Sigo entendendo que Rio Bonito tem hoje uma das piores administrações da sua história. Sigo dizendo que dos três governos da prefeita, Solange Almeida (PMDB), esse certamente é o pior. Todavia, o governante não erra o tempo todo. Ele acerta também. Aliás, ninguém erra o tempo todo. Inclusive, a “Virada Cultural” está muito interessante. Se pararmos para analisar, certamente teremos muito a criticar, reclamar, corrigir e a própria organização sabe disso.

Mas o fato do Flávio Azevedo ser um crítico da gestão municipal não significa que ele não estará presente, inclusive, se partirmos da premissa que a minha insatisfação com a gestora do município baseia-se no fato de que o governo não tem promovido e fomentado políticas públicas para o Esporte, o Lazer, a Cultura, a Saúde, a Educação, a Segurança, a Economia, o Transporte, entre outras coisas de forma eficiente e contínua. Eu defendo a ideia de que nós precisamos prestigiar, independente de quem está organizando!

Eu não sou contra ninguém! Sou a favor de Rio Bonito! Quando eu entendo que o governo age a favor de Rio Bonito e da sua gente, eu rei aplaudir. Quando o gesto do governo, no meu entendimento, é contra Rio Bonito e sua população, eu vou criticar e cobrar mudanças! Valeu gente! 

E seguimos com a campanha ‪#‎valorizeriobonito

"Folia de Reis" é uma das atrações da Virada Cultural

Fomos acompanhar a "Folia de Reis", na Praça Fonseca Portela, na noite desse sábado (03/10). A "Folia de Reis" é uma das manifestações culturais mais tradicionais do Brasil. A apresentação faz parte da "Virada Cultural", evento que está rolando nesse fim de semana em Rio Bonito. Muito bacana!

Atolado no Cajueiros


Enquanto isso, os moradores do bairro Cajueiros seguem aguardando o prometido asfalto. Nesse sábado (03/10), um ônibus que faz a linha do bairro atolou e trouxe transtornos para os usuários e para a empresa. E agora José?

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Rio Bonito precisa fechar a UPA

Flávio Azevedo 
Diante da crise na Saúde de Rio Bonito, eu defendo o FECHAMENTO imediato da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já que há meses a Prefeitura banca sozinha o custeio da UPA, que ela seja fechada e os recursos municipais direcionados a ela sejam aportados no Hospital Regional Darcy Vargas, nos Postos de Saúde e no oferecimento de exames. Até 2010, nós não tínhamos UPA e sempre sobrevivemos. Não adianta ter UPA e Hospital funcionando a meia bomba. Que tenhamos apenas um equipamento, mas atendendo com decência a população.

E DE QUEM SERÁ A CULPA? Dos governos, federal e estadual, que através dos seus representantes nadaram de braçada no dinheiro público que deveriam administrar para a coletividade. A medida mais acertada é essa. Todavia, é sempre duro abrir mão da possibilidade de oferecer empregos que representam o bom e velho “cabresto eleitoral”, uma vez que no Hospital quem contrata é a diretoria e por critérios técnicos.

Esse é o momento de fazer gestão, mas eu creio que irão preferir fazer política!