terça-feira, 18 de setembro de 2012

Balanço do Encontro com Candidatos no Projeto “Lona na Lua”

Flávio Azevedo

Tenho sido muito interpelado por várias pessoas que buscam saber a minha opinião sobre a participação dos candidatos a prefeito de Rio Bonito, nessa segunda-feira (17/09), no Espaço Cultural Lona na Lua para apresentar as suas propostas ao setor cultural do município. O evento foi uma parceria do Projeto “Lona na Lua” com o Programa “Flávio Azevedo” e o objetivo, ao contrário do que a maioria pode pensar, não foi apenas conhecer as ideias daqueles que pleiteiam ocupar o poder Executivo a partir de 1º de janeiro de 2013.

Se nós estamos falando de impressões é salutar dizer que o nosso principal objetivo era conseguir – o que realmente aconteceu – reunir cerca de 300 pessoas para pensar a Cultura do município. Na minha reflexão no início do evento eu comentei que o “Encontro com Candidatos” poderia ser um divisor de águas na história cultural de Rio Bonito. Sinceramente, eu não prestei muita atenção na postura dos candidatos e nas suas propostas que eu já conheço. Aliás, quase nada mudou!

A mudança que chama a minha atenção, porém (e isso me enche de alegria), foi que em 2008, quando eu mediei o encontro de candidatos a prefeito na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, a convite do ator Juka Goulart (o objetivo também era falar de Cultura), cerca de 10 pessoas compareceram. No evento de 2008, o candidato a reeleição, José Luiz Antunes, não compareceu. Apenas os candidatos Marcos Abrahão e Reginaldo Dutra, o Reis (esse fugiu do debate que tentei promover na Rádio Sambê) compareceram.

Em minhas muitas conversas com o amigo Zeca Novais, diretor e idealizador do Projeto “Lona na Lua”, eu sempre aponto a necessidade de se trabalhar de maneira educativa, explorando sempre a reflexão e a conscientização. Nós vivemos em uma sociedade de consumo, onde os valores estão se perdendo e os maus hábitos recebem aplausos. Como escreveu Rui Barbosa no texto “Aos Moços” (1921), em nosso tempo as pessoas “riem da honra e tem vergonha de ser honesto”. Sendo assim, eventos como esse “Encontro com Candidatos” não tem nenhum proveito partidário, mas o ganho social e intelectual é significativo.

Ter nas horas e dias seguintes ao “Encontro”, pessoas comentando as propostas, os micos, os acertos, as gafes, as diferenças, os engodos e sofismas, a postura dos candidatos, não me impressiona. O que me comove é saber que poderiam estar falando sobre “Carminha e Tufão”, mas estão falando de política. Não importa se os tais comentários são feitos por partidários do 70, do 40 ou do 15, o que importa é que estejam falando do evento que aconteceu no ESPAÇO CULTURAL LONA NA LUA, que estejam pensando POLÍTICA e que estejam discutindo as PROPOSTAS de cada um.

Insisto na tese de que as mudanças necessárias – e depois de cada discurso nós vimos que elas são urgentes, sobretudo o último – só acontecerão quando mudarmos o nosso pensamento... Se mudarmos as nossas exigências na hora de confiarmos o nosso voto e se finalmente abrirmos mão do egoísmo e do individualismo para pensarmos coletivamente. Penso que estamos evoluindo. De maneira acanhada, mas estamos. Tenho esperança de que a minha filha e os meus netos verão algo melhor! Até lá, seguiremos trabalhando!


Em 2008...

... A Sociedade Musical e Dramática Riobonitense recebeu para propósito semelhante os prefeitáveis daquele ano. Apenas Marcos Abrahão e Reis compareceram. O prefeito José Luiz Antunes, como ocorreu no debate, não compareceu. Vale ressaltar que Reis também não foi ao debate. A seguir, as imagens do papo com os prefeitáveis em 2008.

Na primeira imagem, o candidato Reis:

Na segunda imagem, o candidato Marcos Abrahão:

Um comentário:

  1. Excelente proposta e realização.
    Os candidatos estão de parabéns junto a organização membros do Lona da Lua e Flávio Azevedo e seu Programa.
    Infelizmente não pude assistir ao último candidato da noite, mas se houver áudio não me furtaria de ouvir.
    Parabéns a todos que compareceram, pois assim poderemos construir em debates, análise e exigências!

    ResponderExcluir