No segundo vídeo da série “Expedição Pela Serra do Sambê”, a reportagem visita o local onde ocorreu um dos fatos mais tristes da história de Rio Bonito/RJ. Vamos visitar a floresta onde caiu, em 13/01/1939, o hidroavião Marimbá, na porção da cordilheira que está na direção da localidade de Lavras. As imagens foram gravadas no dia 03/10/2021. A expedição começou por volta das 6h e terminou às 19h. Orientados pelo lavrador, Joel da Fonseca; o popular “Pingo”, a expedição percorreu cerca de 40 km por trilhas, caminhos e picadas.
Segundo os relatos históricos a aeronave era um hidroavião, modelo Junker Ju-52, de fabricação alemã. O destino era a cidade do Rio de Janeiro, mas o hidroavião, que vinha de Belém/PA havia feito escala em Vitória/ES. Também dizem os registros que a aeronave era pilotada pelo experiente e condecorado piloto, Severiano Lins; que se orientou por mapas que apresentavam altimetria equivocada dos picos da cordilheira de montanhas da Serra do Sambê.
O mapa apontava que o pico mais alto da cordilheira tinha 200 metros de altimetria, erro grosseiro do registro cartográfico, uma vez que alguns pontos da Serra do Sambê, tem cerca mil metros de altitude. Colaborou para o acidente o mau tempo (as montanhas estavam encobertas). Orientado pelo mapa mal desenhado, o confiante piloto mergulhou para morte. Perderam a vida 10 pessoas, sendo cinco passageiros e cinco tripulantes. Entre eles havia uma criança.
Nesse vídeo, além de visitar a floresta que, hoje, toma conta do local onde caiu o avião há cerca de 80 anos, ainda vamos tratar de fatos e causos curiosos e pitorescos que envolvem esse ocorrido que ainda toma conta do imaginário da população de Rio Bonito. Vamos em frente! #flavioazevedo #turismoriobonito #esporteésaúde #CaminhosdeRioBonito #lovetrekking #visiteriobonito #turismodeaventura
A primeira reportagem que produzi nesse percurso foi em 21/03/2021. Disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=n700e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário