sexta-feira, 29 de julho de 2011

Quem precisa mudar? A política ou o cidadão?

Flávio Azevedo - Reflexões

Os políticos não mudam porque o povo não muda!

Recentemente, um cidadão que se diz defensor da extinção da sacanagem no mundo político, ao ser procurado por determinado pré-candidato, respondeu: “eu quero te ajudar, mas o meu passe é caro!”. Aí eu pergunto: “a culpa pela sacanagem é de quem?”.

Se você for conversar com todos os agregados em assessorias na Prefeitura e na Câmara, todos farão um discurso indignado, moralista e se dirão desencantados com a política e os políticos. Entretanto, esquecem que estão sorvendo de maneira “escrota” – desculpe o termo – os cofres públicos.

Por outro lado, caso você converse com os políticos da nossa cidade, você verá que eles também estão indignados e desencantados com a política, por conta da pilantragem do cidadão.

É o que eu chamo de efeito Tostines: “O político é pilantra por que o cidadão é safado, ou o cidadão é safado por que o cidadão é pilantra?”. Eis um problema matemático tão complicado, que até Albert Einstein teria dificuldades para resolver.

Existe uma equação que não fecha. Como eu posso querer políticos sérios, se eu, o cidadão, não sou sério. A política é um reflexo da sociedade. Se os meandros políticos estão apodrecidos é porque a sociedade está apodrecida.

Uma coisa que nós esquecemos é que os políticos, antes de ingressarem, na vida pública ou em cargos eletivos, eles também são cidadãos. Ou seja, eles simplesmente levam os valores da sociedade para os seus cargos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Policiais de Silva Jardim prendem traficantes em Nossa Senhora da Lapa

Flávio Azevedo

Policiais da 5ª Companhia de Polícia Militar (Silva Jardim) prenderam por volta das 20h, do último dia 27, no bairro Nossa Senhora da Lapa, próximo a Praça do Rial, os traficantes Jonas Figueiredo, vulgo Gilgerto (20); Wellington Andrade Amâncio (20) e o menor W.A.A. de 17 anos.

Com os marginais os policiais encontraram 35 trouxinhas de maconha, 42 gramas de Crack em sete pedras para endolação. Eles também tinham munição 5.56; nove munições, calibre 38 intactas; um revólver, calibre 32; dois celulares; uma toca ninja; RS 20,00 em espécie, Pó Royal e sacolas de sacolés para endolação.

Segundo os policiais, a polícia chegou aos bandidos através de denúncias da população. Os marginais faziam ponto na Rua Canavezes, próximo ao valão que corta a localidade. O registro foi feito na 120º DP (Silva Jardim).

OBS: infelizmente, as fotos que recebi da minha fonte estão expondo o menor que foi preso. E segundo as leis brasileiras, os menores não podem ser expostos. Sendo assim, eu não posso divulgar as imagens dos bandidos. A você meu leitor, eu posso antecipar que o tal “menor” é “maior” que os "maiores" que estão com ele.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Rio Bonito/Marajó está na final do Carioca de Futsal

Flávio Azevedo

O Rio Bonito/Marajó decide neste sábado (30), contra o Mackenzie, em jogo único, o Campeonato Carioca de Futsal Feminino adulto. A partida será realizada no Ginásio do América, às 10h. O empate favorece o Mackenzie que tem a melhor campanha da primeira fase. Com o resultado, as meninas já garantiram vaga na Liga Nacional de Futsal Feminino em 2012.

Ao conseguir chegar a essa final, deixando para trás equipes de tradição como Bradesco e Vasco da Gama, o Rio Bonito/Marajó, estreante no campeonato, já marcou o seu nome na história do esporte de Rio Bonito e região, mas o feito pode ser ainda maior se as meninas conquistarem o título da competição.

Para chegar à grande final do Carioca de Futsal Feminino, o Rio Bonito/Marajó venceu o Bradesco pelo placar de 4x2, em uma das suas melhores apresentações. A partida aconteceu na noite da última quarta-feira (27), no Ginásio Antonio Figueiredo, que recebeu centenas de torcedores. Mary, Salsicha, Stella e Teka marcaram para o Rio Bonito/Marajó. Alessandra, duas vezes, marcou para o Bradesco.

A melhor atleta em quadra, Mary, jogou bem os dois tempos, não foi substituída uma vez sequer, marcou o primeiro gol do jogo, e fez, talvez, na noite da última quarta-feira, sua melhor partida com a camisa do Rio Bonito/Marajó. Para a nossa reportagem ela disse que o time estava concentrado desde a última semana e todas as meninas estão mordidas com algumas situações que estão acontecendo fora da quadra.
– Eu acho que Larissa é uma das nossas principais atletas e como foi expulsa no jogo passado, não pode jogar ara cumprir a suspensão automática. Penso nisso, nós jogamos para que ela pudesse estar na final. Também jogamos para que pudéssemos disputar o Campeonato Brasileiro de 2012 – disse Mary, destacando que as partidas anteriores contra o Mackenzie, quando o Rio Bonito/Marajó foi derrotado, devem ser esquecidas, “porque o nosso nível agora é outro”.

Autora do terceiro gol do Rio Bonito/Marajó, quando a partida estava empatada em 2x2, Stella, que na opinião de alguns analistas esportivos, está sendo perseguida pela arbitragem, disse após o jogo que “eu estou tranqüila e na final eu vou dar o meu melhor para conquistar o título. Já a pivô Samara, ressaltou que o adversário é difícil, “mas nós estamos muito motivadas”. Ainda segundo Samara, na partida de hoje ela não fez gol porque preferiu guardá-los para a final.

Numa partida onde todas as atletas se apresentaram muito bem, a goleira Natália também se destacou, sobretudo quando a partida estava empatada em 2x2. A goleira fez pelos menos três grandes defesas. De acordo com ela, o fato de todas as meninas estarem à disposição do treinador aumenta ainda mais a confiança para a grande final contra o Mackenzie.

Pés no chão

Apesar da empolgação de torcedores e dirigentes, o treinador Júlio César Costa (Cabeça) mantém os pés no chão e comemora o fato da equipe estar crescendo dentro da competição. “A minha equipe muito guerreira, disciplinada e as meninas entenderam a nossa filosofia de trabalho”. Sobre o adversário (Mackenzie), que nas duas vezes que enfrentou o Rio Bonito/Marajó saiu vitorioso, o treinador comentou que as derrotas aconteceram em outro momento. “Vamos buscar o título para mostrar que Rio Bonito tem valores isso precisa ser valorizado – analisou.

Suspensa por ter sido expulsa na primeira partida da semifinal (dia 21), a jogadora Larissa retorna na final. Contra o Bradesco, ela ficou na arquibancada e se comportou como o torcedor número 1. A jogadora gritou, orientou, deu bronca, lamentou os gols perdidos e disse que “mesmo estando de fora, eu tenho que apoiar. Dentro de quadra, seja na marcação ou na cobertura, nós jogamos sempre ajudando as companheiras. U seja, fora de quadra isso também deve acontecer”, disse Larissa.

Resenha

O Rio Bonito/Marajó entrou em quadra com Natália, Stella, Karen, Teka e Mary. Na suplência estavam a Samara, Salsicha, Lais, Lourinha, Camila, Jaqueline e Kerla. Treinador, Júlio César Costa (Cabeça); auxiliar, Rodrigo Barreto; e treinador de goleiros, Guilherme Duarte.

Já o Mackenzie formou com Aline, Maicon, Gisele, Alessandra e Daniele. Na suplência, o treinador Carlos Henrique da Silva Filho contava com Iris, Paula, Alines Nunes, Rebeca, Paola, Jocylane e Marina.

A arbitragem foi de Ronaldo César, que trabalhou auxiliando por Vitor Hugo Teixeira Pereira. A anotadora foi Patrícia Saldanha, e o cronomestrista, André Saldanha. O delegado da federação na partida foi José Cabral.

Depois do jogo, para agradecer a Deus pala classificação, atletas, comissão técnica e alguns torcedores fizeram a tradicional corrente com a oração do Pai Nosso. Na arquibancada do Ginásio Antonio Figueiredo, os torcedores mais fanáticos continuavam acompanhando e vibrando com o time.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Jacuba continua sem Transporte Coletivo

Flávio Azevedo

Quatro meses depois do jornal “O TEMPO EM RIO BONITO” ter publicado matéria abordando a necessidade de investimentos no bairro da Jacuba, nada foi feito na localidade. O transporte coletivo, apontado pelos moradores como uma das necessidades mais urgentes, continua sem solução.

À época, o gerente da empresa que cuida do transporte coletivo municipal, Emanuel Mathias, reconheceu que o ônibus que faz a linha do Sambê não atende bem o bairro e anunciou que a empresa está estudando a ativação de uma linha para a localidade. Passados 120 dias, o estudo ainda não terminou.

Sem ter o problema solucionado, representantes da Associação de Moradores do bairro participaram da “Caminhada Pela Vida”, do dia 15 de julho, estampando uma faixa que dizia: “A comunidade da Jacuba continua sem transporte coletivo”.
– Quando o cidadão não tem um direito atendido, ele está sendo violentado. Como a filosofia dessa caminhada é unir forças contra as drogas e a violência, nos engajamos no movimento por entendermos que nós, moradores da Jacuba, estamos sendo, diariamente, violentados por não termos Transporte Coletivo em nosso bairro – disse a líder comunitária que segurava a faixa.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Governador Sérgio Cabral visita a UTI e Unidade de Tratamento de Câncer do Hospital Regional Darcy Vargas

Flávio Azevedo

O governador Sérgio Cabral (PMDB) visitou, hoje, por volta das 12h30min, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), que vai começar a funcionar no próximo dia 1º de agosto. O governador disse que ficou impressionado com as instalações e demonstrou surpresa quando descobriu que o HRDV é uma unidade filantrópica. No fim da visita, em entrevista, Cabral ressaltou a importância da sua equipe de trabalho, dos políticos da cidade – ele citou nominalmente os deputados, Marcos Abrahão (PT do B) e Solange Almeida (PMDB), o prefeito José Luiz Antunes (DEM) –, da sociedade riobonitense e da diretoria do hospital para que o município ganhasse um CTI.

O governador também ressaltou a importância dos leitos de terapia intensiva que antes tinham que ser buscados em outros centros. Ele declarou que “isso é muito importante para a cidade e para o estado do Rio de Janeiro”. Cabral também chamou atenção para o Programa de Apoio aos Hospitais Regionais do Interior (PAHI).
– Aqui em Rio Bonito, por conta desse novo instrumento (UTI), já no próximo mês, esse valor, que é repassado de maneira mensal, será quadruplicado e chegará a R$ 160 mil, o que vai contribuir para a manutenção e o custeio. Vidas serão salvas, porque essa UTI está equipada com leitos de última geração e os equipamentos são moderníssimos – analisou o governador, que para concluir, destacou que “muitas vezes, o problema do ser humano é questão de tempo e quanto mais rápido ele for atendido, mas rápido ele será salvo”.

Novos investimentos

Durante a visita, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, disse, com aval do governador, que a diretoria do hospital pode contar com a parceria do estado para implantar outro sonho antigo da sociedade riobonitense: uma Unidade Coronariana (hemodinâmica). O novo serviço seria implantado nos mesmos moldes do Centro de Oncologia de Rio Bonito (CORB), com os investimentos estruturais e físicos sendo feitos pela iniciativa privada e posterior credenciamento ao Serviço Único de Saúde (SUS), o que seria garantido pelo estado.

Segundo o presidente do Hospital Darcy Vargas, Luis Gustavo Martins, já existe uma empresa em entendimento com a diretoria do HRDV para a criação do serviço, que seria implantado no espaço onde, hoje, é a sala de RX. “Nós estamos estudando para onde o serviço de RX pode ser levado, dentro da estrutura do hospital, e como isso será financiado”, comentou o presidente.

Centro de Oncologia de Rio Bonito

O governador também visitou o Centro de Oncologia de Rio Bonito (CORB), que é uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) – direcionado a pacientes que lutam contra o Câncer –, que vai funcionar no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), no antigo ambulatório Romário Muniz.

A obra, orçada em R$ 600 mil será coordenada pelo médico Marcelo Pereló, que também é diretor do Onko Sol, de Cabo Frio. Construído numa área de 350m², o CORB vai injetar, por mês, cerca de R$ 5 milhões na economia do município. A expectativa é que em curto espaço de tempo, cerca de 2,5 mil pacientes, provenientes de Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim e Itaboraí, que, hoje, são encaminhados para Cabo Frio (Onko Sol) sejam atendidos no novo espaço.

Em entrevista a nossa reportagem, o médico Marcelo Pereló disse que a grande vantagem da implantação do CORB é o encurtamento das distâncias, o que é um problema para os pacientes, às vezes, tão debilitados. Ainda segundo Pereló, o funcionamento do CORB será em horário comercial (8h às 17h), mas o HRDV será a referência de Pronto Socorro para os seus pacientes em qualquer hora e dia da semana. A equipe será composta por cerca de 15 médicos, 18 enfermeiros e demais profissionais que formarão um grupo de aproximadamente 100 funcionários.

domingo, 24 de julho de 2011

Centenas de testemunhas no “sim” de Sheila Sá e Rafael

Flávio Azevedo

O casamento do ano. É como se pode classificar o enlace matrimonial do casal Sheila Sá e Rafael Moreira, que se uniram na noite da última sexta-feira (22), com as bênçãos do padre Eduardo Braga, na Igreja Católica Auxiliar de Rio Bonito. Centenas de pessoas, entre parentes e amigos, testemunharam a emoção do casal e o esperado “sim”, que foi dito por volta das 21h15min, “diante de Deus e dos homens”.

Uma seleção de músicos, composta pelos maiores interpretes e compositores de Rio Bonito participaram da cerimônia. Entre eles podemos citar o diretor do Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Dawson Nascimento; a famíia Prevot (Guto Prevot, Matheus Prevot, Marlene Prevot), Nunu e Carla Moreno, Wagner Taveira, Marcelo Cardoso (Kauss), Tiago Quintanilha, cantores da igreja e o Coral Santa Cecília.

Acompanhado dos padres Marcos André, Fabiano e Guilherme (que é riobonitense), o padre Dudu celebrou uma cerimônia descontraída e muito musicada. Sheila entrou cantando, chorou bastante e emocionou os presentes. A ela a nossa equipe deseja muitas felicidades e muito sucesso!



Sheila diz "sim" diante de Deus e dos homens para a alegria de Rafael.


Troca de alianças durante o "eu vos declaro marido e mulher".


O padre Eduardo Braga orienta o casal, Sheila e Rafael, onde devem assinar para que o casamento casamento civil seja oficializado.


Nem durante a cerimônia do seu casamento Sheila Sá deixou de mostrar a grande artista que é. Se num momento ela provocava o choro, logo depois estava provocando o riso da plateia. Nessa foto, até os padres dão risadas. Terminada a cerimônia, ela fez uso da palavra: "eu sei que a cerimônia já acabou, mas eu peço um pouco de paciência porque quero fazer alguns agradecimentos. Aliás, vocês sabem que eu falo por mim e por Rafael...".

Escola de Música Teclasom comemora sete anos com recital de música

Flávio Azevedo

A escola de música Teclasom realizou no último sábado (23/07), um recital para celebrar em grande estilo, os seus sete anos de fundação. Estivemos por lá acompanhando parte da programação e pudemos ver, além dos iniciantes, o talento do professor de canto Thiago, que nessa foto está cantando a música “The Prayer”, acompanhado pela diretora da escola, Lídia Lisbôa (no piano); e o professor, Davi Silvestre (no trompete).

Casa São Vicente de Paulo realiza festa beneficente

Flávio Azevedo

Com o objetivo de arrecadar fundos para a Casa São Vicente de Paulo, de Rio Bonito, a direção da casa organizou uma “festa julina” que aconteceu na noite do último sábado (23/07). O evento contou com a participação da sociedade riobonitense e foi animada com música ao vivo e a animada Quadrilha do Colégio Estadual Dyrceu Rodrigues da Costa.

Rio Bonito se despede de Maurício Badr

Flávio Azevedo

Rio Bonito, hoje, se despediu de um dos seus filhos mais ilustres. O advogado, educador, escritor, poeta, político, empresário, Maurício Hanna Badr (entre outras coisas). Ele foi sepultado às 16h30min, no cemitério Jardim das Acácias, no 3º Distrito de Rio Bonito. Um cortejo formado por parentes, amigos, irmãos da ordem maçônica, funcionários, ex-alunos, acompanharam o sepultamento.

No Ginásio Maurício Hanna Badr, no Colégio Rio Bonito, onde Dr. Maurício, como era mais conhecido, estava sendo velado desde ontem, às 20h, o desembargador Carlos José Martins Gomes – irmão de loja maçônica – fez um discurso sobre a importância do falecido para a sociedade riobonitense.

– Quem foi mais admirável? O poeta, o escritor, o advogado, o professor, o orador, o empresário, o pai, o chefe de família, o esposo? Badr conseguiu desempenhar todas essas funções com brilhantismo. Ele é o último dos Maurícios admiráveis que Rio Bonito conheceu – disse o desembargador, fazendo menção aos já falecidos Maurício Kopke e Maurício.

Sem dúvida, Rio Bonito fica órfão de alguém que é referência para os setores, cultural, político, educacional e jurídico do município.

sábado, 23 de julho de 2011

Você quer fazer parte desse clube? Eu estou fora!

Flávio Azevedo - Reflexões

A vida e a história da cantora, Amy Winehouse, encontrada morta, hoje, no seu apartamento, em Londres, segue um roteiro escrito por outros artistas e celebridades de talento. Infelizmente, Amy é mais uma que parte de forma prematura por ter fechado parceria com as drogas.

Essas histórias me fazem pensar no que está escrito na Bíblia, no livro de S. Tiago, capítulo 4, verso 14. Diz assim: “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece”.

Não são poucos os personagens que inebriam jovens e adolescentes por ostentarem fama, riqueza e uma suposta liberdade. Entretanto, as luzes e o glamour obscurecem uma realidade nada atraente: vida dissoluta, repleta de escândalos, onde imperam a prostituição, as drogas, a mentira e a pregação de valores questionáveis.
Para que você entenda o contexto dessa reflexão, vale destacar que a cantora Amy Winehouse é a mais nova integrante do Clube 27, que tem além dela, grandes ídolos do rock que morreram, coincidentemente aos 27 anos.

Entre eles estão figuras lendárias como o guitarrista Jimi Hendrix, a cantora Janis Joplin, o vocalista do The Doors, Jim Morrison; Kurt Cobain, ícone do movimento grunge e líder do Nirvana; e Brian Jones, um dos fundadores da banda Rolling Stones. Mas o que eles têm em comum além do gosto pela música? Simples, talento de sobra e consumo excessivo de drogas e álcool.

O Clube 27 conta ainda com o bluesman Robert Jonhnson; Ron Pigpen McKernan, do Grateful Dead; Pete Ham, do Badfinger; David Alexander, dos Stooges; Pete De Freitas, do Echo & The Bunnymen; Mia Zapata, do The Gits; e Gary Thain, do Uriah Heep.

Penso que em países terceiromundistas, como o Brasil, as drogas servem como pano de fundo para manter uma lógica perversa, cruel e nada glamoroso. Na América do Sul, os consumidores de drogas são protegidos e os fornecedores, sobretudo quando estão nos morros e comunidades pobres, são fuzilados.

A idéia de transformar os consumidores em vítimas tem como resultado a proliferação da droga entre os jovens, principalmente os filhos das classes abastadas, que se habituaram a realizar festinhas sempre regadas a álcool e drogas. Infelizmente, os pais preferem tapar os olhos e ouvidos para essa realidade e ainda fazem carinha feia quando alguém se atreve a fazer essa afirmação sobre os seus pupilos.

Também não é novidade que os morros e favelas, sempre demonizados pela sociedade, apenas fornecem jovens sem horizontes e/ou perspectivas para atuarem como soldados do tráfico. São indivíduos abandonados pelo estado, que por alguma fragilidade emocional ou intelectual não têm forças para resistir os falsos e momentâneos prazeres oferecidos pelo sistema.

Depois de muito observar esse cenário medonho e catastrófico, eu passei a defender a tese de que a droga é o meio mais eficiente de alienação. É uma forma de afastar os jovens da luta por um estado democrático e pelo bem-estar social de todos. Viciados e traficantes estão sendo ludibriados. A droga é o elemento chave para a imobilização política da sociedade. Ela faz parte de um coquetel de alienantes, que inclui filmes de violência, gêneros musicais ensurdecedores e a busca desenfreada pelo sucesso, que deve ser conquistado a qualquer preço.

Concluo afirmando que está em nossas mãos a mudança. Podemos continuar ‘fumando, bebendo, cheirando e se alienando’... Ou podemos arregaçar as mangas e lutar por um futuro melhor. Eu farei o possível e o impossível para impedir que a minha filha, hoje, com quatro anos, tenha um futuro igual ao das cantoras Amy Winehouse e Janis Joplin. E você, quer que o seu menino tenha um futuro igual ao de Jimi Hendrix, Jim Morrison ou Kurt Cobain?

Curiosidades

Jimi Hendrix: O guitarrista americano nasceu em 27 de novembro de 1942 e morreu em 28 de setembro de 1970. Segundo o médico que o atendeu, ele teria se afogado em seu próprio vômito, em decorrência de overdose de remédios para dormir.

Janis Joplin: A cantora nasceu em 19 de janeiro de 1943 e morreu em 4 de outubro de 1970. De overodese de heroína, em Los Angeles (EUA).

Jim Morrison: O vocalista do The Doors nas ceu em 8 de dezembro de 1943 e morreu em 3 de julho de 1971. Ele foi encontrado morto na banheira de seu apartamento, em Paris. Apesar de a morte oficial ser ataque de coração, suspeita-se que ele tenha morrido de overdose de heroína.

Brian Jones: Nasceu em 28 de fevereiro de 1942 e morreu em 3 de julho de 1969. Encontrado morto na piscina de sua casa, na Inglaterra, o músico, um dos fundadores da banda Rolling Stones, teria sido vítima de ingestão excessiva de álcool e drogas.

Kurt Cobain: Nasceu em 20 de fevereiro de 1967 e morreu em 5 de abril de 1994. Ícone do movimento grunge, o líder do Nirvada foi encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa, em Seattle (EUA).

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Projeto "Lona na Lua" na trilha do sucesso

Flávio Azevedo

Depois de mais um estrondoso sucesso, com o espetáculo “Romeu e Julieta no Sertão” (foto), o projeto “Lona na Lua” foi selecionado para participar do 33º Festival da Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ), onde irá apresentar o espetáculo “Entre Moinhos e Gigantes... A Vida e a Morte de Dom Quixote de La Mancha”, texto de Zeca Novais, livremente inspirado na obra de Miguel de Cervantes.

O festival, que está sendo realizado na Aldeia de Arcozelo, na cidade de Paty do Alferes, começou hoje (22 de julho) e vai até o próximo dia 30 de julho. Os integrantes do Projeto “Lona na Lua” entram em cena às 11h, da próxima segunda-feira (25). Outras 15 companhias teatrais, de diversas cidades fluminenses, participarão do festival.

Vale destacar que em 2007, o ator, Zeca Novais; hoje, idealizador e diretor, do Projeto “Lona na Lua”, faturou o prêmio melhor ator do festival.
– A emoção de poder levar os jovens do nosso projeto para um Festival histórico como este é impagável. É uma oportunidade única, porque eles terão contato com artistas renomados do teatro do Rio de Janeiro. Mais do que competição, o Festival é um aprendizado – analisou Novais.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Rio Bonito/Marajó está a um jogo da semifinal do Carioca de Futsal Feminino

Flávio Azevedo

Em jogo válido pela semifinal do Campeonato Carioca de Futsal Feminino Adulto, as meninas do Rio Bonito/Marajó, jogando fora de casa, acabam de vencer a equipe do Bradesco pelo placar de 6x4. Os gols foram marcados por Teka (2), Larissa (2), Samara e Karen. Na próxima quarta-feira (27), acontece o jogo de volta, no Ginásio Antônio Figueiredo, às 20h30min. Apenas uma partida distancia o Rio Bonito/Marajó da grande finalíssima.

Apesar da empolgação, a equipe reconhece que ninguém ganhou nada, falta uma partida para se chegar à semifinal, e o Bradesco, tradicional equipe do Futsal Carioca, vai vir para o tudo ou nada na próxima quarta-feira.
O Rio Bonito/Marajó jogou com Natália, Mary, Larissa, Teka e Karen. No banco, o técnico Júlio César Costa (Cabeça), contou com Samara, Laís, Verônica, Salsicha, Camila e Kerla.

Durante a partida, Larissa foi expulsa e desfalca o Rio Bonito/Marajó no jogo de volta. Apesar de lamentar a ausência de Larissa, que tem feito gols decisivos, o treinador poderá contar com o retorno de Stella, que, hoje, não jogou, por estar cumprindo suspensão automática – ela recebeu o terceiro cartão na partida da última terça-feira (19), quando o Rio Bonito/Marajó empatou (5x5) com o Bradesco, jogando no Rio Comprido, pela última rodada do returno.

Na ocasião, Stella (3), Samara e Mary marcaram os gols do Rio Bonito/Marajó.

Reflexões sobre o Hospital Regional Darcy Vargas

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Com direito a presença do governador, Sérgio Cabral; e do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes; o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) entrega à população, na próxima segunda-feira (25), a tão sonhada Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que vai representar um avanço para a Saúde riobonitense.

Concomitante a entrega da UTI, o HRDV também colocará em funcionamento, uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacom), que vai funcionar no antigo ambulatório Romário Muniz, que foi todo reformado e adequado para receber o novo setor.

Acredito que ao longo dessa caminhada – cerca de cinco anos – alguns atores são importantes nessa conquista. Entretanto, penso que antes de fazer uma reflexão sobre cada um deles seria necessário mostrar que a união não produz somente açúcar. Aliás, quando isso acontece, o que é raro, a coletividade é beneficiada. Falaremos sobre todos.

1º A diretoria da instituição, que foi corajosa e arrojada quando decidiu tirar do papel um projeto para o qual não havia dinheiro. Aliás, o recurso só apareceu, porque os entes públicos perceberam que a diretoria era competente e séria;

2º Os R$ 300 mil – recurso próprio – doados pela Prefeitura contribuiu muito para a conclusão do espaço físico da UTI orçado em cerca de R$ 450 mil;

3º Os cerca de R$ 1 milhão de equipamentos doados pelo governo do estado, se tornaram possíveis através de importante atuação da secretária municipal de Saúde, Maria Juraci, que com a prerrogativa de Presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) viabilizou a chegada do recurso para o município, que posteriormente cedeu ao HRDV;

4º Quando a Prefeitura, através de contrato, assumiu o custeio do setor de Pronto Socorro – cerca de R$ 300 mil mês –, o pouco dinheiro que o HRDV passou a economizar pode ser direcionado a outros setores e novos investimentos;

5º O deputado Marcos Abrahão, através de emenda parlamentar, trouxe equipamentos importantes e contribuiu para que a UTI esteja em funcionamento no próximo dia 1º de agosto;

6º Os cerca de R$ 1,3 milhão que a deputada federal, Solange Almeida; conseguiu em 2007, para compra de material de consumo, também permitiu que o HRDV economizasse e investisse essas economias em outros setores e novos investimentos;

7º A sociedade de Rio Bonito também contribuiu, pois não foram poucos os empresários, comerciantes e amigos, que doaram material de construção, entre outras coisas;

8º Por conta de ter, agora, uma UTI, Rio Bonito também ganhará um Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacom) – que já está pronta. O novo espaço dará aos pacientes portadores de câncer, tratamento na sua própria cidade. Aliás, além de acabar com as desconfortantes viagens até o Rio de Janeiro, o município receberá por mês, investimentos significativos na sua economia;

9º Depois de tantas conquistas, os salários dos meus ex-companheiros (sou técnico de enfermagem e trabalhei na casa durante seis anos), também pode ser revisto;

Concluo este texto, parabenizando a diretoria do HRDV e todos que participaram de maneira uniforme para alcançarmos esse benefício. Nunca é demais lembrar, que o presidente da instituição, o advogado Luis Gustavo Martins; conseguiu, depois de ser muito criticado, agregar atores políticos opositores (todos colaboram sem vaidades), sem permitir que o hospital fosse utilizado para fins eleitoreiros ou partidários. Quem ganhou foi Rio Bonito!

Penso que o presidente, Luis Gustavo Martins (foto), e sua equipe; mostraram de maneira prática, que quando a sociedade civil se posiciona, o poder público atende o que está sendo reivindicado! Isso também está acontecendo na Segurança Pública!
Outra lição importante: para se alcançar benefícios, não é preciso ser político ou candidato a cargos eletivos. Basta trabalhar com seriedade, honestidade e franqueza. O resultado é credibilidade junto a classe política e a sociedade.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Prefeitura realiza obras para acabar com alagamentos no Centro de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Acabar com os alagamentos no fim da Av. Sete de Maio, no Centro de Rio Bonito, é o principal objetivo da Prefeitura Municipal da cidade, com a obra de ampliação da rede de captação de águas pluviais e fluviais, que estão em curso desde o último dia 5 de junho, na Rua Dr. Mattos. A obra está orçada em R$ 296 mil e deve levar cerca de 30 dias para ser concluída. O prefeito José Luiz Antunes (DEM) comemora as melhorias que serão alcançadas com a realização da obra.

– Sempre que a cidade é atingida pelas chuvas de verão, a Av. Sete de Maio, uma das principais vias da cidade, sofre com os alagamentos. Há algum tempo atrás os comerciantes tiveram sérios prejuízos. A água chegou aos comércios e restaurantes. Com esse investimento nós esperamos acabar de uma vez por todas com esse problema – analisa o prefeito.

De acordo com o empresário Paulo Moraes, administrador da empresa, os cerca de 10 operários estão trabalhando firme para concluir as obras no tempo previsto, mas as surpresas ao longo do trabalho podem impedir esse planejamento. “Próximo a Padaria Rosa de Ouro, por exemplo, nós encontramos uma caixa de concreto que não esperávamos. Até com chuva nós estamos trabalhando, mas quando surge um problema inesperado fica mais complicado”, comentou.

Concluída a etapa da Rua Dr. Mattos, a obra terá continuidade na Av. Sete de Maio. Segundo Paulo Moraes, a rede manilhas já existentes, além de ser muito antiga, é de diâmetro muito inferior ao necessário. “Além de utilizar os materiais adequados, nós estamos trabalhando com auxílio de tecnologia de última geração para que o serviço fique perfeito”, comentou.

O vice-prefeito Matheus Neto destaca a disposição que a Prefeitura Municipal demonstra em fazer o melhor para o município. De acordo com ele, “depois de muita luta e inúmeras viagens à Brasília em busca de recursos e emendas parlamentares, a administração municipal tem o que comemorar”.
– Concordo que 2009 foi um ano difícil para todos nós. As críticas, algumas até razoáveis, não desanimaram a nossa equipe. Com muito trabalho nós conseguimos buscar recursos e as realizações serão muitas. Desde a sonhada pavimentação do Green Valley; a praça, da Praça Cruzeiro; a construção do segundo pavimento do Centro Administrativo; até as pontes, nas localidades do interior (Catimbau, Cavalo Russo e Cachoeira dos Bagres) e também no Condomínio Industrial; e muitas outras coisas, tudo isso é fruto de muito tempo de trabalho – ressalta o vice-prefeito.

Repercussão

A dona de casa, Maria das Graças Braga, de 44 anos, moradora do Centro, disse que a obra tem trazido sérios transtornos, principalmente para o Trânsito, “mas se é para acabar com aquele alagamento, que também trás sérios problemas para nós, eu estou satisfeita”, comentou.

O comerciante Lourival Silva Prestes, 57 anos, também morador do Centro, ressaltou a importância do fim dos transtornos e prejuízos causados pelos alagamentos, mas deixou um alerta: “por conta dessa obra, o município teve a sua principal artéria viária interrompida, o que fez com que nós percebêssemos a fragilidade do nosso Trânsito. Tomara que o próximo investimento significativo da Prefeitura seja nessa direção”, disse.

sábado, 16 de julho de 2011

Policiais Militares prendem traficante de Rio Bonito em Silva Jardim

Flávio Azevedo

Policiais da 5ª Companhia de Polícia Militar (Silva Jardim), do 35º Batalhão, prenderam na madrugada de hoje (16/07), por volta das 3h, próximo a Lagoa de Juturnaíba, Edson da Conceição Silva Mota, 25 anos, morador da Praça Cruzeiro (Paulino Siqueira); e sua companheira, Juliana de Oliveira Duarte da Silva, de 20 anos. A acusação é de tráfico de drogas.

Em poder do casal, os policiais encontraram 108 papelotes de maconha; 50 sacolés de cocaína; uma pedra de crack de 100 gramas; 9 pedrinhas de crack, preparada da ser comercializada; uma pistola 765, carregador e munição. Edson tentou fugir, mas foi impedido pelos três policiais que participaram da operação.

O traficante tem passagem pela polícia, tendo, inclusive, sido preso, por cerca de um ano e oito meses, por tráfico de drogas. Edson teria revelado aos policiais que ele é de Rio Bonito, mas migrou para Silva Jardim por ter sido expulso da Praça Cruzeiro pelos traficantes, de fora do município, que dominaram os pontos de venda da Rua Paulino Siqueira.

Fora do mercado, o traficante migrou para Silva Jardim para abrir novo negócio. Na terra do Capivari, ele conseguiu manter a sua venda “no varejo”, para os viciados de Rio Bonito. Como “modus operandi”, ele trazia a droga do Rio de Janeiro, direto para Silva Jardim, de onde conseguia atender a demanda silvajardinense e manter o comércio “varejista” de Rio Bonito.

Para os policiais, o traficante teria dito que os novos “donos” da Paulino Siqueira só querem trabalhar com venda de drogas no atacado – muita quantidade – e que a comissão que ofereceram teria sido muito pequena. Sem espaço e poder de fogo para se manter no negócio, ele decidiu mudar para Silva Jardim, de onde poderia continuar dono do seu próprio negócio, manter a margem de lucro habitual e atender o comercio varejista – pouca quantidade.

O caso foi registrado na 118ª DP (Araruama).

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Falta pediatra

Por Flávio Azevedo – Reflexões

Através do nosso perfil no site de relacionamentos Facebook, ao noticiarmos a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), uma pessoa reclama da demora no atendimento, quando ela precisou de um pediatra e se socorreu e esta instituição.

Na verdade, o problema vivenciado pela nossa amiga eu já vivenciei várias vezes. A última, inclusive, eu estava na companhia dos netos do gerente do HRDV, Lupércio Lopes. E não havia pediatra! O clínico que estava de plantão estava quebrando um galho e “atendendo as crianças”. Detalhe: a minha filha tem plano de saúde.

Na UPA, para onde nos dirigimos em busca desse profissional, também não tinha. Diante disso, o que fazer? Vamos reclamar e buscar saber o porquê dessa falta! Bem, nessas buscas eu fiz descobertas interessantes e vou dividi-las com os meus leitores:

1 – Não existe pediatra disponível no mercado;

2 – Os médicos acadêmicos não estão mais escolhendo estudar a especialidade pediatria, por uma série de situações, inclusive, os processos movidos pelos pais das crianças contra esses profissionais;

3 – O HRDV mantém um anuncio de vagas para pediatra nos principais classificados do estado e os profissionais não aparecem;

4 – Os nossos salários não conseguem segurar o profissional que vem para Rio Bonito – seja HRDV ou Prefeitura. Quando ele aparece, logo recebe uma proposta melhor e ele vai embora;

5 – Os pediatras locais, já estão com o burro na sombra e não querem mais perder os fins de semana com plantão. “Dia de semana até faço, mas o fim de semana é sagrado”, você já ouviu isso? Aliás, se eu não estiver enganado, você disse que o problema que você enfrentou foi dia 25, um sábado, não?

6 - De maneira geral, não se pode adoecer ou sofrer algum tipo de acidente nos fins de semana e feriados, sobretudo os prolongados, porque os médicos, principalmente aqueles que são responsáveis pelas especialidades mais complexas (neurologia, por exemplo), estão aproveitando a ocasião para descansar (?).

Penso que precisamos nos mobilizar e debater esse assunto com mais profundidade, inclusive, ouvindo o presidente do HRDV, Luis Gustavo Siqueira Martins; e a secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra. A leitura que eu faço da falta de pediatras é que ela transcende a vontade política dos governantes e a disposição administrativa das instituições privadas. É uma briga boa!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Autoridades querem fechar o cerco contra a ociosidade infanto-juvenil

Flávio Azevedo

Em reunião que aconteceu na tarde ontem (11/07/11), na Câmara Municipal de Rio Bonito, entre autoridades policiais e diretores das escolas públicas e privadas de Rio Bonito, ficou acordado que será formada uma comissão para coibir junto com a polícia, a presença ociosa de menores nas praças e logradouros públicos em todo município de Rio Bonito, sobretudo forem alunos com uniforme escolar. Também ficou decido que os pais serão chamados a responsabilidade no caso dos menores que forem reincidentes.

As ações da comissão serão orientadas pelo Ministério Público e será integrada por representantes da Educação (estadual e municipal) e conselheiros tutelares. O grupo atuará acompanhado da Polícia Militar. Os alunos ociosos serão abordados e aqueles que estiveram matando aula ou não tiverem ido à escola – embora estejam uniformizados – serão identificados, catalogados e os pais serão chamados a prestar esclarecimentos.

Participaram da reunião o comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, o Cel. Cézar Tanner; o comandante da 3ª Companhia da PM de Rio Bonito, Tenente Arthur Grusman; o diretor da Guarda Municipal, Márcio Soares; o presidente do Conselho Tutelar, Alessandro Silva; a secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Maria Alves Figueiredo; o representante da Educação Estadual e diretores de várias escolas. De acordo com o Cel. Tanner, na reunião do Conselho Comunitário de Segurança, de setembro, ele vai informar como será o ‘modus operandi’ da comissão.

Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” aborda Cultura e Educação

Flávio Azevedo

A manhã do segundo domingo de julho de 2011 (dia 10) reservou boas surpresas para os ouvintes do programa “O TEMPO EM RIO BONITO”. Além das músicas de artistas locais e notícias de fatos que aconteceram durante a última semana, na cidade e região, a programação abordou Cultura, Educação e Qualificação Profissional, temas que têm sido alvo de todos os debates e conversas, a partir da implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.

O primeiro entrevistado foi o juiz de Direito, aposentado, Mauro Prevot (foto 1), líder do Grupo de Serenata Lua Branca, que há 19 anos estimula a Cultura riobonitense através das boas músicas que oferece aos amantes do romantismo, das valsas e das melodias que têm conteúdo e sentimento. Além de discorrer sobre a importância da música na vida do indivíduo “desde a infância” e fazer reflexões sobre a “falta de sensibilidade musical dos artistas e bandas dos dias atuais”, Prevot comentou que deveria haver uma atenção especial ao estímulo da música no país.

O líder do Grupo de Serenata Lua Branca, também discorreu sobre os preparativos para comemorar o “Dia do Seresteiro”, que acontece no próximo dia 18/07, mas será celebrado em grande estilo, nos próximos dias 14, 15 e 16. Segundo Prevot, durantes três dias a Sociedade Musical e Dramática Riobonitense vai realizar eventos voltados ao Seresteiro. “Na quinta-feira (14), a programação vai reviver os “antigos shows da Rádio Difusora de Rio Bonito”. Na sexta-feira (15), “Sala de Visita”, onde serão recordadas as belas vozes do cancioneiro popular. Já no sábado (16), último dia do evento, nós sairemos em serenata pelos jardins da Praça Fonseca Portela”, revelou o músico dizendo que “todos estão convidados”!

A Sociedade Musical e Dramática Riobonitense fica sediada na Av. Manuel Duarte, 981, no início da Bela Vista, ainda no Centro de Rio Bonito. Os eventos começarão sempre a partir das 20h.

Após a entrevista de Mauro Prevot, o programa recebeu o diretor da Escola de Profissões Skilled, Gilson Neves Peixoto (foto 2), que falou sobre qualificação profissional, emprego e geração de renda. De acordo com ele, que é graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Docência Superior e mestre em Economia Empresarial, com a implantação do Comperj, “as oportunidades serão muitas, mas apenas as pessoas que estiverem qualificadas serão aproveitas pelas muitas empresas que estão chegando para a região”.

O diretor da Skilled disse ainda, que os candidatos devem estar atentos a qualidade dos cursos que são oferecidos, “inclusive aqueles que são disponibilizados pelo poder público”. Ele também destacou que os cursos técnicos estão oferendo salários muito atrativos e frisou que “em muitas oportunidades os vencimentos dos profissionais de nível técnico, dependendo da função, podem ser iguais ou maior que os profissionais de nível superior”.

Ainda segundo Peixoto, outra boa opção são os cursos e concursos drecionados a carreira Militar. "As oportunidades que as forças armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) estão oferecendo são muito interessantes e a quantidade de pessoas que está procurando cursos preparatórios paora esse setor é bem grande. Além de oferecer bons salários, ainda existe a estabilidade", revelou o diretor da Skilled.

A Escola de Profissões Skilled oferece Curso Pré-Militar, Informática, Idiomas, Gestão Administrativa e Pós-Graduação em Educação, Negócios e Direito. Informações no telefone: (21) 2734 – 4425. Os interessados também podem encontrar a Skilled em Itaboraí, na Av. 22 de Maio, nº 5.386 – 2º piso – Centro. Telefone: (21) 2639 – 0829.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ministério Público ganha terreno para a construção de nova sede no Green Valley

Por Denilson Santos

O Procurador Geral de Justiça, Cláudio Lopes, assinou na última segunda-feira (04/07), com o prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Antunes, o termo de cessão do terreno em que será construído o novo prédio do Ministério Público de Rio Bonito. O prédio do MP integrará um complexo com a Delegacia Legal, a Defensoria Pública e o Fórum que estão sendo erguidos no bairro Green Valley, nas imediações do Condomínio Industrial. Também estiveram presentes o Procurador do município, Leandro Góes Weber e a Subprocuradora Geral de Justiça, Mônica Silvino.

Durante a reunião, Cláudio Lopes destacou a importância de o MPRJ se antecipar ao crescimento que está ocorrendo na região em função da construção do Comperj, que está sendo erguido em Itaboraí, e ampliar as dependências do órgão em Rio Bonito e, com isso, ampliar e melhorar o atendimento que é feito à população. “Precisamos que a Justiça tenha condições de absorver toda a demanda de serviços que vem aumentando gradativamente com o crescimento econômico e populacional dessa região”, afirmou o Procurador.

O prefeito José Luiz Antunes disse que a construção de um novo prédio do Ministério Público, bem como o da Delegacia Legal, da Defensoria Pública e o do Fórum, faz parte de um planejamento estratégico da Administração Municipal. O objetivo é levar os serviços básicos para a região onde está localizado o Condomínio Industrial que, segundo ele, é a localidade que mais cresceu nos últimos anos. “É uma área estratégica para a cidade e que está se expandindo. Além de garantirmos os empregos com o crescimento do Condomínio Industrial, também estamos levando os serviços públicos necessários para o bairro crescer”, afirmou Mandiocão, que ainda lembrou que a região também ganhou uma nova sede do Corpo de Bombeiros, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, além de um Centro Administrativo da Prefeitura.

Casa de Cultura

O prefeito de Rio Bonito também adiantou que está negociando a cessão dos prédios públicos desses órgãos para a administração municipal. Ele pretende construir um corredor cultural aproveitando os prédios da antiga delegacia, Detran e Fórum, onde também funciona o Ministério Público e a Defensoria Pública.
“As negociações estão em andamento e logo que os novos prédios sejam construídos, acredito que possam (os antigos)ser cedidos para o município. De imediato, posso adiantar que o prédio da antiga delegacia vai abrigar a Casa de Cultura, pois o Governo do Estado já aprovou a nossa solicitação”, garantiu o prefeito.

Rio Bonito/Marajó vence Faculdade Paraíso e garante vaga na próxima fase do Carioca Feminino de Futsal

Flávio Azevedo

A equipe Rio Bonito/Marajó está classificada para a próxima fase do Campeonato Carioca de Futsal Feminino Adulto. A classificação aconteceu com uma rodada de antecedência e veio com a vitória sobre a equipe da Faculdade paraíso por 6x4. Os gols foram marcados por Samara (3), Laís, Teka e Larissa. A última partida dessa primeira fase é contra o Bradesco, ainda com data indefinida.

Para disputar essa última partida, a equipe Rio Bonito/Marajó vai jogar desfalcada de Larissa, que tomou o terceiro cartão amarelo, no confronto contra a Faculdade Paraíso. O treinador Júlio César Costa (Cabeça), porém, poderá contar com a volta de Mary e Stella (foto), que estavam suspensas.

Embora a volta de Stella represente um reforço importante, a comissão técnica pode deixar a atleta de fora por ela já ter dois cartões amarelos. "Se ela tomar o terceiro cartão, não joga a primeira partida das semifinais, quando nós queremos entrar em quadra com a força máxima", comentou Cabeça que está preocupado com o fator arbitragem.

A preocupação com os homens do apito procede por conta da suspensão de Stella. De acordo com torcedores e comissão técnica do Rio Bonito/Marajó, a infração da atleta era para cartão amarelo. O desconfiômetro da equipe ficou em alerta quando além de tomar o cartão vermelho “injusto”, a Junta Disciplinar da competição decidiu suspender Stella por seis jogos. O departamento jurídico entrou em campo e conseguiu reduzir a punição para três partidas.

A atleta demonstra tranquilidade, concorda que tem sido perseguida pela arbitragem, mas reconhece que precisa controlar o seu temperamento. "Eu preciso jogar menos pilhada! Mas acontecem certas coisas dentro da quadra que não tem como não explodir. A minha expulsão, por exemplo, foi um absurdo", comenta a atleta, que não descarta a possibilidade de haver um complô contra o Rio Bonito/Marajó.

O Rio Bonito venceu a Faculdade Paraíso jogando com Nathália, Salsicha, Camila, Verônica, Larissa, Jaqueline, Samara, Teka, Karen, Lais, Andressa e Kerla. Treinador, Júlio Cesar Costa (Cabeça); preparador físico, Rodrigo Barreto; preparador de goleiros, Guilherme Guimarães.

Já a Faculdade Paraíso veio para o jogo com Aline, Betânia, Camila, Crislaine, Danúbia, Gabriela, Helaine, Jeane, Kamilli, Karoline, Priscila, Renata, Shirley, Silvaneide, Suelen, Thayse, Daniele e Sabrina. A equipe é treinada por Bruno Madeira e preparada por Márcio Gomes Santos.

A arbitragem foi de Diogo Martins, que atuou auxiliado por Marcílio Bonsucesso; a anotadora, Patrícia Saldanha; e o cronomestrista, Gilson Teixeira.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caps de Rio Bonito funciona em novo endereço

Flávio Azevedo

Há cerca de um mês, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Dr. Cléber Paixão está funcionando em novo endereço: no antigo Centro de Saúde Municipal Dr. Almir Branco, em frente ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco, no Centro. A antiga sede, na Avenida Sete de Maio, está sendo reformada. Voltado ao tratamento de pacientes com transtornos mentais e doenças de fundo emocional e psíquico, o Centro é um dos instrumentos idealizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do doente mental.

De acordo com a coordenadora administrativa do Caps, Jocimar Brust, além de realizar acompanhamento psíquico, trabalhar a reinserção social do indivíduo, a unidade tem valor estratégico na “Reforma Psiquiátrica”.
– Com a criação desses centros possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Pisiquiátrico. Os Caps são serviços de Saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário. Desospitalizar o doente mental, um tema muito debatido nos últimos anos, é uma realidade. O Caps é uma das principais ferramentas para a consolidação desse projeto – afirmou.

Álcool e drogas

Além das emergências psiquiátricas (pacientes em surto), que podem ser encaminhadas ao Caps, entre às 8h e 17h, nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras – fora desses horários o paciente deve ser encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) –, o Centro também está atuando na recuperação de indivíduos com problemas causados por drogas lícitas e ilícitas.

De acordo com o vice-prefeito Matheus Neto, em parceria com a sociedade civil organizada, o município está apoiando a “Caminhada Pela Vida”, ato público idealizado pelo Padre Eduardo Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que acontece na próxima sexta-feira (15).
– Eu não tenho dúvida que durante a ‘Caminhada’, as pessoas que são vítimas das drogas serão sensibilizadas a abandonar os vícios e buscar socorro. O Caps já oferecia um setor voltado para esse problema, mas nós estamos investindo e ampliando esse programa. Se a demanda por drogas é grande, a quantidade de indivíduos que precisam de ajuda também é muito grande – analisou o vice-prefeito.
Os serviços que eram realizados no Posto Dr. Almir Branco, como o Setor de Vacinação, foram transferidos para o Ambulatório Municipal Manoel Loyla Silva Júnior, na Mangueirinha.

Referência

A coordenadora do Caps informou, que os grupos dedicados aos usuários de álcool e drogas funcionam de 8h às 17h, às terças e quartas-feiras. Atualmente cerca de 30 pessoas integram esse programa, que foi instalado há cerca de cinco meses. “Os grupos funcionam terça e quartas, mas as pessoas podem se dirigir ao Caps, em qualquer dia útil da semana. Ela será atendida por um dos nossos técnicos e encaminhado ao programa específico”, informou Jocimar.

Um dado relevante apresentado pela coordenadora do Caps é que 70% das pessoas abandonam o tratamento por problemas familiares ou pelo envolvimento com amigos (também usuários). Ela também comentou que os adolescentes são os mais expostos e assediados, às drogas e pelos aliciadores, respectivamente.
– Não é raro a família tomar atitudes que estimulem o uso da droga. Por isso, embora o usuário abandone o tratamento, nós continuamos acompanhando a família. Isso acontece por entendermos que quando essa família está mais preparada para absolver a situação, a chance de recuperação do usuário é muito maior – analisou.

Parcerias com escola, igrejas e instituições em geral, são importantes mecanismos de prevenção às drogas. “Os professores são aliados importantes dessa causa. O adolescente sempre sinaliza quando está usando drogas ou quando têm problemas que podem levá-lo ao mundo das drogas. Quando o professor consegue perceber isso os resultados são muito interessantes”, ponderou a coordenadora, que para concluir, destacou que o Caps está de portas abertas a todos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Igualdade desigual!

Por Flávio Azevedo - Reflexões

O decreto que reserva 20% das vagas para negros e índios em concursos públicos no estado do Rio de Janeiro, assinado pelo governador Sérgio Cabral, ontem, entra em vigor hoje. Os candidatos deverão se declarar negros ou índios no momento da inscrição no concurso. Num país cheio de mestiços, quem garante que é negro, índio, branco ou amarelo?

E quando eu declaro que sou negro? Muita gente fica achando que eu estou de sacanagem! A minha bisavó materna era cabocla, o marido dela um semi-alemão. Já a minha trisavó (o nome é esse? rsrsrs) paterna, era uma negra filha de escravos que casou com um alemão. Qual a minha cor? Sou branco (até de mais)... Mas que significa aquele monte de pintinhas espalhadas no meu corpo?

Como corrigir a “igualdade desigual” de um país onde as pessoas buscam exatamente ser desiguais?

Como corrigir deformidades sociais, quando todos estão a todo tempo em busca de privilégios?

Como fazer investimentos em Saúde, Educação, Cultu...ra, Esporte, Lazer, Segurança, Emprego e Geração de Renda, se eu preciso que o pobre fique na minha porta pedindo favor?

Como acreditar que teremos políticos diferentes, se a prioridade das eleitores é “aproveitar a política” para ganhar tijolos, areia, cimento, lipoaspiração, gasolina, entre outras coisas?

Como esperar políticos melhores, se a cada dia aumenta o número de candidatos pensando apenas em fazer o pé de meia?


Esse assunto deveria dominar as conversas, de trabalho e de família; os papos, de botequins e de campo de futebol; os chás, entre senhoras; os cafés, entre senhores; os púlpitos, evangélicos e católicos; as tribunas, assembleias e parlamentos; entre outros lugares!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cidadão prende ladrões no Centro de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Uma prisão efetuada por um cidadão. É como podemos classificar a ação que permitiu a polícia prender o menor G.D.M. (17) e a sua companheira Elizângela Martins Nantes, de 24 anos, moradores de Tanguá. O assalto aconteceu por volta das 13h, na Rua Dr. João Batista, no Centro (rua do laboratório Kramer), nos fundos do Supermercado Tinoco. A vítima é o aposentado Antônio Pereira da Silva, de 71 anos, morador do Rio Seco, em Rio Bonito.

De acordo com a vítima, Elisângela se aproximou e pediu R$ 2,00 para fazer um lanche. Não entendendo a intenção da mulher, o aposentado tirou do bolso R$ 52,00 e entregou R$ 2,00. “Fiz de coração! Os R$ 2,00 eu realmente dei a ela”, contou o aposentado.

Quando percebeu que o aposentado tinha mais dinheiro, o menor se aproximou e com uma arma de brinquedo rendeu a vítima. Enquanto o menor mantinha o aposentado na mira da suposta arma, Elisângela meteu a mão no bolso do aposentado e pegou os R$ 50,00 que tinha visto.

O aposentado se dirigiu ao Mercado Municipal e contou a sua história ao comerciante Valci Ferreira Paixão, de 53 anos, que decidiu procurar a dupla de assaltantes. Na Rua da Conceição, no ponto do ônibus da Praça Cruzeiro, o aposentado reconheceu a mulher. O comerciante segurou a ladra e pediu que seu Antonio ficasse com ela.
– De repente, no meio daquele monte de gente, o cara começou a correr. Eu desconfiei que era assaltante e corri atrás dele. Ele entrou na rua do Papaôla (Dr. Marinho), correu em direção a Praça Fonseca Portela, onde eu peguei ele. Ele se jogou no chão, mas um policial viu a situação, mostrou a arma, rendeu o bandido e pediu que eu fosse chamar a polícia – narrou Valci, muito empolgado coma a sua ação.

O aposentado, Antônio Pereira da Silva; e o comerciante, Valci Ferreira Paixão (D).

Já na delegacia, onde o caso foi registrado, os policiais militares da viatura ‘bancária’, que estavam na Av. Presidente Castelo Branco (rua dos bancos) reconheceram que o comerciante Valci efetuou a prisão. “Ele foi muito útil e ajudou a tirar esses bandidos das ruas”. Ainda segundo os policias, a mulher era usada como isca para distrair os idosos. “O objetivo era saber quanto eles têm no bolso”, ponderou um dos policiais.

Os PMs fizeram uma alerta: “nós estamos no início do mês, época de pagamento e os ladrões estão buscando as suas vítimas. Precisamos redobrar a nossa atenção, mas o cidadão também precisa ficar esperto, principalmente os idosos!”.

De acordo com os policiais da 119ª DP, o menor será encaminhado para o Instituto Padre Severino e a mulher para alguma instituição que tenha carceragem feminina.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Suposto foragido da polícia executado na Caixa D’Água

Flávio Azevedo

Depois de uma suposta discussão, um homem que teria sido identificado como Adriano da Conceição Meira (19), morador do Bosque Clube, foi assassinado com cerca de cinco tiros, na cabeça, no bairro da Caixa D’Água, em Rio Bonito. O crime aconteceu por volta das 22h15min, de hoje (04/07/2011). O criminoso estaria de moto e não deixou pis...tas. Os disparos foram ouvidos, mas os moradores pensaram se tratar motoqueiros brincando com os escapamentos das motocicletas, hábito dos jovens da localidade.

Segundo relatos do cabo Luciano Macedo e do soldado Vitor Valeriote, policiais militares designados para atender a ocorrência, vítima e assassino estariam de moto e teriam tido uma áspera discussão antes dos disparos. “Só depois de algum tempo as pessoas perceberam que os sons não eram das motos, mas tiros... Foi quando decidiram chamar a polícia”, contaram os policiais.

A vítima, segundo os policiais, tinha envolvimento com tráfico de drogas, seria responsável por uma série de roubos a residências e a estabelecimentos comerciais na cidade; e estaria foragido da polícia. Adriano seria o quarto integrante da quadrilha que foi presa no último dia 16 de abril, por coincidência, pela mesma dupla de policiais militares, designada para acompanhar o crime (Luciano Macedo e Vitor Valeriote).

À época (16/04) foram presos: Jeferson de Souza (24 anos), Marco Antônio Resende (18 anos) e um menor. Eles foram acusados de roubar casas na Bela Vista e um bar, no Centro da cidade.

35ª Subseção da OAB sedia reunião Zonal

Flávio Azevedo

Depois de 18 anos, Rio Bonito sediou no último dia 1º de julho (sexta-feira), a Reunião Zonal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, que teve como anfitriã, a 35ª Subseção, que ampara os advogados dos municípios de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim. Cerca de 15 subseções prestigiaram o evento, que também contou com a presença do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ), Felipe Santa Cruz.

Além da prestação de contas da CAARJ; do balanço da gestão atual; do lançamento do projeto "Prerrogativas sim! Privilégio não!", da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da Subseção, do lançamento do site da Subseção, o presidente da 35ª Subseção deu posse aos membros das Comissões (foto 2) de “Direitos do Consumidor”; “Direito do Estado”; “Assuntos Municipais” e “Acesso a Justiça e Prestação Jurisdicional”. Na ocasião, também foi anunciada a instituição do serviço de Ouvidoria da 35ª Subseção, que terá como ouvidor, o advogado João Carlos Farias.

O presidente da 35ª Subseção, o advogado César Gomes de Sá, voltou a afirmar o seu compromisso com uma gestão democrática que objetiva “oferecer aos 331 advogados da Casa, inclusive estagiários, melhores condições para o exercício pleno da advocacia”.

Conquistas

Dentro das realizações e conquistas o presidente cita a realização de audiências públicas; reposição do quadro funcional através de processo seletivo; criação e implantação da Ouvidoria; e a iniciativa de construir uma página eletrônica, para propiciar à categoria, mais informação, prestação de serviço e transparência. “São conquistas relevantes dessa gestão e nós não vamos parar por aí”, garantiu o presidente.

Mudanças nos horários de funcionamento da sala dos advogados no Fórum de Rio Bonito; os investimentos nas salas dos advogados de Rio Bonito e Silva Jardim, que oferecem mais conforto; a instalação de internet e rede Wireless, nesses respectivos espaços e o funcionamento da copiadora, na Sala do Advogado, de Silva Jardim, também são marcas da atual administração da 35ª Subseção. “Essa melhoria em breve chegará a Sala do Advogado do Fórum de Rio Bonito, por entendermos que esse benefício é importante para os colegas”, analisou César.

Com o apoio de mais de 60 advogados em suas comissões e atividades internas, a presidência da 35ª Subseção da OAB tem metas importantes para o segundo semestre desse ano. Destacamos a inauguração do escritório compartilhado na atual sede;
O início das obras da sede própria, próximo ao novo Fórum de Rio Bonito; a instalação da Escola Superior de Advocacia; o lançamento da revista eletrônica da 35ª Subseção; o lançamento do projeto que vai inaugurar o fórum permanente de debates sobre direito processual, civil e prestação jurisdicional; e o início dos cursos de pós-graduação.

Com o objetivo de dar apoio a sociedade civil, hoje, a 35º Subseção está representada no Conselho Comunitário de Segurança, nos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e Educação; e busca assento em outros conselhos.
– Nós estivemos presentes, com apoio da Seccional, em todos os movimentos e atos públicos pró-segurança realizados pela população riobonitense, inclusive participando no dia 28 de junho, do encontro com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, cumprindo um dos nossos principais objetivos, que é a aproximação da OAB com a comunidade que ela está inserida – concluiu o presidente.