quarta-feira, 7 de julho de 2021

“Dia da Piscicultura” aponta potencialidade do negócio e seus efeitos na cadeia produtiva

O secretário, Teilor Cerqueira Gomes; dando "boas vindas" aos presentes na abertura do "Dia da Piscicultura".

Rio Bonito sediou nessa terça-feira (06/07) o “Dia da Piscicultura”. O local escolhido para sediar o encontro foi o Hotel Fazenda Pedras Negras, em Lavras. A iniciativa da programação, que contou com representantes de 18 municípios, é da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Além de agradecer a presença dos palestrantes e dos presentes, o comandante da pasta, Teilor Cerqueira Gomes; comentou que, agora, junto com sua equipe já está sendo organizado um encontro similar para tratar de Equinocultura e tudo que envolve esse universo. 

De acordo com Teilor, “essa atividade envolve uma cadeia produtiva muito rica, extensa e impacta a Economia de forma positiva, porque gera emprego, renda, movimenta o setor rural e alcança diretamente o homem do campo que precisa ser estimulado”. Na oportunidade o secretário destacou que o plano é fortalecer o agronegócio local “para que Rio Bonito se torne referência nesse setor, mas a ideia é alcançar variadas culturas e atividades”. 
O vice-prefeito, José Américo dos Santos; cumprimenta os presentes.
Um dos palestrantes, o médico veterinário, Sérgio Malavasi; destacou que a quantidade de presentes no “Dia da Piscicultura”, o interesse dos participantes, inclusive, com pessoas vindo de municípios distantes; indica que a área da Agricultura do município está sendo bem gerida e existe comprometimento dos colaboradores.
– Todo bom trabalho desenvolvido resulta em credibilidade, que se manifesta nesses momentos. Esse sucesso é muito significativo para os dois outros segmentos que estão sob a gerência do secretário Teilor (Trabalho e Desenvolvimento Econômico). A maior parte das pessoas que estiveram aqui, hoje, tem muita dificuldade de deixar os seus afazeres, mas vieram. Isso é credibilidade, resultado de boa gestão e muito trabalho – acrescentou Malavasi.

Feita a abertura do “Dia da Piscicultura” pelo secretário, Teilor Cerqueira Gomes; e pelo vice-prefeito, José Américo dos Santos; a série de palestras foi aberta por Filip Soares, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Ele abordou o tema “Introdução a Piscicultura”. Na sequência, a coordenadora setorial de fiscalização e controle do Sistema de Inspeção Estadual (SIE), Isabelle Oliveira; setor ligado ao setor de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); palestrou sobre “Legalização de Agroindústrias de Pescado”. O ciclo de palestras do período da manhã foi encerrado por Sérgio Malavasi, da Alisul Alimentos de Maringá/PR. Ele discorreu a respeito do tema “Produção de Peixes com Eficiência”.
O médico veterinário, Sérgio Malavasi; faz a necropsia do peixe para mostrar a qualidade do pescado consumido.
Após o intervalo do almoço, as atividades foram retomadas com Helena Moura e Giovana Ribeiro, que apresentaram o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), recentemente instalado em Rio Bonito. Do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), veio a engenheira florestal e mestre em Ciência Ambiental, Michelle Ribeiro; que integra a gerência de licenciamento agropecuário e florestal do INEA. Na oportunidade ela discorreu a respeito do tema “Legalização da Aquicultura”. O médico veterinário, Sergio Malavasi; novamente palestrou, dessa vez com o tema “Custo de Produção na Tilapicultura”, inclusive, fazendo a necropsia de um peixe para mostrar como perceber a sanidade do pescado.

Encerrou o ciclo de palestrar o professor, Hélvio Costa; do Instituto Cooperar Brasil; que abordou o tema “Aquicultura, Emprego e Sustentabilidade. Através de gráficos e dados publicados em revistas especializadas, o professor confirmou a potencialidade econômica da Piscicultura, mostrou que essa ainda é uma atividade pouco explorada no Brasil e revelou que, apesar do potencial econômica desse negócio, o Rio de Janeiro está na 22ª colocação entre os 27 estados da federação quando o assunto é piscicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário