segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Lona na Lua recebe espetáculo ‘Trajetórias’ nesta sexta-feira (29/08)

Nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, às 9 horas, o Lona na Lua Tanguá recebe o espetáculo ‘Trajetórias: negros e negras na construção do Brasil’. Na plateia, além dos alunos da instituição, estarão estudantes da Escola Municipal Manoel João Gonçalves.

Antes disso, a montagem será apresentada em duas escolas públicas da região. No dia 27 de agosto, às 9 horas, a Escola Municipal Dr Astério Alves de Mendonça, em Rio Bonito, recebe o espetáculo. Já no dia 28 de agosto, às 9 horas, é a vez dos alunos da Escola Jornalista Alberto Torres, de Itaboraí, assistirem a obra. Todas as apresentações serão gratuitas e tem como foco apresentar um espetáculo que traz como temática a cultura afro-brasileira para alunos de escolas públicas e ONGs.

Para o diretor Zeca Novais, esta iniciativa reforça o papel da arte como elemento de formação da consciência crítica da sociedade. “No palco, três atores negros dão vida a personagens históricos. Considero uma obrigação difundir sobre os feitos gigantescos dos personagens do espetáculo. A arte que acreditamos tem essa perspectiva de deixar um legado de aprendizado para crianças e jovens, que estarão replicando essas histórias não apenas em sala de aula, como também em suas casas”, diz Zeca Novais.

Sinopse da Obra:

Dina, Tom e Dé têm que fazer trabalho escolar, mas não encontram as informações que precisam. Procurando na biblioteca, encontram personagens que vão ajudá-los na atividade. 'Trajetórias' é um espetáculo teatral que combina ficção, história e aspectos biográficos para tratar da vida de três personagens: os irmãos Antonio e André Rebouças e de Enedina Alves Marques. Três pessoas negras que construíram suas trajetórias profissionais como engenheiros de obras importantes no país e nem sempre são lembrados por seus feitos. No século XIX, os irmãos Rebouças, dois homens negros nascidos livres, tornaram-se figuras influentes e foram engenheiros responsáveis por obras de ferrovias e estradas.

‘Trajetórias: negros e negras na construção do Brasil’ é uma obra escrita por Rafael Cal e dirigida por Zeca Novais, que valoriza personagens negros e negras esquecidos pela história brasileira. Contemplado pelo edital Fluxos Fluminenses, o projeto é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.

Fonte: Ascom/Lona na Lua

Simpósio Agosto Lilás para informar e conscientizar em Tanguá

O plenário da Câmara Municipal de Tanguá recebe no dia 27/08 (quarta-feira), a partir das 13h30min, o Simpósio Lilás; instrumento que pretende promover diálogo, conscientização e ação da sociedade a respeito da violência contra mulher. Apesar do tanto que se aborda o assunto em todas as mídias, o número de mulheres agredidas, abusadas e/ou mortas no Brasil ainda é alarmante.

“Quando a prevenção chega, ela transforma vidas” é uma das frases que promete fazer sentido a partir do Simpósio Lilás. Embora seja constante preocupação é no mês de agosto que os governos intensificam campanhas pelo fim da violência contra as mulheres, com uma série de ações coordenadas a partir do Ministério das Mulheres. A proposta é divulgar e, sobretudo, construir Comunicação eficiente, que dialogue com as várias realidades das mulheres brasileiras que resulte no fim dos casos de feminicídio.

O Agosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Em 2025 a campanha ganha ainda mais força com o tema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, frase forte que além de reforçar o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas informa a existência de um número de alcance nacional por onde as mulheres podem denunciar agressões.

No último dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completou 19 anos. Reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, a norma estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas. Todavia, ainda há muito a ser feito e tremendas barreiras a serem transpostas. Vamos em frente! #flavioazevedo

Caminhos do Sabor Rural de Tanguá na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (25/08) está no ar. Hoje, recebendo a escritora, empreendedora e operadora de Turismo, Fernanda Braga. Em pauta temas como a iniciativa Caminhos do Sabor Rural da Região de Tanguá, Ecoturismo, programa Territórios Empreendedores do Sebrae e assuntos correlatos. Vamos em frente! #flavioazevedo


Morre Renato Poubel

Deixo aqui minha homenagem e condolências aos familiares do servidor público, Renato Teixeira Poubel Lima (49 anos); que faleceu depois de uma longa luta contra o câncer. Somente na manhã dessa segunda-feira (25/08) fiquei sabendo da sua partida, ocorrida ontem. Poubel era fiscal de tributos da Prefeitura Municipal de Rio Bonito. Em 2018 comandou a Secretaria Municipal de Fazenda, época que tive a oportunidade de entrevista-lo algumas vezes.

Também era ativo na Associação dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Estado do Rio de Janeiro (AFIMERJ), organismo do qual ele falava sempre com entusiasmo. A associação tem como propósitos garantir que os recursos que custeiam os serviços públicos essenciais sejam recolhidos; desenvolver políticas públicas de inclusão e diminuição das desigualdades sociais; combater a sonegação e formas correlatas de corrupção; e evitar que prefeitos e secretários incorram em renúncia de receita.
Outro organismo que também contava com sua atenção era a Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira). Quem conversou com Renato lembra que ele gagueja, condição que o levou a integrar a Abra Gagueira, instituição não muito conhecida, sobretudo para aqueles que não enfrentam a “disfemia” termo técnico da gagueira.

Essas participações mostram o seu espírito público, deixando claro que partiu deixando contribuição relevante por onde passou. Que Deus conforte e console cada familiar e cada amigo! Vamos em frente! #flavioazevedo

Morre Jaguar

O cartunista, Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe; conhecido como Jaguar, morreu neste domingo (24/08), aos 93 anos, no Rio de Janeiro. Estava internado há três semanas, com pneumonia, no Hospital Copa D’Or. Foi um dos fundadores do Pasquim, jornal satírico que marcou a resistência à ditadura militar. Jaguar deixa a esposa, Célia, e a filha, Flávia Savary.

Carioca, nascido em 29/02/1932, Jaguar iniciou a carreira em 1952 na revista Manchete. O pseudônimo surgiu por sugestão do cartunista Borjalo. Na época, trabalhava no Banco do Brasil, sob chefia do cronista Sérgio Porto, que o incentivou a investir no humor, numa época que era possível fazer humor no Brasil. Vamos em frente! #flavioazevedo

Música, Educação e Musicalidade na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (22/08) está no ar. Hoje, recebendo o músico, pedagogo e professor, Ryhan Klein. Professor e um dos proprietários da Escola de Música Sons do Coração de Tanguá. Em pauta temas como Música, Educação e Musicalidade. Vamos em frente! #flavioazevedo


Prefeito Marcos Abrahão anuncia retorno das cirurgias eletivas no Hospital Darcy Vargas

Então, eu não sei se vc meu seguidor já viu, mas eu vi na rede social do prefeito de Rio Bonito, Marcos Abrahão; um vídeo onde ele anuncia o retorno das cirurgias eletivas no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). Esse problema se arrasta, salvo engano desde 2018 ou 2019. Se agravou nos anos pandêmicos e nunca mais conseguiu-se pegar a ponta da corda.

Se dizendo indignado com o que encontrou quando assumiu a Prefeitura de Rio Bonito, o prefeito anuncia nesse vídeo, disponível em sua rede social, que finalmente conseguirá retomar as cirurgias eletivas e que o HRDV será reconduzido ao antigo patamar de atender a população SUS.

Eu fico satisfeito com a decisão do prefeito e quero aproveitar a oportunidade para deixar uma reflexão a respeito do tema. A reflexão é para o prefeito, Marcos Abrahão; e toda sua equipe.

Quando a Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel (1888), o Barão de Cotegipe, à época, o governador da Bahia, teria dito a princesa que ela “libertou um povo e perdeu um trono”. E realmente foi isso que aconteceu. Em retaliação a liberdade dos africanos escravizados, um ano depois, 1889, as elites patrocinaram a Proclamação da República.

Vendo seu discurso de “fazer o HRDV funcionar para o usuário”, eu sou obrigado a alertar o senhor com palavras similares a do Barão de Cotegipe.

Aliás prefeito, o senhor sabe que também sou da saúde, sabe que trabalhei quase 10 anos no HRDV, e sabe que acompanho essa queda de braço entre PMRB e HRDV há 20 anos. Sendo assim eu tenho expertise para alerta-lo que “libertar um povo”, ou seja, fazer o Hospital Regional Darcy Vargas funcionar com excelência no SUS, pode significar “perder um trono” que podemos entender como perder um governo ou uma reeleição.

É que fazer o HRDV funcionar direito e para o povo significa comprar barulho com um conjunto de “castas” que estão instaladas ali dentro lucrando com o caos. É a turma do “quanto pior melhor”, prefeito! E essas castas não querem largar o osso!

Parabéns pela iniciativa, esse enfrentamento é mais do que necessário, chega com alguns anos de atraso (e que bom que chegou!); todavia, cuidado com os efeitos colaterais da sua decisão! Eu já vi esse filme algumas vezes! Aliás, lá no hospital, fique sempre de costas pra parede para não ser surpreendido! Vamos em frente prefeito! #flavioazevedo

Pauta variada e novo comando na Cultura de Rio Encontro na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (20/08) está no ar. Hoje, pautando temas variados e ressaltando a troca de comando da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Bonito. Sai o músico, Ricardo Leite; entra o também músico e cantor sertanejo, Vaguinho Carteiro. Vamos em frente! #flavioazevedo

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Goleiro Fabio alcança marca de futebolista profissional com mais jogos na história do Futebol

Eu vivi para ver um dos maiores goleiros da história do Futebol brasileiro defendendo o gol do meu Fluminense. Sempre apreciei o desempenho desse atleta desde que surgiu no Vasco da Gama. A maior parte da carreira do Fábio, que completa 45 anos em setembro, foi construída defendendo o Cruzeiro. Entendo ser essa razão para o Fábio não ter uma história na Seleção Brasileira.

Na noite dessa terça-feira (19/08), na partida que o Fluminense venceu o América de Cali, no Maracanã e se classificou para as quartas de final da Copa Sul-Americana, Fábio se tornou o jogador com mais partidas disputadas na história do futebol. Agora, são 1.391 jogos. No gramado, depois da partida, ele recebeu uma série de homenagens, entre elas, das mãos do presidente, Mário Bitencourt; uma placa e um prato temático.

Com a partida de hoje, o goleiro do Fluminense supera o lendário goleiro inglês, Peter Shilton: que atuou até os 47 anos.

Nessa partida história para o Fábio, os uniformes dos goleiros foram personalizados com um patch especial em homenagem a esta marca. Também tem um copo personalizado do goleiro para os torcedores.

O goleiro Fábio, hoje, tem os seguintes números: 976 jogos pelo Cruzeiro, 235 jogos pelo próprio Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 jogos pelo União Bandeirante.

No top cinco dos jogadores de Futebol com mais jogos na história o ranking é o seguinte: Fábio (1.391 partidas); o inglês, Peter Shilton (1.390 partidas); o português, Cristiano Ronaldo (1.284 partidas); o brasileiro, Rogério Ceni (1.265 partidas) e o tcheco, František Plánička (1.187 partidas). Desse quinteto, o único que não é goleiro é o português. Vamos em frente! #flavioazevedo

Programa Cuidar visita o bairro Cajueiros em Rio Bonito

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito promoveu no último sábado (16/08), no bairro Cajueiros, o Programa Cuidar. A ação teve início pela manhã e se estendeu até às 17h. O programa tem o propósito de levar saúde aos usuários, zerar filas e dar celeridade aos atendimentos.

Na ocasião foram oferecidos serviços de vacinação, exame preventivo, atendimento odontológico, consultas médicas, área kids e atendimento para idosos e crianças. Além disso, o programa também trouxe espaço destinado aos Pets, com vacinação antirrábica. O programa também incluiu atividade esportiva para criançada.

O Programa Cuidar é um mutirão de atendimento que abrange varias pastas da gestão municipal e deve ser realizado em todos os bairros do município, aproximando os representantes da administração pública da população, dando celeridade a atendimentos e movimentando as localidades. A primeira edição, realizada no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior, contabilizou cerca de 500 atendimentos. Vamos em frente! #flavioazevedo