segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Prefeito Marcos Abrahão anuncia retorno das cirurgias eletivas no Hospital Darcy Vargas

Então, eu não sei se vc meu seguidor já viu, mas eu vi na rede social do prefeito de Rio Bonito, Marcos Abrahão; um vídeo onde ele anuncia o retorno das cirurgias eletivas no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). Esse problema se arrasta, salvo engano desde 2018 ou 2019. Se agravou nos anos pandêmicos e nunca mais conseguiu-se pegar a ponta da corda.

Se dizendo indignado com o que encontrou quando assumiu a Prefeitura de Rio Bonito, o prefeito anuncia nesse vídeo, disponível em sua rede social, que finalmente conseguirá retomar as cirurgias eletivas e que o HRDV será reconduzido ao antigo patamar de atender a população SUS.

Eu fico satisfeito com a decisão do prefeito e quero aproveitar a oportunidade para deixar uma reflexão a respeito do tema. A reflexão é para o prefeito, Marcos Abrahão; e toda sua equipe.

Quando a Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel (1888), o Barão de Cotegipe, à época, o governador da Bahia, teria dito a princesa que ela “libertou um povo e perdeu um trono”. E realmente foi isso que aconteceu. Em retaliação a liberdade dos africanos escravizados, um ano depois, 1889, as elites patrocinaram a Proclamação da República.

Vendo seu discurso de “fazer o HRDV funcionar para o usuário”, eu sou obrigado a alertar o senhor com palavras similares a do Barão de Cotegipe.

Aliás prefeito, o senhor sabe que também sou da saúde, sabe que trabalhei quase 10 anos no HRDV, e sabe que acompanho essa queda de braço entre PMRB e HRDV há 20 anos. Sendo assim eu tenho expertise para alerta-lo que “libertar um povo”, ou seja, fazer o Hospital Regional Darcy Vargas funcionar com excelência no SUS, pode significar “perder um trono” que podemos entender como perder um governo ou uma reeleição.

É que fazer o HRDV funcionar direito e para o povo significa comprar barulho com um conjunto de “castas” que estão instaladas ali dentro lucrando com o caos. É a turma do “quanto pior melhor”, prefeito! E essas castas não querem largar o osso!

Parabéns pela iniciativa, esse enfrentamento é mais do que necessário, chega com alguns anos de atraso (e que bom que chegou!); todavia, cuidado com os efeitos colaterais da sua decisão! Eu já vi esse filme algumas vezes! Aliás, lá no hospital, fique sempre de costas pra parede para não ser surpreendido! Vamos em frente prefeito! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário