sábado, 13 de dezembro de 2025

O Salto D’Água de Braçanã e suas lições ignoradas

Nesse sábado (13/12) chamou a minha atenção nas redes sociais um material do vereador de Tanguá, Rafael Maçulo; tratando do desabastecimento hídrico do município de Tanguá/RJ. Dias atrás, o amigo, Celso Pereira; num dos nossos grupos de caminhada, publicou uma foto mostrando o Salto D’Água de Braçanã, onde está a barragem que capta água para abastecer Tanguá; praticamente seco.

Ambas as situações têm sido recorrentes. Já tivemos dias que a represa está cheia, mas as águas não rolam pelas pedras do salto, porque o volume diminui e a água que chega fica toda represada para abastecer Tanguá, o que empobrece o curso natural. Por vezes falta água em volume suficiente para impulsionar o abastecimento, sobretudo nos meses de calor. E a temporada 2025/2026 do verão ainda nem começou!

Diante do exposto, tanto por Rafael quando por Celso, vale ressaltar que o complexo problema tem algumas causas que tornam a questão muito complexa. Primeiro nós temos a questão climática, ou seja, falta chuva no sertão da Serra do Sambê, mais precisamente nas montanhas de Braçanã, onde nascem essas águas.

Depois precisamos tratar do desmatamento que há décadas aniquila as montanhas da Serra do Sambê, com maior gravidade no sertão de Braçanã, onde o território é limite dos municípios de Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu. Ao longo das últimas décadas os governos desses municípios não deram importância, por conivência e/ou desinteresse, a atuação de motosserras e carvoeiros em seus territórios. As infrutíferas ações que ocorreram foram apenas pirotecnia e marketing do governo do Estado, principal responsável pelo problema.

Por exemplo: na Cabeça da Vaca, principal cume onde nascem as águas que irrigam o Salto D’Água de Braçanã, onde está implantada a barragem que abastece Tanguá, está sendo violentamente desmatada e os desinteressados governos de Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu tem conhecimento disso e nada fazem.

Pessoalmente eu já falei a respeito disso com as autoridades tanguaenses. Com o atual prefeito e com o anterior, Rodrigo Medeiros e Valber Marcelo, respectivamente. Sei que a questão é complexa, porque as águas que abastecem Tanguá nascem em territórios que não estão sob a jurisdição da Prefeitura de Tanguá ou fiscalização dos vereadores tanguaenses. Penso que resta às autoridades de Tanguá buscar socorro no imprestável governo do estado, quando o assunto é fiscalizar o desmatamento na Região Leste Fluminense.

Aliás, é desafiador, inclusive, para o governo do estado. Penso que os municípios envolvidos nesse imbróglio só resolverão o problema se tiverem mentalidade “regional”. Se seguirem a lógica do “cada um por si e Deus por ninguém” e tratando o assunto somente em tempos de estiagem como é até aqui, a questão nunca será resolvida. A propósito, também é perda de energia oposição e situação tocarem bumbo para fingir atenção ao tema (postura bem brasileira).

Há cerca de dois anos, lá nas montanhas onde nascem as águas do Salto D’Água de Braçanã, eu fiz uma publicação a respeito do tema. O objetivo foi alertar e mostrar o desmatamento que toma conta dos cumes onde essas águas são captadas pela natureza. Até hoje eu não vi nenhum movimento no sentido de impedir o desmatamento, reflorestar as áreas degradadas, criar ferramentas de fiscalização. Sem mata, sem chuva! Sem chuva, sem água! Dessa equação da natureza ninguém escapa. Segue o link a baixo!


quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Vagas na Imbiara

OPORTUNIDADE: a Imbiara tem vagas para motorista de caminhão, auxiliar administrativo e ajudante de entrega. Importante ter experiência e residir em Rio Bonito/RJ. Interessados enviar e-mail para rh@imbiara.com indicando no assunto a função desejada. Vamos em frente! #flavioazevedo 

Formação de Mão de Obra na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (11/12) está no ar. Hoje, recebendo o empresário e engenheiro civil, Rômulo Casado. Em pauta Desenvolvimento Econômico e Formação de Mão de Obra. O convidado também integra a diretoria do Sindicem. Vamos em frente! #flavioazevedo


Eles Cresceram é sua opção de moda infantil no Centro de Rio Bonito

Você já escolheu o presente de Natal das suas crianças? Já sabe qual será o look delas nas festividades natalinas, naquela reunião para Ceia de Natal? E no Réveillon, o que elas irão vestir? Tem também o presente do amigo oculto. Já decidiu o que vai ser? Faço essas perguntas para te sugerir uma opção. É que na “Eles Cresceram”, loja de roupas infantis localizada no Centro de Rio Bonito/RJ, o meu amigo, Rafael Teixeira; pode te ajudar com essas escolhas. Faça uma visita e conheça, inclusive, a “Mala Delivery”.

A “Eles Cresceram” está localizada na Rua Nilo Peçanha, nº 33, Centro de Rio Bonito, ao lado do Supermercado Armazém Rio. Informações e dúvidas através do telefone (21) 99694 – 6762. Vamos em frente! #flavioazevedo

Indústria e Comércio de Futsal chegando aos jogos decisivos

Nessa quarta-feira (10/12) estive em ação em mais uma jornada esportiva a serviço da On Esportes, empresa responsável pela transmissão dos jogos do Campeonato da Indústria e Comércio de Futsal de Rio Bonito. Ginásio Antonio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube, lotado; para acompanhar as três partidas da noite. No primeiro confronto, Padaria Guimeshe 6x2 Cerâmica Marajó. Na segunda partida, certamente a mais esperada da noite, BV Automotiva 3x2 Espace Digital. O último jogo da noite foi RC lanches 8x6 GG Multimarcas.
Gratidão aos amigos e seguidores que prestigiam a transmissão pelas variadas plataformas, sobretudo aqueles que prestigiam pela minha Fanpage! Vamos em frente! #flavioazevedo


Flamengo bate Cruz Azul e conquista Dérbi das Américas na Copa Intercontinental do Catar

O Flamengo estreou na Copa Intercontinental diante do campeão da Concacaf, o mexicano Cruz Azul. Com dois gols de Arrascaeta, a equipe brasileira ficou com a taça do Dérbi das Américas, disputada pelo campeão da Libertadores e o campeão da Concacaf. A partida foi disputada nessa quarta-feira (10/12), no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.

Com a vitória, o Flamengo está classificado para semifinal. A partida será disputada no próximo sábado (13). O adversário é o egípcio Pyramids, campeão africano. O vencedor decidirá a Copa Intercontinental com o Paris Saint-Germain (PSG), campeão da Europa, partida que será disputada na próxima quarta-feira (17).

Arrascaeta abriu o placar aos 15 minutos, aproveitando a falha do zagueiro Gonzalo Piovi, que tentou sair jogando, cruzando a bola na área. O uruguaio driblou o goleiro, Andrés Gudiño; e finalizou com o gol vazio. O Cruz Azul empatou aos 44, golaço do zagueiro, Jorge Sanchez. Arrascaeta voltou a brilhar aos 32, encobrindo o goleiro e dando números finais ao placar.
Chamou atenção no jogo a definição do segundo gol do Flamengo. Os atletas do Cruz Azul reclamaram que a bola não havia entrado, mas o arbitro sueco, Glenn Nyberg; esticou o braço direito e mostrou “GOAL”, no relógio, acionado pelo próprio VAR. Avanço tecnológico que, segundo a CBF, já estará em ação no próximo Campeonato Brasileiro.

O Flamengo jogou com Rossi, Varela, Leo Ortiz, Leo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar (Saúl), Jorginho (De la Cruz) e Arrascaeta (Luis Araújo); Carrascal (Cebolinha), Samuel Lino (Gonzalo Plata) e Bruno Henrique. Vamos em frente! #flavioazevedo

Tanguá 30 Anos na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (10/12) está no ar. Hoje, recebendo o militar reformado e comunicador, Carlos Roberto Pires da Luz, o popular Zizil. Vamos dialogar no quadro “Tanguá 30 Anos”, tratando da Emancipação de Tanguá, com destaque para o primeiro movimento emancipatório (1991) que foi derrotado, mas foi base para o movimento vitorioso (1995). Vamos em frente! #flavioazevedo


Os novos momentos da Tecnologia e da Comunicação Social na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (09/12) está no ar. Hoje, recebendo o analista de sistemas, Sérgio Mesquita. Em pauta os novos momentos da Tecnologia, da Comunicação Social e as influências dessas ferramentas no cenário político. Vamos em frente! #flavioazevedo 

domingo, 7 de dezembro de 2025

Saúde, emoções e resiliência na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (05/12) está no ar. Hoje, recebendo o médico, João Jorge Cabral Nogueira. Em pauta, temas como Saúde Mental. Iremos transitar por temas como ansiedade, auto perdão, aceitação, maldade, intriga, fofoca e vitimização. Vamos em frente! #flavioazevedo


quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Liminar de Gilmar Mendes blinda Judiciário contra Lei do Impeachment

O Ministro do STF, Gilmar Mendes; autor da liminar da blindagem
Com o suposto propósito de blindar o Judiciário e companheiros de toga da Lei do Impeachment, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; deu liminar, nessa quarta-feira (03/12), que altera itens da Lei 1.079/1950, a chamada Lei de Impeachment; que trata do afastamento membros do Poder Judiciário de suas prerrogativas. A liminar restringe ao procurador-geral da República (PGR) a denúncia contra membros do Poder Judiciário que sejam acusados e/ou suspeitos de crimes de responsabilidade. Antes da liminar, a prerrogativa era de qualquer cidadão.

Os crimes de responsabilidade são infrações político-administrativas cometidas por autoridades, que firam a Constituição, a segurança do Estado, o funcionamento dos poderes e/ou os direitos políticos.

Outra mudança a partir da liminar do ministro, Gilmar Mendes; é a exigência de maioria qualificada de dois terços do Senado, tanto para o recebimento quanto para a pronúncia no processo de impeachment de ministros do STF. Antes era maioria simples.
Gilmar suspendeu ainda dois dispositivos que decretavam afastamento cautelar do cargo durante o processo de impeachment de ministro. Através da liminar também proibiu qualquer interpretação da lei que autorize enquadrar o mérito de decisões judiciais como conduta típica para efeito de crime de responsabilidade.

Gilmar considera que "a intimidação do poder Judiciário por meio do impeachment abusivo cria um ambiente de insegurança jurídica, buscando o enfraquecimento do poder, o que, ao final, pode abalar a sua capacidade de atuação firme e independente. Isso porque, os juízes, temendo represálias, podem se ver pressionados a adotar posturas mais alinhadas aos interesses políticos momentâneos, em vez de garantirem a interpretação imparcial da Constituição e a preservação dos direitos fundamentais".

A prática do impeachment de Ministros, segundo entendimento de Gilmar Mendes; quando utilizada de forma abusiva ou instrumentalizada, não se limita a um ataque a indivíduos, mas se configura como um ataque à própria estrutura do Estado de Direito. O ministro também afirma que o impeachment de magistrados, especialmente no caso dos ministros do STF, deve ser analisado com uma consideração profunda a respeito das garantias constitucionais que protegem a magistratura e a independência do Poder Judiciário.

E a restrição do encaminhamento da denúncia apenas ao Procurador-Geral da República "tem o condão de afastar o risco de proliferação de denúncias infundadas, que poderiam ser utilizadas como instrumento de intimidação ou retaliação contra os ministros, o que, ao fim e ao cabo, protege, de forma mais eficaz, a independência judicial e a estabilidade institucional. Esse filtro processual representa uma importante salvaguarda constitucional que assegura o adequado equilíbrio entre o controle político do Senado Federal e a necessária autonomia do Poder Judiciário, evitando a exposição e a vulnerabilização dos ministros a pressões indevidas”, argumenta Gilmar.

O mérito está previsto para ser julgado no plenário virtual do STF entre os dias 12 e 19 de dezembro.
Davi Alcolumbre e Hugo Motta, presidentes do Senado e Câmara dos Deputados, respectivamente.
Embora a liminar possa ser entendida como “invasão as prerrogativas do poder Legislativo”; e mais um ato tresloucado da suprema corte, que acaba concedendo ao Judiciário, sobretudo ao STF, poder absoluto, as reações dos presidentes da Câmara de Deputados e Senado Federal, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, foram cautelosas e frouxas.

Nessa quinta-feira (04), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; disse que vai conversar com o presidente da Câmara, Hugo Motta; para destravar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas do STF. A chamada PEC das decisões monocráticas foi aprovada pelo Senado no final de 2023 e também teve a chancela da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no final de 2024. Todavia, por conveniência política não avançou desde essa época.

O que a grande mídia brasileira chama de “mal estar entre poderes” é entendido por parte da sociedade como uma blindagem, sobretudo do STF, da possível reformulação do Senado Federal nas eleições de 2026, que pode ter maioria não subserviente ao STF e seus integrantes. Vamos em frente! #flavioazevedo

Adeus Joel Nunes, o Joel da Falcon Discos

Com tristeza recebemos a notícia do falecimento de Joel Nunes, tradicional figura de Rio Bonito. O popular “Joel da Falcon Discos”, alcunha que ganhou numa referência a concorrida loja que comercializava discos, fitas cassetes e CDs, nos anos 90 em Rio Bonito; sempre foi uma figura muito querida. Amante de Futebol e Carnaval, Joel era símbolo de alegria e amizade.

Vale ressaltar sua participação nos programas esportivos que pautavam o Futebol de Rio Bonito na equipe comandada pelo também saudoso, Ewaldo Ramos Vieira; o glorioso, Walter Terra; o narrador de ouro, Cidinho Dumas; entre outros. Nos últimos anos atuava no setor imobiliário.

Com certeza Joel deixará uma lacuna que jamais será preenchida no coração dos familiares e amigos. Vamos em frente! #flavioazevedo

Lona na Lua avança para Araruama: encontro com prefeita reforça expansão do projeto e mobiliza comunidade

O Lona na Lua deu mais um passo decisivo para ampliar suas ações no estado do Rio de Janeiro. Nesta semana, o diretor do projeto, Zeca, foi recebido pela prefeita de Araruama, Daniela Soares, em um encontro marcado por entusiasmo, alinhamento institucional e forte sinalização de parceria. A reunião contou também com a presença de Luciano Mattos, ex-Procurador-Geral de Justiça do MPRJ e apoiador do Lona na Lua.

A expansão do Lona na Lua para Araruama pode representar um avanço significativo nas políticas de inclusão e acesso à cultura no município. Após a reunião, a prefeita publicou nas redes sociais uma mensagem destacando o impacto do Lona na Lua e manifestando claramente a intenção de levar o projeto para o município. “Hoje, recebemos na Prefeitura o projeto ‘Lona na Lua’, que transforma vidas ao utilizar a arte circense, teatro e dança como ferramentas poderosas para a inclusão social e o desenvolvimento pleno de crianças e jovens. E iniciamos uma parceria para trazer o projeto para a nossa cidade! Essa iniciativa vai garantir novas oportunidades à nossa juventude. O Dr. Luciano Mattos, que foi Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, esteve conosco para iniciarmos essa parceria com o projeto ‘Lona na Lua’.”

Luciano Mattos, que atualmente ocupa o cargo de Assessor Especial de Relações Institucionais da Corregedoria Nacional do Ministério Público, reforçou a importância da iniciativa para Araruama. “Muito obrigado, Daniela, por nos receber e valorizar e apoiar projetos tão importantes para a cultura, lazer e justiça social! Tenho certeza que o Lona será uma grande conquista para a linda cidade de Araruama. Orgulho enorme de apoiar esse lindo e inspirador projeto. Parabéns, Zeca, por tudo que você e sua equipe fazem pela cultura, pela arte, pela inclusão e por justiça social. Vida longa ao Lona na Lua.”

Expansão estruturada e impacto comprovado

Com oficinas de circo, teatro, dança, música e outras linguagens artísticas, o Lona na Lua já atua como referência de inclusão social e desenvolvimento infantojuvenil em três municípios — Rio Bonito, Tanguá e Cachoeiras de Macacu. Em Araruama, o projeto chega para fortalecer políticas públicas voltadas para infância, juventude e cultura, temas tratados durante o encontro.

O diretor do projeto, Zeca Novais, agradeceu a acolhida e destacou o compromisso coletivo com a transformação social. “Acreditamos na valorização do ser humano e na força do diálogo para a construção de um universo de possibilidades para crianças e jovens. Discutir políticas públicas de inclusão social, tendo a arte como ferramenta de valorização de territórios criativos, é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Agradecemos a recepção afetiva e respeitosa da senhora prefeita Daniela Soares e do senhor Secretário André Mônica. Ao amigo Luciano Mattos, todo nosso carinho e admiração por seu comprometimento com causas sociais e ambientais. Sigamos sonhando, dialogando e realizando”, afirmou o diretor.

População celebra a possível chegada do Lona

A repercussão da postagem da prefeita foi imediata. Moradores comemoraram a possibilidade de receber o projeto na cidade, reconhecendo seu impacto social e cultural. “Que show! Vambora, prefeita! Trazendo coisas boas para nossa cidade”, postou Danielly Sena. Cristina Oliveira também celebrou a notícia. “Espetacular! Conheço o projeto e é maravilhoso o trabalho que eles fazem. Parabéns, prefeita”, escreveu.

As manifestações reforçam o sentimento de acolhida da população e a expectativa positiva pela nova fase do projeto. O possível início das atividades do Lona na Lua em Araruama consolida um momento estratégico de crescimento da Instituição, que segue ampliando sua atuação e reafirmando seu compromisso com cultura, cidadania e inclusão.

Fonte: Ascom/Lona na Lua

Temas gerais e política nacional na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (04/12) está no ar. Hoje, pautando temas gerais e acontecimentos dos municípios de Tanguá, por exemplo, a abertura do Natal Vida; a formatura das alunas do Curso de Capacitação Profissional da Secretaria de Ciência e Tecnologia e a entrega das obras de revitalização da Praça Dilson de Oliveira, em Duques (Tanguá).

De Rio Bonito vamos pautar a formatura dos participantes do Proerd, alunos da Escola Municipal Drº Astério Alves de Mendonça; a formatura dos alunos dos cursos da Firjan/Senai; a realização do “Programa Ser H”, da Secretaria de Estado da Mulher; e a 1ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Serramar (Rio Bonito).

Na abertura do programa vamos tratar de mais uma jabuticaba brasileira, outra vez chegando do Supremo Tribunal Federal (STF), com a decisão monocrática do ministro, Gilmar Mendes; que busca se proteger de pedidos de Impeachment. Vamos em frente! #flavioazevedo

PROERD forma estudantes do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou mais uma turma em Rio Bonito. Noventa e nove alunos da Escola Municipal Drº Astério Alves de Mendonça, na Mangueirinha, receberam seus certificados em cerimônia realizada nesta segunda-feira (01/12), em cerimônia realizada na própria escola. O programa, implantado no Brasil pela PMERJ em 1992, tem o objetivo de estimular os jovens do quinto ano (antiga 4ª série) a buscar qualidade de vida e afastá-los do caminho da violência e das drogas. São dezessete temas para cada turma, uma vez por semana. A secretaria de Educação, Mônica Magrini, participou do evento ao lado de autoridades da Polícia Militar, professores e familiares dos alunos.

O PROERD é um programa desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, escolas, pais, professores e a comunidade local. O público alvo são alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental com idades entre 9 e 14 anos. O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, educadores, estudantes, pais e a comunidade. Oferece estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.
A interação dos alunos com o instrutor do Proerd é uma das características fundamentais do programa para criar um vínculo de amizade, confiança e respeito. Esse contato próximo permite que as crianças se sintam seguras para tirar dúvidas, compartilhar experiências e absorver cada ensinamento de maneira significativa. Ao longo do curso, que começou em agosto, eles descobriram: para quem ligar em caso de emergência; importância de obedecer à sinalização de trânsito; Como identificar o que é seguro tocar, provar ou cheirar; A estar sempre atentos ao que acontece ao redor; Como reagir diante de pessoas desconhecidas; como lidar de forma saudável com emoções, como a raiva, além da importância de agir quando veem alguém em situação de risco. Numa das lições, os alunos fazem uma redação com a temática de tudo o que aprenderam e de que forma esses conhecimentos os ajudarão a viver livres das drogas.

Um dos objetivos do programa é formar crianças mais conscientes, seguras e preparadas para fazer escolhas responsáveis no dia a dia.

Fonte: Secom/RB

Firjan forma mais de 100 alunos em Rio Bonito

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito realizou no último dia 27/11 (quinta-feira), a formatura de mais de 100 alunos que participaram dos cursos de Assistente Administrativo, Eletricista de Obras, Assistente de Operações em Logística, Assistente de Controle de Qualidade, Almoxarife e Operador de Computador, realizados em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/Senai).

Em 2025 a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico ampliou a oferta dos cursos e locais das aulas. Além do antigo prédio da Pestalozzi, na Praça Cruzeiro, as aulas também foram realizadas em três escolas municipais: Colégio Municipal Maurício Kopke (Caixa D’Água), Raulbino Mesquita (Basílio) e Kingston Motta (Boa Esperança).
Segundo o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, José Américo dos Santos, a parceria com a Firjan tem como objetivo oferecer cursos que contribuam para o desenvolvimento da qualificação profissional dos moradores de Rio Bonito, proporcionando novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho e ampliando o acesso ao conhecimento técnico e especializado.

Após a conclusão dos cursos, os alunos estão habilitados para buscar oportunidades junto às empresas locais, que, por sua vez, podem contratar uma mão de obra qualificada e com grande interesse em trabalhar. Além disso, muitos moradores locais têm a oportunidade de conseguir o primeiro emprego, e de ter um certificado com reconhecida formação profissional oferecida pela FIRJAN/SENAI.

Fonte: Secom/RB

Desenvolvimento Econômico e Regional na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (03/12) está no ar. Hoje, recebendo o empresário, diretor de benefícios do Niterói Previdência e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, Luiz Vieira. Em pauta Desenvolvimento Econômico e Regional. Vamos em frente! #flavioazevedo 

Rio Bonito realiza 21 dias de ativismo pelo “Fim da violência contra as mulheres”

O Programa Ser H (Serviço de Educação e Responsabilização do Homem), da Secretaria de Estado da Mulher, realizou no último dia 27/11 (quinta-feira), no plenário da Câmara Municipal de Rio Bonito, importante ação em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que é parte da agenda dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A iniciativa, reconhecida por estimular reflexões sobre masculinidades e o enfrentamento de padrões que reforçam a violência de gênero, tem como foco a prevenção, a responsabilização e o cuidado, contribuindo para a formação de homens mais conscientes, responsáveis e comprometidos com o respeito às mulheres.

Durante o evento, o coordenador do Programa Ser H, Paulo Sarcon, ministrou a palestra “Como se constrói a violência contra as mulheres”, trazendo uma abordagem didática e sensível sobre os processos de socialização de meninos e homens. Em sua fala, destacou como esses processos, muitas vezes naturalizados, acabam reforçando comportamentos violentos e contribuem para a perpetuação das desigualdades.
Sarcon enfatizou que a violência é aprendida — e, portanto, a não violência também pode ser aprendida e cultivada. Ao longo da palestra, mobilizou os participantes, especialmente os homens, a refletirem sobre seu papel social e a se tornarem aliados na prevenção e no enfrentamento às violências contra meninas e mulheres.

A ação integra o conjunto de estratégias da Secretaria de Estado da Mulher para ampliar o diálogo com a população e fortalecer políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, à prevenção das violências e ao engajamento dos homens como parte da solução.

Fonte: Secom/RB

Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Rio Bonito

As propostas debatidas e eleitas durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Serramar, realizada nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura de Rio Bonito, no último dia 26/11 (quarta-feira), serão apresentadas durante a etapa estadual da conferência, que acontece no próximo dia 16 de dezembro. O processo marca um momento importante de mobilização social em todo o país, reunindo agricultores e agricultoras familiares, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

Organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a conferência é um espaço democrático de escuta e construção coletiva de propostas para o futuro do campo, das águas e das florestas. Cada estado é responsável pela organização, cronograma e formato de sua etapa, garantindo que as realidades locais estejam no centro do debate.

Durante a etapa municipal foram discutidos temas como acesso à terra, produção sustentável, assistência técnica, comercialização, juventude, igualdade de gênero e convivência com os biomas.

Ao final das etapas estaduais, um documento nacional de propostas será sistematizado e debatido na etapa nacional da 3ª CNDRSS, marcada para ocorrer em março de 2026. O objetivo é subsidiar a formulação e o aprimoramento de novas políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, com base nas demandas e contribuições apresentadas em cada território.

Fonte: Secom/RB

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Lona na Lua divulga programação cultural de dezembro em Cachoeiras de Macacu

O Lona na Lua encerra o ano com uma agenda especial repleta de arte, encantamento e atividades gratuitas para a população de Cachoeiras de Macacu. Durante todo o mês de dezembro, o projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos” percorrerá escolas e espaços públicos do município com espetáculos infantis e oficinas artísticas que prometem envolver crianças, jovens e suas famílias.

A programação começou no dia 1º de dezembro, na Escola Municipal Ernestina Ferreira Campos, em Guapuaçu, com a apresentação do espetáculo “Clássicos”. A montagem é uma releitura criativa de contos clássicos infantis, aproximando os pequenos do universo das artes de forma lúdica e envolvente.

No dia 9 de dezembro, o espetáculo segue para a Escola Municipal Carlos Brandão do Faraó, com sessão às 9h. Já no dia 10 de dezembro, é a vez da Escola Municipal Castália receber duas apresentações de “Clássicos”, às 9h e às 14h.
A programação especial de fim de ano continua no dia 20 de dezembro, com atividades em dois pontos da cidade. Pela manhã, às 10h, o público poderá participar de uma sessão do espetáculo “Clássicos” e de uma oficina de circo no Centro Educacional Mestre Bimba (CEMB), localizado na RJ-116, km 4,5, em Castália. Atendendo a um convite do Conleste, a iniciativa integra arte, movimento e criatividade em uma vivência aberta à comunidade.

Encerrando o mês e celebrando a cultura popular brasileira, a montagem “O Auto da Compadecida” será apresentada no mesmo dia, às 19h, na Praça Manoel Diz Martinez, no Centro de Cachoeiras de Macacu.

O projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos” conta com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Ascom/Lona na Lua

Espaço Floreio Artes e Bem Estar na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (02/12) está no ar. Hoje, recebendo a produtora cultural e artista educadora, Ana Paula Rossi. Em pauta as atividades desenvolvidas pela entrevistada no Espaço Floreio Artes e Bem Estar, que ela comanda em Rio Bonito (bairro Rio do Ouro); e atividades artísticas para o universo infantil. Vamos em frente! #flavioazevedo


Culto dos Caminhoneiros de Itaboraí na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (01/12) está no ar. Hoje, recebendo organizadores do Culto dos Caminhoneiros de Itaboraí, Paulo Roberto Soares da Costa e Eliezer Soares da Costa. Em pauta, o evento que acontece há 14 anos em ação de graças pela recuperação do organizador, que se acidentou com gravidade em 18/12/2009. Em 2025 o Culto dos Caminhoneiros será promovido no Citrus Clube de Itaboraí em 21/12. Vamos em frente! #flavioazevedo


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

As Fantásticas Fábulas de La Fontaine é atração natalina em Rio Bonito

"As Fantásticas Fábulas de La Fontaine" é uma exposição imersiva e interativa inspirada nas fábulas do escritor francês, Jean de La Fontaine. O projeto, que já passou por shoppings e outros espaços públicos Brasil a fora, recria oito fábulas famosas com cenários temáticos, jogos e experiências sensoriais para toda a família.

Tudo isso está disponível aos riobonitenses desde a última quarta-feira (26/11), no Centro, no antigo estacionamento da via férrea, agora, a Praça de Alimentação. Nos seus primeiros dias de funcionamento a exposição já atraiu grande público, principalmente estudantes, que ganharam um horário especial para visitação. A atração mergulha o visitante numa experiência literária imersiva.
Jean de La Fontaine foi um poeta e moralista francês do século XVII, conhecido por adaptar e recontar fábulas clássicas, especialmente aquelas que são atribuídas ao grego Esopo.

As fábulas são narrativas curtas, geralmente protagonizadas por animais com características humanas, que transmitem lições morais de forma leve e divertida.

O equipamento recebe os públicos de terça a sexta-feira, entre 17h e 21h; e sábados e domingos das 17h às 22h. Vamos em frente! #flavioazevedo

domingo, 30 de novembro de 2025

Prêmio Resiliência chega a 2ª edição homenageando empreendedores

O teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito, na noite do último dia 21/11 (sexta-feira), recebeu a solenidade de entrega do Prêmio Resiliência, um dos programas do projeto Mulheres Vencedoras. O “Oscar do Empreendedorismo do Leste Fluminense” homenageou empreendedores parceiros do projeto que se destacaram ao longo de 2025 na Região Leste Fluminense. A liderança do projeto é da empreendedora, Fabiana Babo. Vamos em frente! #flavioazevedo

Indústria e Comércio RB – Serrão Serralheria x RC Lanches

Outro jogo da categoria masculina, Campeonato de Futsal Indústria e Comércio (edição 2025); que levantou a galera no ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube, foi disputado na noite de 14/11. Em quadra, RC Lanches e Serrão Serralheria. Nessa publicação tudo que aconteceu no confronto. Vitória do Serrão Serralheria pelo placar de 8x6. Vamos em frente! #flavioazevedo


sábado, 29 de novembro de 2025

Mattheus Montenegro é o novo presidente do Fluminense

A grande maioria dos sócios do Fluminense, aristocrático clube de Laranjeiras, concordou em manter o legado da gestão Mário Bittencourt e eleger o candidato da situação para seguir no comando do clube. Neste sábado (29/11), na sede social do clube, o advogado Mattheus Montenegro se tornou o 36º presidente eleito na história do clube e comandará a instituição pelos próximos três anos (até o final de 2028). Ele superou Ademar Arrais, que representava a oposição.

A chapa "Clube que Orgulha o Brasil", de Mattheus Montenegro e Ricardo Tenório; obteve 3.282 votos, contra 1.295 votos da chapa "O Fluminense tem pressa", de Ademar Arrais e Adyr Tourinho. O número de votos brancos e nulos foi de 12 e 30, respectivamente. O total de votos foi de 4.619. Mattheus Montenegro teve 71,7% dos votos, enquanto Ademar Arrais teve 28,3%.

A oposição, que não conseguiu se unir totalmente no período pré-eleitoral e só a fez possível devido ao falecimento de Celso Barros, um dos pré-candidatos ao pleito, saiu duplamente derrotada das eleições. Isso porque, além de ver Mattheus Montenegro assumir a presidência, também não terá cadeiras no Conselho Deliberativo.
Por ter obtido mais que o dobro dos votos do segundo colocado, a chapa vencedora "Clube que orgulha o Brasil" terá todas as 150 vagas no Conselho Deliberativo do clube, além de ficar com os outros 50 suplentes.

A eleição registrou o maior quórum da história desde que o pleito do Fluminense passou a ser direto, em 2001 (anteriormente, o presidente era escolhido pelo Conselho Deliberativo). Ao todo, 4.619 pessoas votaram, superando os 4.219 que participaram da eleição de 2016, que consagrou Pedro Abad como presidente.

A eleição, que ocorreu das 8h às 17h, contou com 17 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e foi acompanhada por uma promotora de Justiça do Ministério Público (MPRJ). Após a eleição, Mattheus Montenegro concedeu entrevista coletiva em Laranjeiras e anunciou que o atual presidente, o também advogado, Mário Bittencourt; seguirá na gestão. Vamos em frente! #flavioazevedo

Flamengo conquista Copa Libertadores 2025 e se torna tetra campeão do torneio

O Flamengo chegou ao tetracampeonato na Copa Libertadores e se isolou como maior campeão brasileiro no torneio. O feito foi atingido após vencer (1x0) o Palmeiras em final disputada neste sábado (29/11), no estádio Monumental, em Lima, no Peru. O gol do título foi marcado pelo zagueiro, Danilo; aos 21 minutos do 2º tempo. Em 2011 o defensor também marcou na final da Libertadores. Ele jogava pelo Santos que enfrentou o Peñarol.

Até o início desta edição da Copa Libertadores, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Santos e Grêmio estavam empatados com três títulos cada um. O Flamengo se junta, agora, a Estudiantes e River Plate, ambos da Argentina, que também são tetracampeões da Copa Libertadores.

No ranking entre países, o Brasil chegou a 25 taças e empatou com a Argentina. O recorde de títulos entre clubes segue com o Independiente. O clube de Avellaneda venceu a competição sete vezes (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984).
Campeão da Copa Libertadores, o Flamengo vai disputar a Copa Intercontinental 2025, torneio que substitui desde o ano passado o antigo formato anual do Mundial de Clubes. A competição começou em setembro, e o Flamengo entra em ação no dia 10 de dezembro, contra o Cruz Azul, do México; no Dérbi das Américas, que será disputado no Catar. Em caso de vitória sobre o Cruz Azul, o Flamengo enfrenta o campeão africano Pyramids, do Egito, no dia 13. O vencedor desta partida disputa a final da Intercontinental no dia 17, diante do PSG, atual campeão europeu. Todos os jogos serão no Catar.

O título do Flamengo também definiu os clubes que disputarão a Recopa Sul Americana de 2026. A taça será disputada por Flamengo, campeão da Libertadores 2025; e Lanús, campeão da Sul-Americana 2025. Será decidida em jogos de ida e volta. A primeira, em 18 de fevereiro, acontecerá no Estádio La Fortaleza, em Lanús, província de Buenos Aires. A volta, marcada para 25 de fevereiro, terá como palco o Maracanã, no Rio de Janeiro. O Brasil domina os títulos da Recopa com 13 conquistas, seguido por Argentina (11) e Equador (3).

As comemorações do Flamengo pela conquista desse sábado tomarão conta do Centro do Rio neste domingo (30). A Prefeitura Carioca montou um esquema especial para garantir a segurança e a organização da festa Rubro-Negra. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 500 mil pessoas.

Os atletas devem desembarcar no aeroporto Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, às 9h30min e seguirão para a Rua Primeiro de Março. O trajeto terminará na Avenida Presidente Antônio Carlos. Vamos em frente! #flavioazevedo

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Tanguá 30 Anos na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (28/11) está no ar. Hoje, recebendo o empresário e desportista, Alex Queiroz. Vamos dialogar no quadro “Tanguá 30 Anos”, tratando de temas como a prática do ciclismo em Tanguá, entre eles o Rachão Sport Bike. Vamos em frente! #flavioazevedo


Saúde mental e dependência química na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (26/11) está no ar. Hoje, recebendo o psicoterapeuta, Carlos Henrique Salles Rosa (Carlão). Em pauta saúde mental e recuperação de pessoas que lutam com a dependência química. Vamos em frente! #flavioazevedo


quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Em Rio Bonito passarela liga nada a lugar nenhum

Quando eu trabalhei no Hospital Colônia Rio Bonito (HCRB), à época, um dos maiores hospitais psiquiátrico do país, atravessar a BR – 101 era um perigo constante, porque não havia uma passarela para executarmos essa tarefa em segurança. Eu me lembro de colegas atropelados, colegas quase atropelados, mas apesar dos pedidos, inclusive da direção do hospital, o governo federal nunca se dignou a construir o referido equipamento.

Eu comecei trabalhar no HCRB em janeiro de 1995 (lá se vão 30 anos!). A instituição contava com cerca de 600 pacientes e seguramente cerca de 500 funcionários que atuavam em variados setores. O movimento de pessoas (funcionários, internos e seus familiares) era grande. E nada de passarela! Bastou a unidade entrar em processo de desativação e a política de desospitalização dos internos começar, a passarela foi construída.

Logo depois que o equipamento foi erguido, o HCRB encerrou suas atividades. E lá ficou a imponente passarela ligando nada a lugar nenhum. Coisas de Brasil, o país da piada pronta e dos governantes sem miolo!

Se essa passarela existisse 40 anos atrás, a colega que morreu atropelada naquela fatídica troca de plantão teria sua vida preservada. E você achando que as barbeiragens administrativas de quem governa o país é novidade! Vamos em frente! #flavioazevedo

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Saúde bucal de pacientes internados na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (25/11) está no ar. Hoje, recebendo a estomatologista, dentista hospitalar e laserterapeuta, Caroline Mont Serrat. Em pauta saúde bucal, o cuidado com pacientes internados e sistemicamente comprometidos. Vamos em frente! #flavioazevedo 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Oficinas do Lona na Lua impulsionam desenvolvimento infantojuvenil em Tanguá

Brincar é mais do que uma simples diversão — é a linguagem mais genuína da infância. Nos espaços do Lona na Lua, essa linguagem ganha novos sentidos por meio das oficinas de teatro, dança, circo, música e outras expressões artísticas que atendem mais de mil crianças e jovens, em três municípios. Entre risadas, movimentos e descobertas, o brincar se transforma em um instrumento poderoso de aprendizado e desenvolvimento infantil.

Em Tanguá, através do projeto “Ciclo de Oficinas – Arte, Educação e Cidadania”, a arte e o brincar caminham lado a lado. É brincando de ser artista que as crianças experimentam o trabalho em grupo, a empatia, a disciplina e a liberdade de criação. “O faz de conta é o início de toda arte. Quando a criança se permite brincar, ela abre espaço para imaginar, criar e compreender o mundo ao seu redor”, explica Zeca Novais, diretor e fundador do Lona.

Nas aulas de dança, o corpo se torna linguagem. No circo, a confiança e o equilíbrio são aprendidos de forma lúdica. No teatro, as emoções ganham voz e corpo. Cada oficina é um convite para que as crianças expressem o que sentem e pensem de forma criativa.

Mais do que formar artistas, o projeto forma crianças curiosas, seguras e sensíveis, capazes de se comunicar melhor e de sonhar mais alto. “Meu filho participa de várias oficinas. Ele chega em casa feliz, contando das brincadeiras e das atividades que vivencia aqui. Depois que entrou para o Lona na Lua, o desempenho dele no colégio melhorou totalmente. Ele se tornou mais responsável, mais carismático. A felicidade de participar do projeto transborda. Estou muito satisfeito com tudo e só tenho a agradecer a toda a equipe do Lona na Lua pelo carinho com que tratam as crianças”, disse Carlos Eduardo Pereira, pai de Murilo Pereira, de 9 anos.

O projeto “Ciclo de Oficinas – Arte, Educação e Cidadania” é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fonte: Ascom/Lona na Lua

Impacto da programação natalina em Rio Bonito na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (24/11) está no ar. Hoje, recebendo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Rio Bonito, José Américo dos Santos (Meco – Contador). Em pauta o impacto da programação natalina de Rio Bonito no comércio local e o efeito dos festejos na autoestima do riobonitense. Vamos em frente! #flavioazevedo 

sábado, 22 de novembro de 2025

Projeto Mulheres Vencedoras promove 2ª edição do Prêmio Resiliência

A 2ª edição do Prêmio Resiliência, um dos programas do projeto Mulheres Vencedoras, aconteceu nessa sexta-feira (21/11), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Rio Bonito. O “Oscar do Empreendedorismo do Leste Fluminense” homenageou empreendedores parceiros do projeto que se destacaram ao longo de 2025 na Região Leste Fluminense. Vamos em frente! #flavioazevedo

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Dia do Empreendedorismo Feminino na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (19/11) está no ar. Hoje, recebendo as empresárias, Mariana Moraes e Natália Prado, líderes do Rise Liderança Feminina, evento que estreia em Rio Bonito no próximo dia 31/01/2026. Em pauta ainda, o Dia do Empreendedorismo Feminino e a palestra “Habilidades Comportamentais para Mulheres Empreendedoras” com painel de debate sobre experiências do Empreendedorismo Feminino, hoje, no auditório do Hotel Bristol, pelo Projeto Câmara Empreendedora. Vamos em frente! #flavioazevedo


Tanguá 30 Anos na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (18/11) está no ar. Hoje, recebendo o empresário e ex-vereador, Luiz Carlos Tostez Padilha ( Playboy ). Vamos dialogar no quadro “Tanguá 30 Anos” e visitar a história do território desde quando Tanguá era o 5º Distrito de Itaboraí. Vamos em frente! #flavioazevedo

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Dia do Empreendedorismo Feminino

No Dia do Empreendedorismo Feminino, próxima quarta-feira (19/11), às 18h, o programa Câmara Empreendedora, no auditório do Hotel Bristol, promove a palestra “Habilidades Comportamentais para Mulheres Empreendedoras” e o painel de debate sobre experiências do Empreendedorismo Feminino. Na preleção mulheres que se destacam por transformar propósito em resultados:
*Mariana Moraes – Consultora e especialista em gestão
*Mariana Cardoso – Mentora e fundadora do Espaço Donna’s
*Natália Prevot – Agente de desenvolvimento do Sebrae
*Vanessa Fraga – Empreendedora social e referência em tecnologia social.

Entrada franca. Vamos em frente! #flavioazevedo

Ciência, Tecnologia, Inovação e Startups na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (17/11) está no ar. Hoje, recebendo o diretor de curadoria de Tecnologia e Inovação do Instituto Niemayer, Antônio Torrão. Em pauta Ciência, Tecnologia, Inovação e Startups. Vamos em frente! #flavioazevedo


Agende sua visita na Pousada e Restaurante AmanheSer da Terra

Com a chegada do clima quente e o verão se aproximando, a Pousada e Restaurante AmanheSer da Terra aguarda sua confraternização, celebração e evento festivo. Agende sua data para não perder essa oportunidade. Interessados podem se hospedar, promover eventos ou usar o sistema Day Use.

Agendamento e informações no telefone (21) 99271 – 9239 (WhatsApp). Vamos em frente! #flavioazevedo

Lona na Lua participa de desfile cívico pelos 30 anos de emancipação de Tanguá

O Lona na Lua marcou presença no desfile cívico em comemoração aos 30 anos de emancipação político-administrativa de Tanguá, realizado no último dia 15 de novembro, na Avenida Dulce Lopes Garcia, no Centro da cidade.

O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, reuniu escolas, projetos culturais e diversas instituições locais em uma programação que celebrou a história, a identidade e o desenvolvimento do município.

Ao longo do desfile, alunos representaram diferentes períodos da trajetória de Tanguá, relembrando marcos importantes desde sua fundação até a atualidade. Símbolos, personagens e elementos culturais foram apresentados em ordem cronológica, conduzindo o público por uma viagem histórica que ressaltou conquistas, desafios e transformações vividas pela cidade ao longo de três décadas.

Os alunos do Lona realizaram apresentações circenses ao longo do desfile, encantando o público com malabarismo, acrobacias, pernas de pau, performances teatrais e outras expressões artísticas que são marca registrada do projeto. A participação dos jovens artistas não apenas animou o percurso, como também demonstrou o impacto social e cultural das atividades desenvolvidas pelo Lona na Lua no município.

O projeto "Lona na Lua em Tanguá: Energia para Cultura" tem patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Ascom/Lona na Lua

Diretora-Geral do CONLESTE visita o Lona na Lua e destaca importância da expansão cultural na região

O Lona na Lua recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), a visita da diretora-geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (CONLESTE), Marina Esteves. A agenda teve como objetivo conhecer de perto o trabalho realizado pelo coletivo no município de Cachoeiras de Macacu, que atualmente atende cerca de 400 crianças por meio de oficinas gratuitas de teatro, música, dança, desenho, circo e escrita criativa.

Recebida pelo diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, e pelo secretário municipal de Cultura, Lucas Bueno, Marina conversou com educadores e acompanhou parte das atividades desenvolvidas com as crianças no Casarão de Japuíba – espaço que abriga provisoriamente as oficinas enquanto o terreno anexo vai sendo adequado para receber a estrutura definitiva do projeto.

Ao final da visita, ela destacou o impacto do Lona na Lua na localidade. “O que mais me chamou atenção foi a energia das crianças e o comprometimento da equipe. É nítido o quanto o Lona na Lua transforma realidades por meio da arte. Projetos como esse são fundamentais para o desenvolvimento social e cultural da nossa região”, afirmou Marina.

A diretora-geral também ressaltou o papel do CONLESTE no fortalecimento de iniciativas culturais nos municípios que integram o consórcio. “O contexto regional demanda investimentos contínuos em cultura, porque ela chega onde muitas políticas públicas não conseguem chegar sozinhas. O CONLESTE tem total interesse em contribuir para que o Lona possa ampliar suas ações e alcançar outras cidades da nossa área de abrangência”, destacou.

Zeca Novais agradeceu a visita e reforçou a importância da parceria. “Para nós, é muito significativo receber o reconhecimento do CONLESTE. Acreditamos na arte como um instrumento poderoso de transformação, e ter o consórcio ao nosso lado fortalece ainda mais a possibilidade de levar esse trabalho para outras cidades”, disse o diretor.

Marina esteve acompanhada da diretora de Saúde do CONLESTE, Cristiane Azevedo, que também conheceu as instalações e as atividades do projeto. Ao final da visita, as representantes foram presenteadas com uma camisa e uma agenda personalizada do Lona na Lua.

O projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos” conta com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Ascom/Lona na Lua

Indústria e Comércio RB – BV Automotiva/Nova Cidade x Riv Nitnavi

Outro jogo da categoria masculina, Campeonato de Futsal Indústria e Comércio (edição 2025); que levantou a galera no ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube, foi disputado na noite de 07/11. Em quadra, Bela Vista Automotiva/Nova Cidade e Riv Nitanvil. Nessa publicação tudo que aconteceu no eletrizante confronto. Vitória do Bela Vista Automotiva/Nova Cidade pelo placar de 4x2. Vamos em frente! #flavioazevedo


domingo, 16 de novembro de 2025

Falta critério aos que criticam o combate a terroristas e bandidos

O que me incomoda quando o assunto é Segurança Pública, sobretudo a postura de quem critica as ações policiais para combater a ação dos bandidos e suas facções terroristas, é a falta de critério. Compreendo o individuo que se sensibiliza com tantas vidas ceifadas por ação do estado. Todavia, me incomoda o silêncio ensurdecedor de intelectuais, artistas e políticos diante da morte de pessoas por ação dos terroristas que dominam parte do território das nossas cidades. Vamos em frente! #flavioazevedo

sábado, 15 de novembro de 2025

A Tela e o Divã na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (13/11) está no ar. Hoje, recebendo o psicanalista e neurocientista, Noel Jorge. Em pauta “A Tela e o Divã”, uma psicanalise do sujeito digital, evento que acontece em Itaboraí, no Hotel Promenade, no dia 29/11, das 8h às 17h. Vamos em frente! #flavioazevedo


Temas gerais, nacionais e locais, na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (12/11) está no ar. Hoje, pautando temas nacionais e locais. Neymar Jr sendo cogitado no Futebol carioca (no Fluminense); manifestação de indígenas na Cop30, que tem sido marcada por bons debates e muitas reclamações relacionadas aos preços dos produtos e agressão ao Meio Ambiente; e a transferência de sete líderes do Comando Vermelho, facção terrorista que domina a maior parte das comunidades do Rio de Janeiro; serão os temas nacionais.

A pauta local começa pelo município de Tanguá/RJ, com o Concurso de Fotografia Amador, que apresentou as imagens vencedoras em solenidade promovida na noite de ontem (distribui R$ 18 mil em dinheiro para os ganhadores); a participação tanguaense no Programa de Mentoria de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), através da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade; e o cancelamento do III Concurso Gastronômico da Casa das Irmãs que ocorreria no próximo dia 23.

Na pauta Rio Bonito, o sucesso do Projeto Lona na Lua que já está em Cachoeiras de Macacu e os preparativos para os festejos natalinos que estarão concentrados na Praça Fonseca Portela. Com término em três de janeiro de 2026, o “Rio Bonito, um Sonho de Natal”, terá início na próxima sexta-feira (14) com o show de Iris Diniz e Alceu Valença. No dia seguinte a programação segue com a Feira Literária de Rio Bonito (FLIRB). Vamos em frente! #flavioazevedo

Projeto Mulheres à Mesa na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (11/11) está no ar. Hoje, recebendo integrantes do Projeto Mulheres à Mesa, a saber, Elisângela Souza, Claudiane dos Santos, Juliana Paixão e Alex Barros. Em pauta projeto que cuida de mulheres e busca potencializar o universo feminino. Vamos em frente! #flavioazevedo


Prêmio Resiliência na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (10/11) recebeu a presidente do Projeto Mulheres Vencedoras, Fabiana Pereira Babo; que veio acompanhada de empreendedoras e lideranças, a saber, a escritora, Líria Cunha; a empresária do segmento turístico, Cris Tur; e a subsecretária de Ação Social de Itaboraí, Marcia Lessa.

Em pauta o Prêmio Resiliência que acontece no próximo dia 21/11, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Rio Bonito. O Oscar do Empreendedorismo do Leste Fluminense vai homenagear empreendedores parceiros do projeto e que se destacaram ao longo de 2025 na Região Leste Fluminense. Vamos em frente! #flavioazevedo

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Famílias destacam impacto positivo do Lona na Lua na formação das crianças em Cachoeiras de Macacu

Em Cachoeiras de Macacu, o Lona na Lua, aos poucos, tem se tornado um dos maiores impulsionadores de arte, cultura e transformação social entre as crianças e adolescentes do município. Mais do que um espaço de aprendizado, o projeto tem se consolidado como um ambiente de descobertas, convivência e crescimento — tanto artístico quanto pessoal.

Keila Siqueira da Glória, mãe de Maria Fernanda, de 8 anos, é uma das muitas mães que acompanham de perto essa transformação. “Minha filha está no coletivo desde o início e ama participar. Ela acorda cedo, animada, sem reclamar, para as aulas de teatro, dança, música, desenho e até circo. Antes era muito tímida, e hoje já se solta bem mais. Eu vejo o quanto ela cresceu e o quanto esse projeto faz diferença — nunca tivemos nada assim aqui na região. É algo que realmente tira as crianças das telas e abre novos horizontes pra elas”, conta Keila.

Essa mudança também é percebida por Maria Gabriela Martins Vianna, mãe de José Vicente, de 7 anos. “Meu filho está no projeto desde o começo e tem sido uma experiência incrível pra ele. As aulas de circo são as preferidas, ele chega em casa contando tudo o que aprendeu. Notei uma grande diferença na forma como ele se comunica e se relaciona com outras crianças — ficou mais aberto, mais confiante. Esse projeto é muito importante pra nossa comunidade, que sempre foi carente de iniciativas assim. Está ajudando nossas crianças a se desenvolverem de verdade”, disse Maria.
Para o diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, o acolhimento da cidade tem sido essencial para o sucesso da iniciativa. “Chegar a Cachoeiras de Macacu foi uma experiência emocionante para toda a nossa equipe. Fomos recebidos com muito carinho, e logo percebemos o quanto a comunidade valorizava a arte e acreditava no poder transformador da cultura. Ver as crianças se expressando, se descobrindo e ganhando confiança através das atividades é o que nos motiva a continuar levando o Lona para novos lugares.”

Projetos como o Lona na Lua representam uma oportunidade rara de acesso à cultura, especialmente em regiões afastadas dos grandes centros. Por meio de oficinas de teatro, música, dança, desenho, circo e escrita criativa, o coletivo tem despertado talentos e, mais do que isso, contribuído para a formação de cidadãos mais sensíveis, criativos e conscientes.

O projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos” conta com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Ascom/Lona na Lua

sábado, 8 de novembro de 2025

Indústria e Comércio RB – BV Automotiva/Nova Cidade x Space Digital

O primeiro jogo, categoria masculina, do Campeonato de Futsal Indústria e Comércio (edição 2025); abrindo a competição na noite do dia 31/10, foi disputada por Bela Vista Automotiva/Nova Cidade e Space Digital. O torneio é disputado no Ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube. Nessa publicação tudo que aconteceu no eletrizante confronto. Vitória do Bela Vista Automotiva/Nova Cidade pelo placar de 3x2. Vamos em frente! #flavioazevedo