O teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito, na noite do último dia 21/11 (sexta-feira), recebeu a solenidade de entrega do Prêmio Resiliência, um dos programas do projeto Mulheres Vencedoras. O “Oscar do Empreendedorismo do Leste Fluminense” homenageou empreendedores parceiros do projeto que se destacaram ao longo de 2025 na Região Leste Fluminense. A liderança do projeto é da empreendedora, Fabiana Babo. Vamos em frente! #flavioazevedo
domingo, 30 de novembro de 2025
Indústria e Comércio RB – Serrão Serralheria x RC Lanches
Outro jogo da categoria masculina, Campeonato de Futsal Indústria e Comércio (edição 2025); que levantou a galera no ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube, foi disputado na noite de 14/11. Em quadra, RC Lanches e Serrão Serralheria. Nessa publicação tudo que aconteceu no confronto. Vitória do Serrão Serralheria pelo placar de 8x6. Vamos em frente! #flavioazevedo
sábado, 29 de novembro de 2025
Mattheus Montenegro é o novo presidente do Fluminense
A grande maioria dos sócios do Fluminense, aristocrático clube de Laranjeiras, concordou em manter o legado da gestão Mário Bittencourt e eleger o candidato da situação para seguir no comando do clube. Neste sábado (29/11), na sede social do clube, o advogado Mattheus Montenegro se tornou o 36º presidente eleito na história do clube e comandará a instituição pelos próximos três anos (até o final de 2028). Ele superou Ademar Arrais, que representava a oposição.
A chapa "Clube que Orgulha o Brasil", de Mattheus Montenegro e Ricardo Tenório; obteve 3.282 votos, contra 1.295 votos da chapa "O Fluminense tem pressa", de Ademar Arrais e Adyr Tourinho. O número de votos brancos e nulos foi de 12 e 30, respectivamente. O total de votos foi de 4.619. Mattheus Montenegro teve 71,7% dos votos, enquanto Ademar Arrais teve 28,3%.
A oposição, que não conseguiu se unir totalmente no período pré-eleitoral e só a fez possível devido ao falecimento de Celso Barros, um dos pré-candidatos ao pleito, saiu duplamente derrotada das eleições. Isso porque, além de ver Mattheus Montenegro assumir a presidência, também não terá cadeiras no Conselho Deliberativo.
Por ter obtido mais que o dobro dos votos do segundo colocado, a chapa vencedora "Clube que orgulha o Brasil" terá todas as 150 vagas no Conselho Deliberativo do clube, além de ficar com os outros 50 suplentes.
A eleição registrou o maior quórum da história desde que o pleito do Fluminense passou a ser direto, em 2001 (anteriormente, o presidente era escolhido pelo Conselho Deliberativo). Ao todo, 4.619 pessoas votaram, superando os 4.219 que participaram da eleição de 2016, que consagrou Pedro Abad como presidente.
A eleição, que ocorreu das 8h às 17h, contou com 17 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e foi acompanhada por uma promotora de Justiça do Ministério Público (MPRJ). Após a eleição, Mattheus Montenegro concedeu entrevista coletiva em Laranjeiras e anunciou que o atual presidente, o também advogado, Mário Bittencourt; seguirá na gestão. Vamos em frente! #flavioazevedo
Flamengo conquista Copa Libertadores 2025 e se torna tetra campeão do torneio
O Flamengo chegou ao tetracampeonato na Copa Libertadores e se isolou como maior campeão brasileiro no torneio. O feito foi atingido após vencer (1x0) o Palmeiras em final disputada neste sábado (29/11), no estádio Monumental, em Lima, no Peru. O gol do título foi marcado pelo zagueiro, Danilo; aos 21 minutos do 2º tempo. Em 2011 o defensor também marcou na final da Libertadores. Ele jogava pelo Santos que enfrentou o Peñarol.
Até o início desta edição da Copa Libertadores, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Santos e Grêmio estavam empatados com três títulos cada um. O Flamengo se junta, agora, a Estudiantes e River Plate, ambos da Argentina, que também são tetracampeões da Copa Libertadores.
No ranking entre países, o Brasil chegou a 25 taças e empatou com a Argentina. O recorde de títulos entre clubes segue com o Independiente. O clube de Avellaneda venceu a competição sete vezes (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984).
Campeão da Copa Libertadores, o Flamengo vai disputar a Copa Intercontinental 2025, torneio que substitui desde o ano passado o antigo formato anual do Mundial de Clubes. A competição começou em setembro, e o Flamengo entra em ação no dia 10 de dezembro, contra o Cruz Azul, do México; no Dérbi das Américas, que será disputado no Catar. Em caso de vitória sobre o Cruz Azul, o Flamengo enfrenta o campeão africano Pyramids, do Egito, no dia 13. O vencedor desta partida disputa a final da Intercontinental no dia 17, diante do PSG, atual campeão europeu. Todos os jogos serão no Catar.
O título do Flamengo também definiu os clubes que disputarão a Recopa Sul Americana de 2026. A taça será disputada por Flamengo, campeão da Libertadores 2025; e Lanús, campeão da Sul-Americana 2025. Será decidida em jogos de ida e volta. A primeira, em 18 de fevereiro, acontecerá no Estádio La Fortaleza, em Lanús, província de Buenos Aires. A volta, marcada para 25 de fevereiro, terá como palco o Maracanã, no Rio de Janeiro. O Brasil domina os títulos da Recopa com 13 conquistas, seguido por Argentina (11) e Equador (3).
As comemorações do Flamengo pela conquista desse sábado tomarão conta do Centro do Rio neste domingo (30). A Prefeitura Carioca montou um esquema especial para garantir a segurança e a organização da festa Rubro-Negra. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 500 mil pessoas.
Os atletas devem desembarcar no aeroporto Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, às 9h30min e seguirão para a Rua Primeiro de Março. O trajeto terminará na Avenida Presidente Antônio Carlos. Vamos em frente! #flavioazevedo
sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Tanguá 30 Anos na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (28/11) está no ar. Hoje, recebendo o empresário e desportista, Alex Queiroz. Vamos dialogar no quadro “Tanguá 30 Anos”, tratando de temas como a prática do ciclismo em Tanguá, entre eles o Rachão Sport Bike. Vamos em frente! #flavioazevedo
Saúde mental e dependência química na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (26/11) está no ar. Hoje, recebendo o psicoterapeuta, Carlos Henrique Salles Rosa (Carlão). Em pauta saúde mental e recuperação de pessoas que lutam com a dependência química. Vamos em frente! #flavioazevedo
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Em Rio Bonito passarela liga nada a lugar nenhum
Quando eu trabalhei no Hospital Colônia Rio Bonito (HCRB), à época, um dos maiores hospitais psiquiátrico do país, atravessar a BR – 101 era um perigo constante, porque não havia uma passarela para executarmos essa tarefa em segurança. Eu me lembro de colegas atropelados, colegas quase atropelados, mas apesar dos pedidos, inclusive da direção do hospital, o governo federal nunca se dignou a construir o referido equipamento.
Eu comecei trabalhar no HCRB em janeiro de 1995 (lá se vão 30 anos!). A instituição contava com cerca de 600 pacientes e seguramente cerca de 500 funcionários que atuavam em variados setores. O movimento de pessoas (funcionários, internos e seus familiares) era grande. E nada de passarela! Bastou a unidade entrar em processo de desativação e a política de desospitalização dos internos começar, a passarela foi construída.
Logo depois que o equipamento foi erguido, o HCRB encerrou suas atividades. E lá ficou a imponente passarela ligando nada a lugar nenhum. Coisas de Brasil, o país da piada pronta e dos governantes sem miolo!
Se essa passarela existisse 40 anos atrás, a colega que morreu atropelada naquela fatídica troca de plantão teria sua vida preservada. E você achando que as barbeiragens administrativas de quem governa o país é novidade! Vamos em frente! #flavioazevedo
terça-feira, 25 de novembro de 2025
Saúde bucal de pacientes internados na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (25/11) está no ar. Hoje, recebendo a estomatologista, dentista hospitalar e laserterapeuta, Caroline Mont Serrat. Em pauta saúde bucal, o cuidado com pacientes internados e sistemicamente comprometidos. Vamos em frente! #flavioazevedo
segunda-feira, 24 de novembro de 2025
Oficinas do Lona na Lua impulsionam desenvolvimento infantojuvenil em Tanguá
Brincar é mais do que uma simples diversão — é a linguagem mais genuína da infância. Nos espaços do Lona na Lua, essa linguagem ganha novos sentidos por meio das oficinas de teatro, dança, circo, música e outras expressões artísticas que atendem mais de mil crianças e jovens, em três municípios. Entre risadas, movimentos e descobertas, o brincar se transforma em um instrumento poderoso de aprendizado e desenvolvimento infantil.
Em Tanguá, através do projeto “Ciclo de Oficinas – Arte, Educação e Cidadania”, a arte e o brincar caminham lado a lado. É brincando de ser artista que as crianças experimentam o trabalho em grupo, a empatia, a disciplina e a liberdade de criação. “O faz de conta é o início de toda arte. Quando a criança se permite brincar, ela abre espaço para imaginar, criar e compreender o mundo ao seu redor”, explica Zeca Novais, diretor e fundador do Lona.
Nas aulas de dança, o corpo se torna linguagem. No circo, a confiança e o equilíbrio são aprendidos de forma lúdica. No teatro, as emoções ganham voz e corpo. Cada oficina é um convite para que as crianças expressem o que sentem e pensem de forma criativa.
Mais do que formar artistas, o projeto forma crianças curiosas, seguras e sensíveis, capazes de se comunicar melhor e de sonhar mais alto. “Meu filho participa de várias oficinas. Ele chega em casa feliz, contando das brincadeiras e das atividades que vivencia aqui. Depois que entrou para o Lona na Lua, o desempenho dele no colégio melhorou totalmente. Ele se tornou mais responsável, mais carismático. A felicidade de participar do projeto transborda. Estou muito satisfeito com tudo e só tenho a agradecer a toda a equipe do Lona na Lua pelo carinho com que tratam as crianças”, disse Carlos Eduardo Pereira, pai de Murilo Pereira, de 9 anos.
O projeto “Ciclo de Oficinas – Arte, Educação e Cidadania” é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Fonte: Ascom/Lona na Lua
Impacto da programação natalina em Rio Bonito na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (24/11) está no ar. Hoje, recebendo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Rio Bonito, José Américo dos Santos (Meco – Contador). Em pauta o impacto da programação natalina de Rio Bonito no comércio local e o efeito dos festejos na autoestima do riobonitense. Vamos em frente! #flavioazevedo
sábado, 22 de novembro de 2025
Projeto Mulheres Vencedoras promove 2ª edição do Prêmio Resiliência
A 2ª edição do Prêmio Resiliência, um dos programas do projeto Mulheres Vencedoras, aconteceu nessa sexta-feira (21/11), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Rio Bonito. O “Oscar do Empreendedorismo do Leste Fluminense” homenageou empreendedores parceiros do projeto que se destacaram ao longo de 2025 na Região Leste Fluminense. Vamos em frente! #flavioazevedo
sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Dia do Empreendedorismo Feminino na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (19/11) está no ar. Hoje, recebendo as empresárias, Mariana Moraes e Natália Prado, líderes do Rise Liderança Feminina, evento que estreia em Rio Bonito no próximo dia 31/01/2026. Em pauta ainda, o Dia do Empreendedorismo Feminino e a palestra “Habilidades Comportamentais para Mulheres Empreendedoras” com painel de debate sobre experiências do Empreendedorismo Feminino, hoje, no auditório do Hotel Bristol, pelo Projeto Câmara Empreendedora. Vamos em frente! #flavioazevedo
Tanguá 30 Anos na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (18/11) está no ar. Hoje, recebendo o empresário e ex-vereador, Luiz Carlos Tostez Padilha ( Playboy ). Vamos dialogar no quadro “Tanguá 30 Anos” e visitar a história do território desde quando Tanguá era o 5º Distrito de Itaboraí. Vamos em frente! #flavioazevedo
segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Dia do Empreendedorismo Feminino
No Dia do Empreendedorismo Feminino, próxima quarta-feira (19/11), às 18h, o programa Câmara Empreendedora, no auditório do Hotel Bristol, promove a palestra “Habilidades Comportamentais para Mulheres Empreendedoras” e o painel de debate sobre experiências do Empreendedorismo Feminino. Na preleção mulheres que se destacam por transformar propósito em resultados:
*Mariana Moraes – Consultora e especialista em gestão
*Mariana Cardoso – Mentora e fundadora do Espaço Donna’s
*Natália Prevot – Agente de desenvolvimento do Sebrae
*Vanessa Fraga – Empreendedora social e referência em tecnologia social.
Entrada franca. Vamos em frente! #flavioazevedo
Ciência, Tecnologia, Inovação e Startups na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (17/11) está no ar. Hoje, recebendo o diretor de curadoria de Tecnologia e Inovação do Instituto Niemayer, Antônio Torrão. Em pauta Ciência, Tecnologia, Inovação e Startups. Vamos em frente! #flavioazevedo
Agende sua visita na Pousada e Restaurante AmanheSer da Terra
Com a chegada do clima quente e o verão se aproximando, a Pousada e Restaurante AmanheSer da Terra aguarda sua confraternização, celebração e evento festivo. Agende sua data para não perder essa oportunidade. Interessados podem se hospedar, promover eventos ou usar o sistema Day Use.
Agendamento e informações no telefone (21) 99271 – 9239 (WhatsApp). Vamos em frente! #flavioazevedo
Lona na Lua participa de desfile cívico pelos 30 anos de emancipação de Tanguá
O Lona na Lua marcou presença no desfile cívico em comemoração aos 30 anos de emancipação político-administrativa de Tanguá, realizado no último dia 15 de novembro, na Avenida Dulce Lopes Garcia, no Centro da cidade.
O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, reuniu escolas, projetos culturais e diversas instituições locais em uma programação que celebrou a história, a identidade e o desenvolvimento do município.
Ao longo do desfile, alunos representaram diferentes períodos da trajetória de Tanguá, relembrando marcos importantes desde sua fundação até a atualidade. Símbolos, personagens e elementos culturais foram apresentados em ordem cronológica, conduzindo o público por uma viagem histórica que ressaltou conquistas, desafios e transformações vividas pela cidade ao longo de três décadas.
Os alunos do Lona realizaram apresentações circenses ao longo do desfile, encantando o público com malabarismo, acrobacias, pernas de pau, performances teatrais e outras expressões artísticas que são marca registrada do projeto. A participação dos jovens artistas não apenas animou o percurso, como também demonstrou o impacto social e cultural das atividades desenvolvidas pelo Lona na Lua no município.
O projeto "Lona na Lua em Tanguá: Energia para Cultura" tem patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Fonte: Ascom/Lona na Lua
Diretora-Geral do CONLESTE visita o Lona na Lua e destaca importância da expansão cultural na região
O Lona na Lua recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), a visita da diretora-geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (CONLESTE), Marina Esteves. A agenda teve como objetivo conhecer de perto o trabalho realizado pelo coletivo no município de Cachoeiras de Macacu, que atualmente atende cerca de 400 crianças por meio de oficinas gratuitas de teatro, música, dança, desenho, circo e escrita criativa.
Recebida pelo diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, e pelo secretário municipal de Cultura, Lucas Bueno, Marina conversou com educadores e acompanhou parte das atividades desenvolvidas com as crianças no Casarão de Japuíba – espaço que abriga provisoriamente as oficinas enquanto o terreno anexo vai sendo adequado para receber a estrutura definitiva do projeto.
Ao final da visita, ela destacou o impacto do Lona na Lua na localidade. “O que mais me chamou atenção foi a energia das crianças e o comprometimento da equipe. É nítido o quanto o Lona na Lua transforma realidades por meio da arte. Projetos como esse são fundamentais para o desenvolvimento social e cultural da nossa região”, afirmou Marina.
A diretora-geral também ressaltou o papel do CONLESTE no fortalecimento de iniciativas culturais nos municípios que integram o consórcio. “O contexto regional demanda investimentos contínuos em cultura, porque ela chega onde muitas políticas públicas não conseguem chegar sozinhas. O CONLESTE tem total interesse em contribuir para que o Lona possa ampliar suas ações e alcançar outras cidades da nossa área de abrangência”, destacou.
Zeca Novais agradeceu a visita e reforçou a importância da parceria. “Para nós, é muito significativo receber o reconhecimento do CONLESTE. Acreditamos na arte como um instrumento poderoso de transformação, e ter o consórcio ao nosso lado fortalece ainda mais a possibilidade de levar esse trabalho para outras cidades”, disse o diretor.
Marina esteve acompanhada da diretora de Saúde do CONLESTE, Cristiane Azevedo, que também conheceu as instalações e as atividades do projeto. Ao final da visita, as representantes foram presenteadas com uma camisa e uma agenda personalizada do Lona na Lua.
O projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos” conta com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Fonte: Ascom/Lona na Lua
Indústria e Comércio RB – BV Automotiva/Nova Cidade x Riv Nitnavi
Outro jogo da categoria masculina, Campeonato de Futsal Indústria e Comércio (edição 2025); que levantou a galera no ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube, foi disputado na noite de 07/11. Em quadra, Bela Vista Automotiva/Nova Cidade e Riv Nitanvil. Nessa publicação tudo que aconteceu no eletrizante confronto. Vitória do Bela Vista Automotiva/Nova Cidade pelo placar de 4x2. Vamos em frente! #flavioazevedo
domingo, 16 de novembro de 2025
Falta critério aos que criticam o combate a terroristas e bandidos
O que me incomoda quando o assunto é Segurança Pública, sobretudo a postura de quem critica as ações policiais para combater a ação dos bandidos e suas facções terroristas, é a falta de critério. Compreendo o individuo que se sensibiliza com tantas vidas ceifadas por ação do estado. Todavia, me incomoda o silêncio ensurdecedor de intelectuais, artistas e políticos diante da morte de pessoas por ação dos terroristas que dominam parte do território das nossas cidades. Vamos em frente! #flavioazevedo
sábado, 15 de novembro de 2025
A Tela e o Divã na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (13/11) está no ar. Hoje, recebendo o psicanalista e neurocientista, Noel Jorge. Em pauta “A Tela e o Divã”, uma psicanalise do sujeito digital, evento que acontece em Itaboraí, no Hotel Promenade, no dia 29/11, das 8h às 17h. Vamos em frente! #flavioazevedo
Temas gerais, nacionais e locais, na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (12/11) está no ar. Hoje, pautando temas nacionais e locais. Neymar Jr sendo cogitado no Futebol carioca (no Fluminense); manifestação de indígenas na Cop30, que tem sido marcada por bons debates e muitas reclamações relacionadas aos preços dos produtos e agressão ao Meio Ambiente; e a transferência de sete líderes do Comando Vermelho, facção terrorista que domina a maior parte das comunidades do Rio de Janeiro; serão os temas nacionais.
A pauta local começa pelo município de Tanguá/RJ, com o Concurso de Fotografia Amador, que apresentou as imagens vencedoras em solenidade promovida na noite de ontem (distribui R$ 18 mil em dinheiro para os ganhadores); a participação tanguaense no Programa de Mentoria de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), através da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade; e o cancelamento do III Concurso Gastronômico da Casa das Irmãs que ocorreria no próximo dia 23.
Na pauta Rio Bonito, o sucesso do Projeto Lona na Lua que já está em Cachoeiras de Macacu e os preparativos para os festejos natalinos que estarão concentrados na Praça Fonseca Portela. Com término em três de janeiro de 2026, o “Rio Bonito, um Sonho de Natal”, terá início na próxima sexta-feira (14) com o show de Iris Diniz e Alceu Valença. No dia seguinte a programação segue com a Feira Literária de Rio Bonito (FLIRB). Vamos em frente! #flavioazevedo
Projeto Mulheres à Mesa na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (11/11) está no ar. Hoje, recebendo integrantes do Projeto Mulheres à Mesa, a saber, Elisângela Souza, Claudiane dos Santos, Juliana Paixão e Alex Barros. Em pauta projeto que cuida de mulheres e busca potencializar o universo feminino. Vamos em frente! #flavioazevedo
Prêmio Resiliência na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (10/11) recebeu a presidente do Projeto Mulheres Vencedoras, Fabiana Pereira Babo; que veio acompanhada de empreendedoras e lideranças, a saber, a escritora, Líria Cunha; a empresária do segmento turístico, Cris Tur; e a subsecretária de Ação Social de Itaboraí, Marcia Lessa.
Em pauta o Prêmio Resiliência que acontece no próximo dia 21/11, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Rio Bonito. O Oscar do Empreendedorismo do Leste Fluminense vai homenagear empreendedores parceiros do projeto e que se destacaram ao longo de 2025 na Região Leste Fluminense. Vamos em frente! #flavioazevedo
segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Famílias destacam impacto positivo do Lona na Lua na formação das crianças em Cachoeiras de Macacu
Em Cachoeiras de Macacu, o Lona na Lua, aos poucos, tem se tornado um dos maiores impulsionadores de arte, cultura e transformação social entre as crianças e adolescentes do município. Mais do que um espaço de aprendizado, o projeto tem se consolidado como um ambiente de descobertas, convivência e crescimento — tanto artístico quanto pessoal.
Keila Siqueira da Glória, mãe de Maria Fernanda, de 8 anos, é uma das muitas mães que acompanham de perto essa transformação. “Minha filha está no coletivo desde o início e ama participar. Ela acorda cedo, animada, sem reclamar, para as aulas de teatro, dança, música, desenho e até circo. Antes era muito tímida, e hoje já se solta bem mais. Eu vejo o quanto ela cresceu e o quanto esse projeto faz diferença — nunca tivemos nada assim aqui na região. É algo que realmente tira as crianças das telas e abre novos horizontes pra elas”, conta Keila.
Essa mudança também é percebida por Maria Gabriela Martins Vianna, mãe de José Vicente, de 7 anos. “Meu filho está no projeto desde o começo e tem sido uma experiência incrível pra ele. As aulas de circo são as preferidas, ele chega em casa contando tudo o que aprendeu. Notei uma grande diferença na forma como ele se comunica e se relaciona com outras crianças — ficou mais aberto, mais confiante. Esse projeto é muito importante pra nossa comunidade, que sempre foi carente de iniciativas assim. Está ajudando nossas crianças a se desenvolverem de verdade”, disse Maria.
Para o diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, o acolhimento da cidade tem sido essencial para o sucesso da iniciativa. “Chegar a Cachoeiras de Macacu foi uma experiência emocionante para toda a nossa equipe. Fomos recebidos com muito carinho, e logo percebemos o quanto a comunidade valorizava a arte e acreditava no poder transformador da cultura. Ver as crianças se expressando, se descobrindo e ganhando confiança através das atividades é o que nos motiva a continuar levando o Lona para novos lugares.”
Projetos como o Lona na Lua representam uma oportunidade rara de acesso à cultura, especialmente em regiões afastadas dos grandes centros. Por meio de oficinas de teatro, música, dança, desenho, circo e escrita criativa, o coletivo tem despertado talentos e, mais do que isso, contribuído para a formação de cidadãos mais sensíveis, criativos e conscientes.
O projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos” conta com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Fonte: Ascom/Lona na Lua
sábado, 8 de novembro de 2025
Indústria e Comércio RB – BV Automotiva/Nova Cidade x Space Digital
O primeiro jogo, categoria masculina, do Campeonato de Futsal Indústria e Comércio (edição 2025); abrindo a competição na noite do dia 31/10, foi disputada por Bela Vista Automotiva/Nova Cidade e Space Digital. O torneio é disputado no Ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube. Nessa publicação tudo que aconteceu no eletrizante confronto. Vitória do Bela Vista Automotiva/Nova Cidade pelo placar de 3x2. Vamos em frente! #flavioazevedo
sexta-feira, 7 de novembro de 2025
Rise Liderança Feminina entrevista empresária Mariana Cupti (Lagiv)
No último dia 25 de outubro, a nossa equipe participou do Rise Liderança Feminina, no H Niterói. No ambiente do evento montamos um Podcast para dialogar com as participantes. Nesse recorte entrevistamos a empresária, Mariana Cupti; gestora da Lagiv, uma perfumaria nacional que produz e comercializa perfumes, body splash, cremes hidratantes e perfumes capilares.
A entrevista completa você confere no nosso canal no YouTube, no link a seguir:
Podcast, estúdio e externo, informações através do telefone (21) 99271 – 9239. Vamos em frente! #flavioazevedo
Lona na Lua anuncia programação cultural de novembro em Cachoeiras de Macacu
O mês de novembro será de muita arte e emoção com a programação do Lona na Lua, em Cachoeiras de Macacu. No dia 7 de novembro, o grupo apresenta duas atrações imperdíveis que prometem encantar o público de todas as idades.
Pela manhã e à tarde, o espetáculo “Clássicos” será encenado no Centro de Educação Infantil Municipal Diana Coelho Duarte, com sessões às 9h e às 14h. A montagem faz uma releitura criativa de contos clássicos infantis, aproximando as crianças do universo das artes de forma lúdica e divertida.
No mesmo dia, o público poderá prestigiar a apresentação do espetáculo “O Auto da Compadecida”, na Casa da Arte Wellington Lyra, a partir das 19h30. A peça é uma adaptação do consagrado texto de Ariano Suassuna, com direção de Zeca Novais, e traz muitas surpresas ao longo de seus 75 minutos de duração — desde a banda que faz a sonoplastia ao vivo, até o belíssimo cenário e figurino assinados por Clébio Holanda.
A programação continua no dia 28 de novembro, quando a Escola Municipal São Sebastião, em Papucaia, recebe o espetáculo “Clássicos”, com apresentações às 9h e às 14h. O público também poderá conferir “O Auto da Compadecida” no Ginásio Poliesportivo de Papucaia, às 19h30, prometendo uma noite de muita cultura e emoção.
As apresentações fazem parte do projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos”, que conta com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Fonte: Ascom/Lona na Lua
Negócios, Política e Superação na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (05/11) está no ar. Hoje, recebendo o genaologista, restaurador, artista plástico, músico e historiador, Dawson Nascimento. Participando do quadro “Tanguá 30 Anos”, vamos viajar com o entrevistado ao longo da História do território desde o século XVI quando a Região e primeiras famílias são mencionadas em documentos oficiais. Vamos em frente! #flavioazevedo
Tanguá 30 Anos na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (05/11) está no ar. Hoje, recebendo o genaologista, restaurador, artista plástico, músico e historiador, Dawson Nascimento. Participando do quadro “Tanguá 30 Anos”, vamos viajar com o entrevistado ao longo da História do território desde o século XVI quando a Região e primeiras famílias são mencionadas em documentos oficiais. Vamos em frente! #flavioazevedo
Saúde do Homem e Novembro Azul na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (04/11) está no ar. Hoje, recebendo o coordenador do Programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito, Bonifácio Silvano. Em pauta a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a sociedade a respeito do câncer de próstata e pênis. No Brasil são 71 mil novos casos de câncer de próstata todos os anos. Vamos em frente! #flavioazevedo
terça-feira, 4 de novembro de 2025
Rise Liderança Feminina entrevista Débora Klinger e Sonia Fernandes
No último dia 25 de outubro, a nossa equipe participou do Rise Liderança Feminina, no H Niterói. No ambiente do evento montamos um Podcast para dialogar com as participantes. Nesse recorte entrevistamos as empresárias, Débora Klinger e Sonia Fernandes; que comandam a Notancy, empresa que atua no segmento de Marketing, com captação de conteúdo, assessoria de imprensa, posicionamento de marcas e ações correlatas.
Podcast estúdio e externo, informações através do telefone (21) 99271 – 9239. Vamos em frente! #flavioazevedo
Desenvolvimento Econômico é tema da palestra de André Português em Rio Bonito, nessa quinta-feira
‘Sonhar & Realizar’ é o tema da palestra que André Português, ex-prefeito de Miguel Pereira; e presidente da Miguel Pereira Tur, vai apresentar em Rio Bonito/RJ, na manhã dessa quinta-feira (06/11). Turismo, Desenvolvimento Econômico e parcerias entre o público e a iniciativa privada; formam o tripé que pode transformar os municípios.
Recebe a palestra do ex-prefeito, o teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito, nessa quinta-feira (06/11), às 9h30min.
A palestra trata da experiência de empreendedorismo público e a parceria com o setor privado como principais aliados para o desenvolvimento e a transformação dos municípios. André Português defende a ideia de que a Prefeitura Municipal deve ser enxergada e gerenciada como uma empresa que dê resultados. Ele afirma que para atrair investimentos, prefeitos devem eliminar a burocracia. O resultado, segundo André Português, gera novos empregos, aquece a Economia e os novos recursos se transformam em investimentos na Saúde, na Educação e demais segmentos da administração pública.
Durante seus dois mandatos, André Português; implantou atrações que mudaram a vocação de Miguel Pereira, a saber, a Rua Coberta, a Rua Torta, a Maria-Fumaça e o investimento mais emblemático: o Parque dos Dinossauros. Essas iniciativas colocaram o município entre os principais roteiros do Turismo no Rio, transformou Miguel Pereira e impactou até municípios vizinhos. Vamos em frente! #flavioazevedo
segunda-feira, 3 de novembro de 2025
KNN Idiomas em Tanguá é parceria nossa
Na manhã dessa segunda-feira (03/11), eu visitei a escola de idiomas KNN, em Tanguá/RJ. Meu anfitrião e empresário do setor de Educação, Mark Pereira; apresentou-me a estrutura física do prédio e o mais interessante: os aspectos didáticos do KNN que se distingue dos demais cursos por um conjunto de estratégias educacionais e de Comunicação.
Por que aprender mais um idioma? Essa é uma pergunta que eu responderei em postagens futuras. Mark, gratidão pela acolhida e parceria.
A unidade KNN de Tanguá está localizada na Rua Ismael Rocha, nº 67, Centro de Tanguá, subida da Igreja Nossa Senhora do Amparo, em frente a Escola de Dança Talita Peregrino. Vamos em frente! #flavioazevedo
Morre Lô Borges
O cantor e compositor, Lô Borges; morreu nesse domingo (02/11), aos 73 anos, devido a uma intoxicação por medicamentos. O artista é um dos maiores nomes da música brasileira. Batizado Salomão Borges Filho, Lô Borges é símbolo de liberdade criativa e traçou uma carreira cuja influência atravessa gerações. Também foi instrumentista, produtor e peça-chave para a renovação da cena musical brasileira dos anos 70.
O cantor tinha um filho, Luca Arroyo Borges.
Lô Borges foi um dos fundadores do Clube da Esquina, o famoso grupo de artistas mineiros que transformou a música do Brasil, ao misturar rock, samba e jazz. Inspiradas na psicodelia dos Beatles, suas canções trouxeram melodias experimentais e referências nacionais que vão das letras aos acordes.
Além de Lô, participavam clube nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes e Toninho Horta. Eles se reuniam para fofocar, ouvir música e compor. Faziam isso nas ruas Divinópolis e Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, de Belo Horizonte/MG. Daí vem o nome Clube da Esquina.
Selada pelo clube, a dupla Lô Borges e Milton Nascimento é um marco na história da música brasileira. Juntos, eles lançaram um dos mais prestigiados álbuns nacionais: “Clube da Esquina” (1972). Entre as canções, estão “O Trem Azul”, “Um Girassol da cor do seu cabelo” e “Trem de Doido”.
Lô e Milton também trabalharam em parceria em “Para Lennon e McCartney", de 1970. Eternizada na voz de Milton, a música foi composta por Lô, Marcio Borges (seu irmão) e Fernando Brant. O impacto de Lô Borges vai muito além das canções que ele assinou, tocou ou cantou. Ele se tornou uma das principais referências da mesclagem entre emoção e experimentação.
Com mais de 50 anos de carreira, sua obra inspirou artistas de diferentes gerações – de Flávio Venturini à banda Terno Rei. Vamos em frente! #flavioazevedo
Lona na Lua faz da acessibilidade um pilar da sua atuação cultural
O coletivo de arte, educação e cidadania Lona na Lua segue consolidando sua trajetória como referência em inclusão e acessibilidade no cenário cultural. Desde sua criação, o grupo entende que a arte só cumpre seu papel transformador quando é aberta a todos — e tem colocado isso em prática com ações concretas que garantem dignidade, conforto e participação plena de pessoas com deficiência.
O Lona na Lua conta com rampas de acesso e banheiros adaptados, obedecendo às leis de acessibilidade vigentes. Na cidade de Tanguá, não é diferente. Inaugurado em dezembro de 2021, cada detalhe do espaço foi pensado para que pessoas com mobilidade reduzida possam circular com autonomia e segurança, reforçando o compromisso do coletivo com o respeito e a igualdade de oportunidades.
Nos espetáculos promovidos pelo Lona na Lua, a inclusão é sempre protagonista. O grupo disponibiliza intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo que o público surdo tenha acesso integral às produções. Além disso, há monitores especializados para acompanhar crianças e jovens com necessidades especiais, criando um ambiente de acolhimento e pertencimento.
O Lona na Lua também investe em acessibilidade nas plataformas digitais. Os conteúdos audiovisuais do coletivo contam com vídeos com audiodescrição, recurso que permite que pessoas com deficiência visual compreendam as cenas, ações e expressões dos artistas. Essa prática amplia o alcance das produções e reforça a missão do grupo de garantir o acesso universal à cultura, dentro e fora do palco.
Mais que estrutura: uma filosofia de vida
A acessibilidade, para o Lona na Lua, não é apenas uma obrigação legal, mas uma filosofia de trabalho. O coletivo acredita que a arte tem o poder de unir pessoas, ampliar percepções e derrubar barreiras. Cada oficina, espetáculo ou atividade educativa é construída sob o olhar atento da diversidade humana, respeitando os diferentes modos de existir e se expressar.
O Lona na Lua se destaca por fazer da acessibilidade uma prática cotidiana. O espaço se tornou um símbolo de cidadania cultural, mostrando que é possível promover arte de qualidade sem deixar ninguém de fora. “Queremos que todas as pessoas se sintam parte deste universo criativo. A acessibilidade é o que nos permite viver a arte em sua forma mais completa — aquela que acolhe, transforma e liberta. Queremos espalhar lonas pelos quatro cantos do estado do Rio de Janeiro, e em cada uma delas a acessibilidade sempre será prioridade”, disse Zeca Novais, fundador e diretor do Lona na Lua.
O projeto “Lona na Lua em Tanguá: Energia para Cultura” conta com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Fonte: Ascom/Lona na Lua
Núcleo de Defesa Agropecuária na pauta do Programa Flávio Azevedo
O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (03/11) está no ar. Hoje, recebendo a equipe do Núcleo de Defesa Agropecuária (NDA) em Tanguá, Giovana Ribeiro e Valéria Feder. Em pauta as ações do núcleo e a atualização cadastral de rebanho que teve início em 01/11 e se estende até 30/11. O núcleo conta com três coordenadorias, a saber, Defesa Animal, Defesa Vegetal e Serviço de Inspeção Estadual. O NDA atende os territórios de Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Cachoeira de Macacu e Guapimirim. Vamos em frente! #flavioazevedo
Assinar:
Comentários (Atom)
















