segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Alvos da Operação Furna da Onça

A "Furna da Onça", na Alerj.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) atendeu nesta segunda-feira (12) ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) e transformou em prisão preventiva 15 investigados na Operação Furna da Onça, desdobramento da Lava Jato no Rio, deflagrada no último dia 8, presos temporariamente.

O objetivo do pedido, segundo o MPF, é “impedir que os investigados possam continuar praticando crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa”.

Para os procuradores, “o exercício do mandato dos deputados e dos demais investigados em suas funções públicas são também um risco para a obtenção de provas”.

O documento cita todos os deputados presos e outros investigados, considerando a gravidade dos crimes praticados e as tentativas de destruir provas. A investigação é também conduzida pela Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF).

Para o MPF, a prisão preventiva de 18 dos 22 alvos é a melhor medida para impedir prejuízos ao andamento da investigação, já que houve indícios de que alguns investigados tiveram acesso a informações da Operação antes de ela começar, o que pode ter prejudicado perdas no cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

Conversão em prisão preventiva

Deputados André Correa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Coronel Jairo (MDB), Luiz Martins (PDT), Marcelo Simão (PP), Marcos Abrahão (Avante) e Marcus Vinicius "Neskau" (PTB)
Affonso Henrique Monnerat, secretário de Governo
O vereador Daniel Martins (PDT)
Carla Adriana Pereira, diretora de Registros do Detran
Assessores Andreia Cardoso do Nascimento, Fabio Cardoso do Nascimento, José Antonio Wermelinger Machado, Leonardo Mendonça Andrade e Magno Cezar Motta
Manutenção da prisão preventiva

Edson Albertassi (MDB), Jorge Picciani (MDB) e Paulo Melo (MDB): suspensão do exercício da função pública
Alcione Chaffin Andrade Fabri, chefe de gabinete e operadora financeira de Marcos Abrahão: proibição do exercício da função pública
Jorge Luis de Oliveira Fernandes, assessor e operador financeiro de Coronel Jairo: proibição do exercício da função pública
Leonardo Silva Jacob, presidente recém-exonerado do Detran
Shirlei Aparecida Martins da Silva, recém-exonerada do cargo de subsecretária na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário