quarta-feira, 11 de julho de 2018

Estão acabando com o sonho Rio Bonito!

Flávio Azevedo
O paciente Jacir está internado no CTI do Hospital Regional Darcy Vargas e aparece na reportagem da Globo News. 
Está tudo errado na “guerra fria” entre Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB) e Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV)! É nítido que a turma que comanda o hospital está longe de ser santa. É nítido que o presidente da instituição, o nosso amigo Kaki, é uma espécie de “avatar” da ex-prefeita Solange, que preside a unidade por “osmose”. Ou seja, dá as cartas na instituição através de Kaki. É nítido o inchaço da folha de pagamento do hospital. Na reunião do último Conselho de Saúde que eu marquei presença, eu ouvi a Secretária de Saúde, Rita de Cássia; dizer que a folha de pagamento do HRDV consome 85% das suas receitas. Não é possível que as pessoas achem isso normal. É nítido que algo está errado!

Todavia, como o prefeito é teimoso e tem a sutileza de um rinoceronte, mais uma vez ele mete o pé pelas mãos num assunto que se resolve fácil com o mínimo de diplomacia e sabedoria. Na condição de prefeito, o senhor Mandiocão não pode mexer em nada no HRDV. O que cabe a ele é pagar os serviços prestados pelo hospital ao município. Se não prestou inteiramente o serviço, glosa e paga o que foi prestado. E não dê ouvidos a chorumela! Esse é o papel do prefeito e nada mais.
Entretanto, na condição de sócio do HRDV, o prefeito pode fazer muito mais que isso! Munido do estatuto que rege a unidade e na condição de sócio (esquecendo que ele é prefeito), o associado Mandiocão pode fazer uma série de movimentos legais e o primeiro deles é pedir uma assembleia extraordinária para expor os desmandos que ele diz existir, cobrar soluções e promover mudanças. Vale ressaltar que a vice-prefeita Rita de Cássia, atualmente comandando a pasta da Saúde, também é associada do hospital e pode ladear com ele nessa empreitada. Ambos na condição de associados e esquecendo os seus cargos eletivos.

Contudo, o cinismo é uma caraterística de quase todos os riobonitenses. E por conta desse cinismo hipócrita, a preferência é ser representados por terceiros para pendengas dessa natureza. Porém, esses terceiros geralmente são tremendos “Zé Roelas”, e precisa que seja um “Zé Roela”, para que possam ser manipulados. Mas quem dará confiança a um “Zé Roela”? Por isso, a disputa de 30 anos que toma conta do hospital não se resolve. A verdade é que Mandiocão e Solange se comportam como soviéticos e estadunidenses. Promovem a guerra fria no território dos outros, sem se importar com o que acontecerá com vietcongs e vietnamitas, que somos nós os usuários do hospital.
Encerro essa explanação dizendo que tanto do lado soviético, como do lado estadunidense, vai haver muita revolta diante de tudo que acabei de escrever. Não estou preocupado, porque os anos de cidadão riobonitense, funcionário do hospital e profissional de Comunicação, me autorizam a ter esse entendimento. Quem quiser pular que pule, mas eu não mudo em uma vírgula o que acabo de escrever. Esse entendimento não é uma piruada, nem um palpite! É uma tese de dourado com décadas de observação e experimentação do que é essa gente que há décadas comanda a nossa cidade e nossas instituições são capazes de fazer. 

Se você não nasceu em Rio Bonito, seja bem vindo! No filme “Uma Linda Mulher” tem um cara na faixa de pedestre que diz: “bem-vindo à Hollywood! Todo mundo que vem pra Hollywood tem um sonho. Qual é o seu...”. Eu adaptei a fala dessa figura hollywoodiana para Rio Bonito. Ficou assim: “bem vindo a Rio Bonito! Todo mundo que vive em Rio Bonito já teve um sonho. Já acabaram com o seu...?”. #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário