terça-feira, 22 de maio de 2018

PMRB confirma dois casos de febre amarela no município

Flávio Azevedo
A Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB) publicou em suas mídias oficiais a confirmação de dois casos de febre amarela em seu território. Os infectados são moradores de localidades interioranas, sendo um morador de Lavras e outro de Braçanã do Alto. A PMRB afirma estar intensificando as ações de controle da doença nos locais em que os casos foram confirmados e reitera que as ações de vigilância são permanentes. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação e aconselha a quem ainda não se vacinou a procurar os postos de Saúde e se imunizar contra a doença. Não existe necessidade de pânico, sobretudo se você já se vacinou.

Aos mais afoitos que estão caçando micos sob o equivocado argumento de que esses animais transmitem a febre amarela, convém destacar que os micos são tão vitimas do mosquito transmissor quanto os seres humanos. Como esses primatas vivem na mata, eles são os primeiros a serem infectados e quando adoecem ou morrem sinalizam A presença do mosquito transmissor da febre amarela naquele local.

Cuidados e atenção
Aos “exterminadores de mico”, a nossa reportagem sugere que usem toda essa energia na luta contra o mosquito transmissor e não contra os primatas, que são tão vitimas quanto os seres humanos. Aproveitem para propagar as orientações sobre os sinais e sintomas da febre amarela, a importância da vacinação e o que fazer para evitar a doença.

Os sintomas da febre amarela surgem cerca de 3 a 6 dias após a picada de um mosquito Aedes Aegypti ou Haemagogus Sabethes infectado com o vírus, sendo esta chamada de fase aguda da doença. Depois da fase aguda, os sintomas podem desaparecer por 1 ou 2 dias, porém rapidamente surgem outros sintomas, mais graves, que podem levar à morte, dando origem à fase tóxica da febre amarela.

Já numa fase mais avançados, podem surgir os sintomas da fase tóxica que são icterícia, caracterizada pela pele e olhos amarelos; dor abdominal; vômitos com sangue; sangramentos pelo nariz, boca e olhos; doença dos rins e do fígado; problemas cardíacos; e convulsões.

A febre amarela não é contagiosa sendo transmitida apenas pela picada do mosquito, por isso, a única medida de prevenção para a doença é através da vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário