segunda-feira, 14 de maio de 2018

Defender a volta de um governo militar é preguiça de exercer a cidadania

Flávio Azevedo
Cabe lembrar que a frouxidão que domina o brasileiro tem o seu nascedouro nos "Anos de Chumbo", quando o país era governado pelos militares, época que mandava quem podia e obedecia quem tinha juízo.
Defender a volta de um governo militar, “porque só os militares podem dar jeito no Brasil” é reconhecer nossa cultural frouxidão e dar provas irrefutáveis do nosso feio hábito de terceirizar as nossas responsabilidades. O que se percebe é que a maioria esmagadora quer resolver os problemas do Brasil, mas "não quer se envolver". Às vezes, esse comportamento acontece, porque a pessoa flerta com a corrupção, com o crime e com usos e costumes condenáveis.

Quer resolver os problemas do Brasil? Comece se tornando um cidadão de verdade! Saia da reclamação para a ação. Deixe de lado a queixa modorrenta e se mexa, participe! Somos bons em reclamar e péssimos em participar e, sobretudo, reivindicar.
É flagrante a tentativa de transferir para os militares as responsabilidades que o cidadão deveria exercer.
Faça parte da Associação de Moradores do seu bairro, seja membro de um Conselho Municipal ou fóruns comunitários, frequente as reuniões da Câmara Municipal e procure entender como funciona o poder Legislativo, porque 90% do que você pensa que o vereador pode fazer é mentira. 

E quem espalha essas mentiras sobre o vereador são os próprios candidatos a vereador. Querem participar, opinar e criticar, o que não sabem como funciona. O resultado é o caos que vemos aí: população mal informada e políticos com vergonha de assumir que a lorota anunciada em campanha era fruto da sua falta de sabedoria e conhecimento do cargo pretendido. 

Todavia, a ideia de participar de conselhos e fóruns não é para usar como trampolim para candidaturas futuras, tão pouco para pedir cimento, carona para familiar doente, dinheiro, nomeação para pagar o seu INSS, cesta básica, dentadura etc. Se esse comportamento modorrento do cidadão não mudar, nem um governo militar dá jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário