domingo, 6 de maio de 2018

Assembleia discutirá Piso Nacional da rede municipal de Educação de RB e eleições do SEPE

Flávio Azevedo
Os profissionais de Educação de Rio Bonito estão sendo convocados para uma assembleia da categoria no próximo dia 16 de maio. O encontro ainda não tem local definido, mas já está acertado que ocorrerá em dois momentos. Às 10h e 13h. De acordo com representantes do núcleo local do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), a principal pauta que será apresentada a assembleia é relacionada a atualização do Piso Nacional dos Profissionais de Educação. As informações foram passadas na última sexta-feira (04/05), no Programa Flávio Azevedo. No estúdio da Rádio Jornal 1340 AM – Leste Fluminense, representando o SEPE, estavam as professoras, Marlene Osório, Eliane Barbosa e Lourdes dos Anjos. 

De acordo com as representantes do SEPE, no último mês de abril, num encontro mediado pelo Ministério Público (MP), entre representantes do SEPE e da Prefeitura Municipal de Rio Bonito, o MP fechou questão quanto a obrigatoriedade da PMRB pagar o Piso Nacional aos profissionais de Educação e ainda determinou que o benefício alcance os auxiliares de Educação Especial e Educação Infantil, que numa primeira negociação haviam ficado de fora do direito ao benefício. As decisões e cálculos foram feitos pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE) do MP.
– Iremos fazer o encontro em dois momentos, para que todos possam comparecer e tomar conhecimento do que está acontecendo. Quem trabalha no período da tarde pode comparecer pela manhã. Quem trabalha de manhã vai de tarde. Através dos nossos canais de comunicação, nós damos os informes e aproveitamos a audiência dessa emissora para alcançar mais profissionais de Educação. Outro ponto importante é que o Jurídico do SEPE estará presente para sanar todas as dúvidas que surgirem relacionadas aos assuntos em pauta – explicaram as representantes do SEPE.

Abaixo você confere a participação das professoras, Marlene Osório, Eliane Barbosa e Lourdes dos Anjos, no Programa Flávio Azevedo. A sua disposição em nosso canal no YouTube.
A PMRB terá que adequar a nomenclatura dos auxiliares de Educação Especial e Educação Infantil para que eles possam receber o Piso Nacional. A promotora Marcele Navega deu até o próximo dia 11 de maio para o município se organizar quanto a essa questão das nomenclaturas, que deverá ser professor ou professor auxiliar.
– O Ministério Público entende que esses segmentos desenvolvem atividades similares a do professor. Outra adequação que foi imposta a PMRB pelo Ministério Público é uma discussão de anos: o 1/3 de planejamento, entendido pelo MP como ponto pacífico que precisa ser cumprido de imediato – explicou uma das representantes do SEPE. .

Eleição para nova diretoria do SEPE
A partir da esquerda: Eliane Barbosa, Marlene Osório e Lourdes dos Anjos.
Outro tema que também deve atrair o interesse da categoria para a assembleia é a definição da nova composição do SEPE. Durante o Programa Flávio Azevedo foi dito que a ideia é fazer tudo de forma bem democrática. “O pleito precisa ocorrer com o máximo de lisura e para que isso aconteça a participação das pessoas é importante, porque até aqui nós recebemos muitas críticas, mas pouca gente busca saber como funciona o SEPE”, analisam as professoras. Elas acrescentam que “para participar da eleição e ter direito a voto é preciso ser sindicalizado, apresentar comprovante de filiação e documentos exigidos para qualquer outra atividade”. Informações pode ser acessadas nos canais de comunicação do SEPE e também pelo telefone 2734 – 5985 entre 9h e 16h.

Ainda segundo as representantes do SEPE, a presença maciça da categoria na assembleia é importante, porque nesse dia será escolhida a Comissão Eleitoral, que não podem estar registrados em nenhuma chapa. “Essas Pessoas deverão atuar junto com os representantes do SEPE Central que realizam a eleição, marcada para os dias 26 e 29 de junho”.

Ficha de inscrição de chapas.
http://www.seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim3034.pdf

Leia e baixe aqui o Regimento da eleição
http://www.seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim3024.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário