quarta-feira, 18 de abril de 2018

Em Rio Bonito "Força da Tarefa" contra Chikungunya lança mão do fumacê

Flávio Azevedo
Fumacê em atividade.
Há alguns dias eu fiz uma postagem falando sobre os casos de Chikungunya no bairro Monteiro Lobato. Nas postagens foram muitos testemunhos de moradores confirmando que havia muita gente doente na localidade. Ontem, uma moradora me manda uma foto de agentes do Programa Municipal de Combate a Dengue (PMCD) circulando pelo bairro. De acordo com ela, está acontecendo uma força tarefa na localidade para acabar com os focos de mosquito transmissores da Chikungunya. Hoje, a moradora me manda outra imagem, onde ela registra a ação do fumacê, que passou pelo bairro.

É bom frisar que existe uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda não utilizar o famoso fumacê. No entendimento da OMS, outros insetos, pássaros e até o ser humano (pessoas alérgicas) podem ser impactadas com a fumaça, o que gera desequilíbrio ambiental. Mas então o que fazer? A OMS recomenda atenção total a prevenção, com vigilância ao descarte de lixo, caça a recipientes que acumulem água e blitz sobre relaxados e sem noção. Ainda segundo a OMS, lançar mão do fumacê somente em casos críticos, como o que foi evidenciado no bairro Monteiro Lobato. 
  
O que curioso é que as coisas só andam depois que a mídia social explana. Impressionante! Aproveito a oportunidade para informar o telefone do PMCD (3634 – 4234). Ligue e denuncie vizinhos relaxados e espaços vazios que podem conter focos de mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário