sábado, 3 de março de 2018

Saúde de Rio Bonito na UTI

Flávio Azevedo
O pedido de socorro dessa sexta-feira (02/03) chega do Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José Da Silva (Banco de Sangue), uma das mais importantes unidades de Saúde do município de Rio Bonito, mas que tem sofrido com o descaso de quem governa. Cerca de 15 doadores estão, agora, no Banco de Sangue. A coleta, porém, pode não acontecer, porque não tem médico na unidade para acompanhar as doações, como exige o protocolo que rege as atividades de todo banco de sangue.

O que mais impressiona é a recomendação dos que comandam a Saúde. Que os profissionais que atuam na unidade “arrumem um jeitinho e ir fazendo a coleta sem a presença do médico”, ignorando que isso é proibido. Segundo a nossa fonte, o médico do Banco de Sangue foi remanejado para outra unidade. A orientação de quem manda é que “caso aconteça algum intercorrência, os funcionários do banco de sangue devem buscar um médico no Ambulatório Loyola”.

A forma displicente como o Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva é tratado por quem governa é antiga e esse caso das doações acontecendo sem a presença de um médico, o que é proibido, também não é novo (SIC).
Um fato curioso: desde que foi inaugurado, há mais de 20 anos, o Banco de Sangue não realiza coletas no período da tarde, o que levou a população acreditar que não se doa sangue após o almoço. E não é bem isso. O que acontece é que para as doações acontecerem dentro dos protocolos de segurança, a presença do médico é obrigatória, porque caso aconteça alguma intercorrência, o profissional está ali para clinicar o doador. Todavia a Prefeitura sempre contrata o médico para atuar na unidade por meio período. Somente por isso não se faz coleta após o almoço. Simplesmente, porque não tem médico no plantão nesse período.

Partindo da premissa que muitas pessoas, por uma série de razões, só podem doar sangue no período da tarde, nós podemos concluir que essa economia burra e irresponsável contribui com o cenário de estoques de sangue sempre abaixo do ideal e por vezes quase zerado.

Alô prefeito e vice-prefeita-secretária, resolver essa questão é mais urgente que tirar a banca de jornal da Praça. “Vamos que vamos” buscar soluções para esse importante assunto? Já pensou perder 13 doações, por pura barbeiragem administrativa? Definitivamente, vocês são muito amadores! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário