quarta-feira, 14 de março de 2018

Lona na Lua estreia espetáculo “O Santo e a Porca” nesse fim de semana

Flávio Azevedo
Sob a coordenação de Zeca Novais, o Espaço Cultural Lona na Lua estreia nesse fim de semana, o espetáculo “O Santo e a Porca”, obra de Ariano Suassuna que recebeu adaptação de Zeca Novais. Quase 100 crianças estarão no palco da lona em dois fins de semanas, 16 a 18 e 23 a 25 de março. Os ensaios mostram que as gargalhadas estão garantidas com a trupe mais badalada do setor teatral da nossa Região. 

A nossa reportagem conversou com alguns dos envolvidos na preparação do espetáculo. O comandante do Lona na Lua, Zeca Novais, fala das suas expectativas para mais uma aventura cultural e comenta a novidade de ver alunos que cresceram na Lona dirigindo um espetáculo.

Escolhidos para dirigir o espetáculo, os loneiros, Gabriele Rangel e Pedro Trindade; comentam a novidade. Dirigindo e atuando, Pedro diz que a responsabilidade é grande, mas o grupo ajuda.

Figuras importantes para o caldo de Cultura que escorre dos espetáculos do Lona na Lua, o músico, Ricardo Hoffmann; nome que comanda a banda Lona na Lua; e Clebio Holanda, nome que tem a responsabilidade de tocar figurino, maquiagem e dança; também comentam a contribuição de cada um para o espetáculo.

A obra “O Santo e a Porca” foi escrita por Ariano Suassuna, em 1957, e aponta para a avareza, a astúcia, a inocência e tem como pano de fundo os costumes e folclore do Nordeste. Bem ao estilo Suassuna, a obra mistura o religioso, o profano e a luta pela sobrevivência. É nesse universo que Zeca Novais adaptou o espetáculo, que não foi pensado por Suassuna apenas para rir, pois a estória contém críticas e reflexões importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário