sábado, 10 de fevereiro de 2018

Piso Nacional começa vigorar em Rio Bonito e divide opiniões

Flávio Azevedo
Eu entendo perfeitamente que a Prefeitura esteja focada nos festejos de Momo, mas o Carnaval que fizeram no pagamento dos profissionais de Educação - muitos foram surpreendidos, hoje, com um salário menor que a "grande" quantia que geralmente recebem - não ficou legal. Acrescento que a insatisfação de parte da categoria expõe a falta de Comunicação, que tem sido a marca desse governo e da gestão anterior.

Eu acompanho a luta dos profissionais de Educação, por uma série de melhorias, há pelo menos 20 anos. A batalha dos últimos cinco, seis anos, foi amplamente divulgada pelas minhas mídias.

O que se materializou no contracheque dos profissionais de Educação, hoje, é fruto de muita negociação entre o núcleo local do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) e Prefeitura Municipal. As negociações se arrastam há mais de ano e foram tratadas com os representantes da categoria.

É nítido que o número de pessoas nas reuniões do Sepe não corresponde a metade do número de profissionais da rede municipal. Há anos eu afirmo que quando você prefere não participar de embates e processos de escolha, automaticamente você reforça o lado mais forte e deixa que outros decidam por você.

Por outro lado, como professores em estágio probatório (os mais atingidos pelas mudanças) vão participar de greves e embates com a classe patronal, se vivemos numa cidade onde os grupos políticos perseguem desavergonhadamente quem se opõe a eles? Junte a esse cenário, o nosso tradicional espírito morno e o cultural hábito de transferir responsabilidades para salvadores da pátria que lute por eles.

O suspense, o segredo, a falta de abordar amplamente as mudanças no salário dos professores, inclusive noticiando à sociedade as referidas mudanças, é um dos motivos do descontentamento de hoje. A falta de participação da categoria em todo esse longo e cansativo processo também!

Fica a lição para ambos! Caso a Secretaria de Administração tenha errado ao retirar benefícios como a Regência do salário desses profissionais (é o que vejo alguns comentado) fica aqui o meu repúdio diante de um erro tão primário. Aliás, como erra esse governo! Parece eleitor diante da urna eleitoral! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário