sábado, 17 de fevereiro de 2018

O tráfico crescerá em Rio Bonito com ou sem intervenção na Segurança Pública do Rio

Flávio Azevedo
A cocaína provoca euforia, bem estar e sociabilidade, sensações que nem todos conseguem naturalmente, por isso a pessoa usa novamente, mais uma vez e acaba dependente.
Eu escrevo notícias há mais de 10 anos. Comecei no jornalismo em 2005. No interior, o jornalista não pode se dar ao luxo de escrever apenas sobre um segmento (Cidade, Esporte, Política, Moda, Polícia, Economia, Educação), como acontece com os profissionais que atuam nas grandes mídias. Sendo assim, embora não me agrade, mas eu sempre cobri as notícias policiais. As prisões por tráfico de drogas correspondem a 99% das notícias da editoria de Polícia das minhas mídias. A proximidade com o assunto me permite dizer que em cerca de 10 anos, o tráfico se fortaleceu e a clientela aumentou. Também posso dizer olhando os números, que Rio Bonito sempre recebeu marginal de outros centros urbanos.

Há cerca de seis anos – a 119ª DP ainda funcionava no Centro – eu registrei uma prisão no momento em que ela aconteceu. Prenderam três jovens. Dois deles eram do Jacaré, no Rio. O terceiro era de Rio Bonito. Perguntei aos ‘estrangeiros’ o que faziam aqui e a resposta do mais falante chamou a minha atenção.
 – Moço, o comando manda nós vim pra cá e nós vem. Prendero nós, mas tem mais gente aí e outros virão, porque tem que olhar o negócio. O comando manda nós vim, nós vem. Eu não queria vim pra cá não, sabe? Mas o comando mandou a gente vem – disse o preso.

Naquele tempo, muita gente boa defendia a ideia de que o Comperj seria a razão do aumento da criminalidade em Rio Bonito. Até alguns crimes de ordem passional eram atribuídas a chegada do Comperj. Todavia, antes do investimento da Petrobras em Itaboraí, o cenário já era esse. Prendeu três? Dois eram de fora, um era de Rio Bonito. Em várias oportunidades, o grupo todo era de fora. Rio Bonito sempre recebeu representantes do tráfico para “olhar o negócio”.

O Comperj não vingou, mas a criminalidade cresceu e segue crescendo, porque ao contrário de outras atividades, o tráfico não depende do Comperj. Surgiu então outra crendice da qual até eu fui adepto por algum tempo: “as UPPs vão fazer os marginais migrarem para as cidades do interior, entre elas Rio Bonito”. Não é bem assim. Com ou sem Comperj, com ou sem UPP, os representantes do “Comando” sempre estarão por aqui.
Com o tempo o organismo se acostuma com a droga, o que faz o usuário buscar doses mais altas para alcançar os efeitos agradáveis do início do uso.
Agora, diante da comentada intervenção federal na Segurança Pública do Rio, surge outra crendice: “o volume de marginais vai aumentar nas cidades de menor porte”. Que lorota! Vacinado que estou para esse tipo de argumento, eu já me posiciono frontalmente contra essa ideia, porque a nossa realidade é muito mais triste que essa: em Rio Bonito, o tráfico de drogas é um negócio próspero, porque o consumo de drogas aqui é um dos mais altos do Rio de Janeiro. A nossa garotada usa cocaína com força. Junte a essa peculiaridade, o fato da nossa cidade ser uma espécie de entreposto, porque quem leva drogas para outras Regiões, quase que obrigatoriamente tem que usar a rodoviária de Rio Bonito. Isso sem comentar as duas rodovias que cortam o território riobonitense, artérias econômicas importantes do país.

Vários delegados já apontaram para um fato curioso que é uma marca de Rio Bonito. A maconha é um produto pouco visto por aqui. O volume de cocaína que se apreende em comparação ao de maconha, o volume de gente vendendo cocaína em todos os bairros, mostram que o consumo de cocaína aqui é alto.
– O normal é apreendermos 1kg de maconha e 100 gramas de cocaína. Em Rio Bonito, porém, isso se inverte. Por vezes nós ficamos dias sem ver um grama de maconha. Mas cocaína é possível apreender toda hora. Nem em comunidades importantes do Rio de Janeiro você encontra esse cenário. Aqui, sobretudo os jovens, gostam muito de cocaína e o volume de usuários é muito maior do que se pensa – revelou um dos delegados que já respondeu pela 119ª DP (Rio Bonito) em entrevista a nossa reportagem.

A sociedade riobonitense, porém, é cínica, sobretudo a classe média alta, onde estão os clientes mais importantes do tráfico de drogas. Gente que posa de bom moço e que tenta esconder os seus “usos e costumes” condenáveis chamando atenção para as falhas daqueles que estão inseridos na política. É comum encontrar os figurões que sustentam o tráfico fazendo inclementes críticas a prefeito e vereadores. Todavia, eles seguem votando, apoiando e financiando os criticados. Mas por quê? Na verdade é tudo um jogo de cena. Não existe preocupação com os equívocos administrativos, mas uma tentativa de desviar o nosso olhar para uma direção em que não seja possível enxergar os maus “usos e costumes” dessa “gente boa”.
Romper com o vício é difícil. Sem a droga o indivíduo tende a ficar deprimido, irritadiço e insone.
O tráfico é um baita negócio em qualquer lugar. Para quem não gosta de trabalhar é uma grande oportunidade. Mas Rio Bonito se destaca nesse cenário, porque conta com clientes que têm condições de pagar pelo consumo, o pagamento é a vista, o lucro é alto e nesse negócio não existe dívida, porque a cobrança é a vida do devedor. 

Não reconhecer essa triste realidade é fazer como o avestruz, que quando se sente acuado enfia a cabeça na areia e deixa todo corpo do lado de fora a disposição do inimigo. Em relação ao tráfico de drogas, a maior parte dos riobonitenses está com a cabeça enfiada na areia há anos e quando tiram de lá é para inventar alguma teoria que consiga desviar o foco dos seus “maus usos e costumes” ou dos seus amigos de pelada, de negócios, de jogo etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário