segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Hospital Regional Darcy Vargas segue com notícias positivas e negativas

Flávio Azevedo
A fachada do Hospital Regional DArcy Vargas, em Rio Bonito.
Duas notícias envolvendo o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) chegam as nossas mídias nessa segunda-feira (05/02). A primeira é positiva e representa um divisor de águas na Saúde em Rio Bonito. De acordo com publicação do Ministério da Saúde, o HRDV será contemplado com um equipamento de radiologia, o que representa um avanço no tratamento do Câncer não só em Rio Bonito, mas para toda Região. Em seu perfil no Facebook, o médico Emanuel Meireles; escreveu um texto que faz muito sentido. “É hora das autoridades e a população ficarem atentos, para não perdermos a oportunidade de elevar o nosso hospital a um patamar mais alto no atendimento de Saúde”.

A outra notícia é negativa e mais um capitulo da novela Kaki. O presidente José de Aguiar Borges (Kaki), segundo denúncia que chega a nossa redação, cortou o Triênio dos funcionários aposentados no pagamento de janeiro. Um desses funcionários, que por medo do DOI-CODI, pede para não ser identificado, fez revelações importantes.
– Há muito tempo nós não temos reajuste de salário e muitos recebem salário mínimo. O triênio era um diferencial. Ou seja, um a mais que adquirimos ao longo do tempo, que por lei não pode ser retirado. Outra garantia que a legislação nos oferece é o direito de sacar o FGTS mensalmente e não temos conseguido, porque a atual gestão não deposita os valores referentes a esse benefício. Aliás, o que sabemos é que isso foi documentado pelo Conselho Deliberativo e Fiscal, que renunciou. O valor do capital de giro feito pelos conselheiros junto a Caixa Econômica, por ocasião do empréstimo, era pagar os salários e os encargos, mas a diretoria só paga os salários. Cabe então uma pergunta: onde está o restante dos valores? – questiona o aposentado.

Mostrando articulação e conhecimento do que acontece nos bastidores do HRDV – o que vai despertar o interesse do DOI-CODI – o aposentado afirma que no setor em que ele trabalha faltam muitos funcionários, “mas na obra toda semana se contrata”. Ele acrescenta que “semana passada foram mais duas contratações”. Ainda segundo aposentado, vários dos seus colegas de trabalho que saíram do HRDV até hoje não receberam a rescisão e estão acionando o hospital na Justiça do Trabalho. Ele também fala das faltas denunciadas por uma usuária da unidade na última semana.
– São muitas rescisões que não foram pagas, inclusive, justa causa contra o hospital. Na última semana você disse que não há papel higiênico no setor Particular. Eu acrescento que dias atrás não tinha sabonete. Faltam medicamentos básicos, materiais e insumos. Mas as obras não param! Por que não pedir doações de remédio e material ao invés de pedir cimento, tijolos, areia etc.? Nós esperamos que os associados se mexam antes que seja tarde, ou melhor, antes da próxima eleição – termina o aposentado.

Durante o “Conexão Flávio Azevedo” desse domingo (04/02), a ex-conselheira do HRDV, Suely de Paula; sobre o assunto hospital, comentou que de acordo com o Estatuto que rege as ações da unidade, inclusive, as eleições, “já deveria ter sido publicado, em janeiro, o Edital de convocação para a eleição do HRDV”. Ela acrescenta que as chapas devem ser inscritas até o próximo dia 15/02. Ao alerta feito pela ex-conselheira é possível acrescentar que os insatisfeitos com a administração Kaki deveriam ficar atentos a essas datas, porque o presidente e seu grupo de diretores já estão organizados para se manter a frente da unidade por mais um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário