sábado, 10 de fevereiro de 2018

E quem não pode tomar vacina contra Febre Amarela faz o que?

Flávio Azevedo
Diante de tanta preocupação com a Febre Amarela, que pode ter vitimado uma senhora, moradora do Parque Andréa, no 2º Distrito de Rio Bonito, nesse sábado (10/08), nós vamos disponibilizar aos nossos seguidores e leitores, dicas de cuidados, sobretudo para quem faz parte do grupo que não pode ser vacinado. A suposta vítima da Febre Amarela estava internada no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), em Rio Bonito. Em nota, a unidade informou que o caso foi informado a Secretaria de Estado de Saúde. A confirmação ou descarte da doença virá do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels.

Vamos iniciar as nossas dicas apontando quem são as pessoas que não podem ser vacinadas contra a Febre Amarela. Por razões óbvias, nesse grupo de pessoas está a maior preocupação em relação a um possível surto da doença.

O primeiro grupo impedido de ser vacinado é aquele que tem histórico de alergia a ovo e seus derivados, por quê? A vacina contra Febre Amarela é feita com vírus da doença e eles são cultivados no ovo. Por isso, quem é alérgico a ovo não deve ser imunizado.

Bebês com idade abaixo de 06 meses também não podem ser vacinados, pela mesma razão que as gestantes também não podem ser vacinadas (pode afetar o desenvolvimento embrionário).
O uso do repelente é o mais recomendado e eficaz depois da vacina.
Quem usa medicamentos imunossupressores, ou seja, substâncias que diminuem a imunidade, também está no grupo dos que não ser vacinados. Convém destacar que a imunodeficiência não é uma característica somente dos aidéticos. Outras doenças e síndromes também diminuem a imunidade e deixa o indivíduo exposto aos efeitos de qualquer vírus. São substâncias imunodepressoras, a quimioterapia, a radioterapia e o corticoide, quando usado em doses elevadas. Quase todos os medicamentos com terminologia “zona” são corticoides.

As pessoas com idade maior que 60 anos também não devem ser vacinadas. Caso exista necessidade, por exemplo, porque vai viajar para área de risco (onde exista surto da Febre Amarela) ou porque vive em área de mata, o médico deve ser consultado. O médico avalia o estado de Saúde da pessoa e de acordo com o resultado do exame que ele fizer, a vacina é liberada ou não. Lembrando sempre que a pessoa só estará imunizada entre sete e 10 dias depois de ter tomado a vacina.

A vacina para Febre Amarela é formada por vírus atenuados, que forçam o corpo a produzir anticorpos contra a febre amarela. Ela geralmente é segura e dá imunidade máxima contra a doença por dez anos.

Alguns efeitos colaterais da vacina incluem dor de cabeça, dor muscular, febre, calafrios e, em um número menor de pessoas, problemas mais graves e perigosos, incluindo reações alérgicas, doenças neurológicas e falência de órgãos.

E essas pessoas quem não podem tomar vacina? O que podem fazer?
Especialistas recomendam que esses indivíduos mantenham o corpo em baixa temperatura, porque os mosquitos são atraídos por animais de sangue quente. Outra dica é permanecer em ambientes climatizados ou tomar banho frio, para diminuir a temperatura corporal. Uma recomendação importante é evitar vestir roupas escuras em dias de calor, sobretudo se você vai ficar exposto ao sol, pois essas vestimentas absorvem mais calor e aquece o corpo. Também é recomendável não se exercitar com movimentos vigorosos, porque a temperatura do corpo aumenta, a respiração fica pesada e isso atrai mosquitos, por conta do dióxido de carbono expirado.

Outra dica importante é que as pessoas cubram a pele. Dê preferência a vestimentas com mangas longas e calças compridas, mas essas roupas devem ser soltas para o corpo se manter fresco. Os tecidos devem ser leves, mas não muito finos, porque os mosquitos picam através de panos muito finos. Avalie a possibilidade de comprar roupas especiais de acampamento, que são feitas de tecidos leves, porém resistentes. Esses tecidos e roupas podem ser encontrados em lojas especializadas em Camping.

Repelentes
O uso do repelente é indispensável. A imagem, porém, mostra algo não recomendado. Uso de roupa curta para andar em região de mata e/ou onde exista casos de Febre Amarela.
A última grande dica, talvez, a mais utilizada é o uso do repelente, que é um caso aparte. O mercado oferece produtos em forma de cremes, loções, sprays e bastões. Aplique o repelente diretamente na pele quando estiver ao ar livre. Se você também passa protetor solar, passe o repelente por último. Deve-se evitar passar o repelente ao redor dos olhos, da boca e nas mãos, porque ao levar a mão na boca ou nos olhos, a mucosa desses pontos do corpo ficará irritada. Também não se deve colocar repelente em área que esteja em processo de cicatrização, ferida ou com alergia.

Os produtos devem ter 15% de Icaridina (feito de pimenta), que é um repelente muito eficaz. Há quem prefira comprar a própria Icaridina para usar. Embora alguns fabricantes anunciem um período específico para o efeito do produto, especialistas afirmam que o tempo de ação do repelente é variável de indivíduo para indivíduo, depende do que a pessoa está fazendo, em que ambiente etc.
Repelentes que contenham uma substância chamada DEET não devem ser aplicadas nos bebês com idade menor que seis meses. A recomendação é que as crianças sejam ajudadas na aplicação. Falando em bebês, outro equipamento importante que pode ser usado nesse momento, sobretudo para os adultos que residem em área rural e/ou de mata é o mosquiteiro. Colocado sobre a cama ou berço do bebê, ele deve ficar distante do corpo, porque o mosquito pica através do tecido. O mosquiteiro deve ser vistoriado periodicamente, porque ele pode se rasgar, sobretudo quando a pessoa tem sono agitado.

Outra dica é evitar andar em horários de pico de atividade dos mosquitos. O Aedes Aegypti é um inseto diurno, mais ativo duas horas após o nascer do sol até algumas horas antes do pôr do sol. Pesquise sobre espécies de mosquitos e ajuste os seus horários. Profissionais de Saúde e agentes comunitários devem dominar esses assuntos para passar para as pessoas, que devem multiplicar a informação recebida. Pregar tela nas janelas também é importante. Elas podem ser de arame ou malha fina de alumínio e devem cobrir portas e janelas. A ação mais segura, porém, se possível é manter fechadas as janelas e janelas.
Mosquiteiro pode ser usado em camas berços.
O uso de inseticidas também é importante. Produtos a base de Malationa (também suado como defensor agrícola), Permetrina (que pode ser usado na roupa para inibir insetos em geral) e outros inseticidas matam muitos mosquitos. Recomenda-se fechar a casa, aplicar o inseticida e manter o ambiente fechado por pelo menos meia hora. Esses inseticidas, porém, são muito tóxicos e não devem ser usados indiscriminadamente, principalmente em famílias que tenham pessoas com doenças respiratórias crônicas (bronquite e asma) ou que sejam alérgicas.

*Flávio Azevedo é jornalista e técnico de Enfermagem, com formação em Urgência, Emergência e Saúde Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário