segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Fim dos Apagões na Praça Cruzeiro, Cajueiros e Queijeira?

Flávio Azevedo
Segundo as minhas fontes, as nossas reclamações e críticas direcionadas a Enel, por conta dos seguidos apagões na Praça Cruzeiro, Cajueiros e Queijeira, surtiram efeito. A Enel analisou a rede e percebeu que existe uma sobrecarga, por isso acontece os apagões, geralmente antecedidos por duas ou três piscadas. Na verdade essas piscadas fazem parte da defesa do sistema, que automaticamente interrompe o fornecimento de energia, por entender que alguma coisa está errada na rede (sobrecarga ou curto?). 

Outra fonte me revela que o problema seria o loteamento Via Parque (depois do Cajueiros); que começa a ser povoado, mas as casas erguidas por lá estão fora do padrão de consumo programado para aquela rede, dimensionada para atender até o Cajueiros. Ou seja, quando o loteamento Via Parque foi criado, à época, a Ampla não foi informada da novidade para que dimensionasse o consumo que seria exigido pelo novo bairro. 

Entra aí aquele velho problema riobonitense dos loteamentos que surgem embasados na lógica do “vou vender os lotes e se lasque a coisa pública para providenciar energia, água, transporte, saneamento, pavimentação, equipamentos urbanos, escola, posto de Saúde etc.”. Alguém ganha muito dinheiro e a Prefeitura que dê seu jeito. Isso é antigo!

Todavia, a empresa que fornece energia não é tão inocente assim. Quando as primeiras casas começaram a aparecer no novo bairro, para levar energia para essas moradias, provisoriamente, a Ampla puxou uma, das três fases que energizam a Praça Cruzeiro, para o Via Parque. O problema é que esse provisório virou fixo e, agora, está sobrecarregando todo sistema e provocando os apagões, que atingem apenas alguns pontos, exatamente os lugares que são abastecidos com a fase que está atendendo o Via Parque.

O importante é que por conta das nossas reclamações, na Enel, na Aneel e nas mídias sociais; nos próximos dias a empresa vai cuidar dessa questão da sobrecarga, para evitar que os apagões sigam acontecendo. E que o serviço feito não seja um novo improviso! Vamos em frente minha gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário