domingo, 14 de janeiro de 2018

A indústria do roubo de veículos é um tentáculo da putaria governamental no Brasil

Flávio Azevedo
Outro veículo roubado na noite desse sábado (13/01), em Rio Bonito. Marginais levaram um Sandero, cor prata, placa OQP – 3799. O crime aconteceu no Loteamento Schueler. A vítima chegava em casa, quando saltou do carro para abrir o portão, os ladrões se aproximaram e anunciaram o assalto. Eles saíram de um táxi amarelo que estava parado próximo. O modus operandi mostra que o Sandero estava 'pedido'. Se os marginais estavam parados próximos a casa da vítima, eles sabiam que ali ‘morava’ um Sandero e vieram buscar a encomenda.

Diante de tantos veículos roubados, eu sigo fazendo perguntas que nenhuma autoridade consegue me responder satisfatoriamente: o que é feito com esses veículos roubados? A quantas anda as investigações para se descobrir o destino do produto do roubo? Quem são esses ladrões? Estão a serviço de quem? Por que aumentou os roubos de veículos utilitários? Por que a preferência dos ladrões por veículos mais antigos? Seria porque carro mais rodado geralmente não está segurado? Teria acontecido um acordo entre o comando do crime organizado e as operadoras de Seguro? O acordo é simples! Não roubem carros novos para não dar prejuízo ao nosso setor! E não venham me chamar de maluco, porque nós sabemos como as coisas funcionam no Brasil!

Será que ninguém acha estranho, o fato de que nos últimos cinco, seis anos, o volume de roubo de veículos, principalmente carros e motos, tenha aumentado vertiginosamente e não existe nenhum posicionamento concreto por parte das autoridades estaduais? Eu não estou falando de delegacias e companhias de polícia, mas das autoridades máximas do nosso estado! Seria isso que o ministro da Justiça Torquato Jardim quis dizer, quando declarou que o auto comando da Segurança e da política do Rio é um braço do crime organizado? Não é possível que com tantas situações entrelaçadas e apontando numa mesma direção, inclusive, com uma declaração do ministro da Justiça, as pessoas sigam achando que é tudo uma grande coincidência!

O volume de roubos aumentou em todo o estado e os 92 parasitas, digo, 92 prefeitos, nesse tempo de seis anos, não dizem nada sobre isso! O mesmo podemos dizer dos parasitas da Alerj! Não se vê uma reunião com o governador que tenha essa pauta! Não vemos nenhuma pressão sobre o secretário de Segurança Pública! Os prefeitos sequer promovem um encontro entre eles para pensar soluções sobre o assunto. O mesmo podemos dizer dos senhores deputados estaduais e federais do Rio. Será que é frouxura ou conivência? Que diabo está acontecendo minha gente? Esse pessoal da política não usa o cérebro e pensa que eu não vou usar o meu.

No Brasil, a sociedade é treinada para culpar a Polícia pela insegurança e isso é um absurdo! Todavia, as pessoas que comandam a Segurança Pública, embora sejam policiais, acabam permitindo que esse entendimento se enraíze no imaginário popular, porque pensar diferente significa perder postos hierárquicos na Polícia e na política. Estou falando de funções que melhorem o soldo e os tire da rua, porque é muito mais seguro trabalhar num gabinete climatizado, que ficar trocando tiro com bandido em morros e favelas! Mas a moleza está condicionada a se submeter ao sistema, montado para enfraquecer a Polícia.

Com isso, acaba acontecendo uma acomodação entre todos os segmentos, porque a trégua acertada entre o alto escalão da política e o crime organizado não vê as pessoas sendo violentadas na rua e quando vê entendem que isso faz parte do jogo! Penso que os roubos de veículos, por mais escrotos que sejam, são apenas a ponta de um iceberg ainda mais nojento, porque qualquer análise fora da linha da frouxura nos permite enxergar que toda essa violência é liderada por engravatados que deveriam estar zelando pela nossa Segurança e lutando contra a criminalidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário