domingo, 19 de novembro de 2017

ViaLagos bloqueia estrada usada para fugir do pedágio

Flávio Azevedo
Além dos obstáculos colocados na estrada, uma empresa de segurança privada foi contratada pela concessionária que administra a RJ - 124, para vigiar o local. 
Nas últimas semanas teve grande repercussão, os vídeos e reportagens sobre o grande volume de veículos que começou passar pela estrada que liga as localidades de Jacundá a Mineiros, no 2º Distrito de Rio Bonito. É que para fugir do pedágio da RJ – 124, conhecido como “o mais caro do Brasil”, motoristas estavam passando pela velha estrada geralmente usada apenas por fazendeiros e sitiantes da região. 

O caso ganhou as mídias sociais e repercussão ainda maior, quando alguém postou no Facebook e YouTube, uma espécie de tutorial ensinando como fugir do pedágio, entrando em Jacundá e saindo em Mineiros. A notícia de que o volume de carros fugindo da Praça de Pedágio estava gerando até congestionamento na acanhada estradinha do 2º Distrito, logo chegou ao conhecimento da concessionária. A reação foi imediata.

De posse de uma decisão Judicial de 1999, oferecida pela Justiça de Rio Bonito, uma equipe da CCR ViaLagos, amparada por proteção policial construiu uma barreira, exatamente onde no passado, já havia sido erguido outro bloqueio e por igual razão: impedir os motoristas de burlarem o pedágio. Curiosamente, o direito de ir e vir está garantido, porque as pessoas, motos, bicicletas e até animais de carga, podem passar. Só quem não passa são os carros. 
Para evitar que a barreira de concreto seja demolida, como já aconteceu em outras oportunidades, uma empresa de Segurança Privada foi contratada e vigia o local 24h. A instrução é não permitir que ninguém, mesmo que seja da Prefeitura Municipal, desmonte o bloqueio. Usuários do trecho, moradores e proprietários de terra da localidade, estão indignados. Enquanto a nossa reportagem esteve no local, ouve até bate boca entre alguns usuários e os seguranças. O proprietário rural, Italo Cláudio Wermelinger; conversou com a nossa reportagem.

O que muita gente não sabe é que o fechamento da estrada é um acordo entre a concessionária e Prefeitura de Rio Bonito. À época, 1999, foi acordado que moradores da região e usuários do trecho, por conta da natureza das suas atividades, receberiam o “By Pass” nome dado ao que, hoje, chamamos “Onda Livre”. O equipamento daria a essas pessoas, o benefício de passar livremente pelo pedágio. Inclusive, no documento assinado entre concessionária e Prefeitura de Rio Bonito, consta uma lista com os nomes de quem deveria passar livremente pela Praça do Pedágio.

Ao que tudo indica, essa é mais uma longa novela riobonitense daquelas que, apesar da pressão da opinião pública, ninguém se pronuncia, afinal, todos, iniciativa privada e representantes da coisa pública, em todas as suas esferas de poder, têm culpa no cartório: está nítido que decidiram conforme os seus interesses individuais e ignoraram o interesse coletivo e popular.
Documento assinado em 1999 pela Prefeita Solange Almeida aceitando fechar a estrada.


Um comentário:

  1. Flávio Azevedo gosto muito das suas matérias. Tamo junto irmao.! Deus te abençoe.

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