sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Tanguá outra vez supera Rio Bonito e já conta sistema de monitoramento

Flávio Azevedo
O Sistema de Monitoramento já está de olho nas ruas de Tanguá.
O jovem município de Tanguá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, segue a frente do vizinho Rio Bonito e marca mais um gol de placa no combate a criminalidade e na missão de oferecer Segurança aos seus munícipes. Segundo notícia veiculada pelo site Conleste Notícias, veículo de Comunicação que cobre os acontecimentos nos municípios do Leste Fluminense, Tanguá já conta com um Sistema de Monitoramento, ferramenta que vai ajudar as forças de Segurança a combater o aumento da criminalidade que atinge a Região.

A iniciativa, segundo o Conleste Notícias, é inédita e uniu Polícia, empresários e a Prefeitura Municipal. O centro da cidade já recebeu as primeiras câmeras e o objetivo é ampliar a Segurança. Um grupo de pessoas da cidade se reuniu e decidiu implantar o monitoramento que é mais um instrumento de combate ao crime. A cidade vem sofrendo com casos diários de furtos e roubos. Agora, porém, sobretudo nos pontos de maior incidência de crimes, a expectativa é que as ocorrências diminuam e caso ocorram, os autores sejam identificados e presos.

Inicialmente, as câmeras irão monitorar 22 pontos da cidade, levando em consideração um estudo feito pelas forças de segurança do município (Polícia Civil e Militar). O custo do equipamento está sendo dividido entre os empresários e comerciantes. Placas de sinalização serão fixadas por toda a cidade, para que sirva de alerta aos criminosos. “Nossa cidade não era assim, agora, me sinto muito mais segura, sabendo que alguém está olhando por mim e vigiando todo o tempo”, comentou a moradora do Pinhão, Maria Neves.

Um dos policiais da Delegacia de Tanguá (70ª DP), em entrevista ao Conleste Notícias, explicou que o principal objetivo é identificar os criminosos que estão buscando Tanguá para cometer os seus crimes. Ele destacou que o monitoramento ajudará a prevenir roubos, furtos e principalmente homicídios.
– Muitas vezes a polícia precisa investigar crimes graves e falta recurso, como as imagens. Foi o que aconteceu no morro da igreja, quando um senhor (Damião Marcelo) foi assassinado. Um sistema de monitoramento vai inibir a ação dos bandidos e permitirá uma ação integrada entre as polícias, Civil e Militar, além de ter diversos agentes auxiliando na vigilância constante e em tempo real – explicou o Inspetor.

O empresário Felipe Flores, proprietário da Conect, integra o grupo de comerciantes que ajuda manter o projeto. Ao Conleste Notícias, ele falou sobre a importância do projeto para Tanguá. 
– São necessidades reais. Nós que somos do lugar precisamos estar unidos para não deixar que Tanguá tenha um cenário carioca, de matéria dos jornais, que mostram pessoas morrendo diariamente por causa de bala perdida e da violência. Caro é ficar de braços cruzados. Se dividirmos as responsabilidades fica bom para todo mundo – comenta.

Rio Bonito registra novo roubo de veículo
Em Rio Bonito, enquanto as autoridades e a própria sociedade patinam em suas diferenças e vaidades, mais uma família foi vítima da ação de marginais. O crime aconteceu nessa sexta-feira (08/09), na Rua Lauro da Silva Araújo Junior, próximo a ponte seca que dá acesso ao bairro Marajó e a BR – 101. Por conta da proximidade da rodovia, o trecho tem sido o ponto preferido dos marginais. Vários roubos e furtos estão sendo registrados nesse ponto da cidade.

Os bandidos estavam numa Fiat Uno, cor branca, de placa não anotada. O carro roubado foi um Tucson, onde estavam quatro mulheres e duas crianças, perfil de vítima preferido pelos ladrões.
– Foi perto da casa do ex-vereador, Aliézio Mendonça. Os bandidos colocaram a arma na cabeça da minha irmã e mandaram a gente sair do carro... Cuidado! Não saiam de casa, porque realmente está horrível! Rio Bonito não é mais o mesmo! Acabou! Passamos por esse sufoco!”, narra uma das vítimas, num áudio encaminhado a nossa reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário