domingo, 17 de setembro de 2017

Precisamos de Segurança e vergonha na cara!

Flávio Azevedo
A violência cresceu em proporções alarmantes nas cidades da Região Metropolitana, entre elas Rio Bonito, onde o número de ocorrências sempre foi pequeno.
Ao receber a informação de que mais um assalto acontece em Rio Bonito (homens armados surpreenderam a vítima, agora, a pouco, próximo a Lojas Americanas), eu fico refletindo sobre o quanto nós poderíamos ter avançado na luta contra a criminalidade se os gestores públicos tivessem um mínimo de interesse pela nossa cidade. Há cerca de 10 anos, eu atuo no jornalismo tratando desse tema. Em 2011, quando eu integrei o Conselho Comunitário de Segurança (CCS), eu endureci o discurso crítico sobre as administrações municipais. Eu já sabia que a Segurança era uma atribuição do Estado do Rio, mas no CCS ficou nítido que as Prefeituras podem contribuir e nada fazem.

Um misto de cinismo, desinteresse e cara de pau domina os prefeitos, com destaque para esses que há 25 anos se repetem em Rio Bonito. Como o Estado do Rio de Janeiro não está fazendo e não fará a sua parte; e os nossos prefeitos precisam dos favores escusos do poder Judiciário para se manter no poder; o que resta a eles é arregaçar as mangas, assumir o papel de liderança que esperamos deles; para que junto com a sociedade criem mecanismos que ofereçam Segurança, que não se promove apenas colocando policiais na rua. A dupla sertaneja desafinada que governa Rio Bonito sabe o que fazer, mas não tem interesse.

Por outro lado, a sociedade, dividida em frouxos e puxa sacos, fica calada e se limita a choramingar nos bancos de praça, nas mesas de bar e nas mídias sociais. Nessa hora proliferam os discursos impregnados de politicagem e interesses escusos. Estou falando de gente que integrou as fileiras do governo que saiu e passa atuar como mensageiro da mudança. Todavia, a mudança pretendida é trazer de volta ao poder a porcaria que antecedeu a porcaria que está governando. Vimos isso em entre os anos de 2009 e 2012, o fenômeno se repetiu entre os anos de 2013 e 2016 e já vejo uma articulação nesse sentido com vistas a 2020.

Outro problema grave de Rio Bonito é que as manifestações pedem polícia, quando precisamos de políticas públicas de Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Urbano, Habitação, Prevenção a Dependência Química, Turismo e Promoção Social. Eu tenho certeza que se todos esses setores fossem bem trabalhados pelas Prefeituras, o principal setor a perceber a diferença de forma positiva seria a Segurança.

Precisamos nos mobilizar e cobrar Segurança. Mas essa mobilização não pode ser uma pré-campanha para Solange, Marcos Abrahão ou qualquer outro malandro com vistas a 2020. Ou seja, os malandros e sabidos, que querem aproveitar a ocasião para garantir um futuro DAS, caiam fora! A mobilização tem que estar focada em buscar Segurança e cobrar dos governantes, políticas públicas que amenizem essa série de roubos e assaltos em nossa cidade.

Que Deus nos livre dos bandidos e assaltantes! Que Deus nos livre dos maus políticos, que também são bandidos e assaltantes! Que Deus livre do eleitor idiota (esses são maioria esmagadora) e, principalmente do eleitor espertalhão, aquele sem escrúpulo que prostitui o voto e o apoio (ricos e pobres estão nesse segmento); os reais culpados por estarmos nesse momento difícil no município, no estado e no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário