sábado, 19 de agosto de 2017

Publicação oficial da PMRB, hoje, informa 109 nomeações e 205 contratações

Flávio Azevedo
Os Atos Oficiais da Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB), publicados no jornal Gazeta Rio Bonito desse sábado (19/08), informam que o município contará oficialmente com a mão de obra de mais 314 pessoas, sendo 109 deles em cargos comissionados e 205 contratados, a maior parte desses atenderá as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, que volta a contar com a liderança de Délio Cesar Moraes. O prefeito José Luiz Antunes (PP) também renomeou Márcio Aurélio Soares para a Secretaria Municipal de Ordem Pública. A novidade entre os secretários é a chegada de Renato Teixeira Poubel Lima, que responderá pela Fazenda, que estava sob o comando interino do secretário de Planejamento, Ronaldo Elias.

O chefe do Executivo nomeou 20 gestores escolares e três diretores adjuntos. O Colégio Municipal Maurício Kopke, porém, segue acéfalo. A Prefeitura contratou 78 professores, nível II; 35 auxiliares de serviços gerais, 02 pedreiros, 02 pintores, 02 soldadores, 22 merendeiras, 19 auxiliares de Educação especial, 11 inspetores, 05 regentes de banda, 10 professores, nível I (Ciências 03, Português 02, História 01, Inglês 02, Matemática 02) e 19 auxiliares de serviços diversos. Ao todo são 228 nomes. Um olhar mais arguto, sobretudo, para os 88 professores contratados via processo seletivo, sugere um questionamento: se os contratos são emergenciais e tantas vagas estão disponíveis, por que não realizar concurso público ou por que não chamar os concursados aprovados no último certame? É nítida a dificuldade de abrir mão do cabresto.

Para o cargo comissionado DAS2, 33 nomeações foram feitas pelo chefe do poder Executivo, que fez 15 nomeações para o comissionado DAS3 e 19 para o cargo DAS4. Para o DAS5, o prefeito fez 16 nomeações. A listagem mostra que o prefeito está cumprindo os compromissos com os aliados que ganhou recentemente no poder Legislativo. Somando os 86 nomes desse sábado (19), com os 101 nomeados das últimas duas semanas (56 + 49), já é possível contabilizar 187 pessoas em cargos de confiança, 98 a menos que as exonerações de 29 de julho. 

As nomeações desse sábado para os cargos de confiança também foram retroativas a 28 de julho, exceto os nomes que chegaram recentemente ao governo. O motorista de R$ 6,8 mil também não existe mais. Ele foi renomeado, mas no cargo comissionado DAS2 e não como assessor especial como estava antes das exonerações de 29 de julho. O grupo de servidores que trabalhou dezembro de 2016 e janeiro de 2017 e ainda não receberam os salários referentes a esse tempo (o argumento do prefeito é que são funcionários do outro governo) seguem aguardando a sensibilidade do prefeito, que não tem nenhuma preocupação com esses antigos servidores.  

Análise

A exoneração de todo staff é um subterfúgio usado há anos pelo prefeito, José Luiz Antunes, que está no seu quarto mandato de prefeito, o que o torna um governante previsível. A exoneração dos ditos “cargos de confiança” amedronta os contratados via processo seletivo, que acabam se doando ao exercer as suas funções. Na percepção do prefeito, os exonerados retornarão mais leais, muito mais proativos e realmente dispostos a fazer as vontades do chefe, que ainda se comporta como senhor feudal.

Sobretudo em momentos de crise e desemprego, brincar de Deus e mostrar para as pessoas que “eu posso interferir na sua vida” é prazeroso para boa parte dos políticos. Por mais doentio que pareça, as principais lideranças políticas de Rio Bonito se caracterizam por ter orgasmos de satisfação ao serem cortejados, bajulados e até enganados. 

Desculpas como “falta de transição”, “encontramos muita dívida” e até os intencionais atrasos de repasses a entidades como o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (Iprevirb) e Câmara Municipal, por mais que sejam razoáveis, acabam tendo apenas uma função: demonstrar força, amedrontar e reforçar o coronelismo moderno. 

Secretarias nomeadas:

Gabinete: André Luis Alvares (Pijama);
Procuradoria Geral: Gabriel Marapodi;
Controladoria Geral: Deiwison Figueiredo Santos;
Tesoureiro: Carlos Roberto Fernandes;
Administração: Danielle Patrício Soares;
Planejamento: Ronaldo Elias de Moraes;
Obras: Eleilton Lacerda;
Turismo: Carmem Mota;
Promoção Social: Lilian Antunes;
Saúde: Matheus Neto;
Esporte e Lazer: Andinho;
Desenvolvimento Econômico: Bruno Soares; (Comunicação)
Desenvolvimento Urbano e Habitação: Ronen Antunes; (Meio Ambiente)
Educação: Délio César Moraes;
Ordem Pública: Márcio Aurélio Soares;
Fazenda: Renato Poubel.

Um comentário:

  1. Seu comentário sobre o fato de terem tantas contratações emergenciais para professor é muito pertinente. É muita cara de pau!

    ResponderExcluir