sábado, 19 de agosto de 2017

Aposentadoria gorda expõe governantes chantagistas

FlávioAzevedo
Na última semana, o meu WhatsApp recebeu inúmeras fotos da página do jornal Gazeta Rio Bonito, que publicou a aposentadoria da Professora I, Cantianila Moreira. Por quê? Porque ela conseguiu se aposentar com um salário de R$ 11.905,01. Aliás, todos os engraçadinhos que me mandaram os tais “zaps” são do grupo da ex-prefeita, Solange Almeida. Mas nada como um dia após o outro! Curiosamente, o jornal que chegou às bancas nesse sábado (19/08) informa que o Técnico em Contabilidade, Cirineu Paes de Almeida (figura tradicional do grupo político da ex-prefeita); também está se aposentando e com um salário de R$ 11.683,01. Certamente o grupo do prefeito Mandiocão, cinicamente, vai compartilhar essa publicação exaustivamente. 

Bom, primeiro é importante salientar que não existe nenhuma ilegalidade nos referidos salários, embora eles sejam realmente altos para os padrões riobonitenses. Convém destacar ainda, que Cantianila e Cirineu; sempre ocuparam, nos governos de Mandiocão e Solange, respectivamente, cargos de confiança e que têm boa remuneração. Por conta das leis de incorporações e instrumentos afins, eles conseguiram, apesar do salário de fome que é oferecido pela Prefeitura ao servidor municipal, se aposentar com belíssima remuneração! 

Nada tenho contra Cirineu e Cantianila e que aproveitem a aposentadoria! Digo isso, porque essa postagem objetiva revisitar o texto que escrevi na última semana, onde trato do absurdo que é essa lei de incorporação e mecanismos dessa natureza. No meu texto, eu afirmei ser esse instrumento o verdadeiro Plano de Cargos, Carreira e Remuneração que Solange e Mandiocão ofertam aos seus cabos eleitorais mais ilustres e leais. Não precisa ser muito esperto para ver isso e tentar contestar o que estou afirmando é se denunciar como tapado e bobalhão!

Aproveito a oportunidade para destacar que é a busca por aposentadorias robustas como essas, que adormece cérebros, amordaça o espírito crítico, obriga o servidor se portar como serviçal, transforma interessados em interesseiros, rouba a dignidade do funcionalismo e mantém picaretas e pangarés no poder. Há anos eu externo esse pensamento e sei da antipatia de alguns pela minha pessoa por isso (a verdade é dolorida). Todavia, a divulgação dessas aposentadorias – as primeiras de muitas que vêm por aí – fará concordar comigo aqueles que usam o cérebro livremente.

Alô riobonitenses! Saiam da caverna (Mito da Caverna de Platão)! Aqui fora a aposentadoria pode até não ser tão robusta, mas somos livres, sobretudo para pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário