domingo, 5 de fevereiro de 2017

“Taí” ou “Pra Você Gostar de Mim” apresentou Carmen Miranda ao mundo

Flávio Azevedo
A luso-brasileira, Carmen Miranda.
Uma das marchinhas de Carnaval mais queridas e históricas é “Taí”, que esse ano completa nada mais nada menos que 87 anos. Um dos símbolos dos festejos de Momo, “Taí” tem simbolismo importante, porque ela é responsável por revelar ao mundo uma das mais estupendas artistas brasileiras: Carmen Miranda, que com essa canção arrebatou corações, o mundo artístico e a conduziu ao cinema. Inicialmente, “Taí”, como nós conhecemos, não seria marchinha de Carnaval e recebeu o nome de “Pra Você Gostar de Mim”. O compositor foi o médico, Joubert de Carvalho, que escreveu a canção especialmente para Carmem Miranda, em 1930, uma ilustre desconhecida.

O primeiro contato de Joubert de Carvalho com Carmen Miranda foi através da canção “Triste Jandaya”, de Josué de Barros. No comércio de um amigo, ele ouviu a canção seguidas vezes.  E quanto mais ouvia mais ele se encantava com a intérprete. O Sr. Abreu, comerciante e dono do disco, percebeu o seu entusiasmo pelo talento da cantora. O compositor estava maravilhado e queria conhecer Carmen de qualquer jeito.

Joubert de Carvalho ainda conversava com o Sr. Abreu quando, talvez por força do destino, Carmen Miranda surgiu na loja. Ao ver a cantora Abreu comentou: “Taí a nova cantora”. O compositor ficou encantado com a graça e alegria de Carmen e disse que tinha interesse em compor algo para ela, que agradeceu e lhe disse onde morava, na Travessa do Comércio. Ao sair da loja, a frase “Taí a nova cantora”, dita pelo amigo comerciante não saia da cabeça de Joubert.

O médico e compositor, Joubert de Carvalho.
No dia seguinte o compositor fez contato com Carmen para apresentar a ela a canção “Pra Você Gostar de Mim”. Sem saber que a sua música seria eternizada e passaporte para o sucesso de um dos maiores fenômenos da história artística brasileira, Joubert queria uma marcha canção e nem pensava em Carnaval. No dia 27 de janeiro de 1930, Carmen Miranda estava no estúdio gravando. Foi acompanhada pela Orchestra Victor e sob a regência de Pixinguinha, que deu novo andamento à música. O dom de Pixinguinha somado ao talento de Carmen Miranda fez nascer aquela que está entre as marchinhas de carnaval mais tocadas de todos os tempos.

“Pra Você Gostar de Mim” logo caiu no gosto do povo e vendeu 35 mil cópias, um recorde para a época. A canção foi uma das mais repetidas, não só no Carnaval de 1930, mas durante todo o ano. Outro fato inédito foi que a canção manteve a liderança no ano seguinte, o que nunca havia acontecido na história do Carnaval. Em 2016, “Taí” alcançou o 3° lugar na lista das 100 melhores músicas da história do Samba num concurso elaborado pela revista Veja.

Texto da Série "Carnaval de Antigamente", por Flávio Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário