quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Ministro do STF, Teori Zavascki; morre em queda de avião em Paraty, no Rio de Janeiro

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, relator da Lava Jato, morreu nesta quinta-feira (19) à tarde na queda de um bimotor em Paraty, no sul do estado do Rio. O avião levava quatro pessoas. O avião partiu do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01, em direção a Paraty, no sul do estado do Rio. A previsão era de que a aeronave chegasse às 13h30. A distância entre os aeroportos é de 199 quilômetros. Mas a dois quilômetros da cabeceira da pista, em Paraty, o avião caiu. A queda foi próximo à Ilha Rasa.

Chovia na hora do acidente. Segundo o Clima Tempo, uma chuva moderada. Entre as 13h e 14h, foram onze milímetros de precipitação. Ainda de acordo com o Clima Tempo, não havia registro de vento forte. A Marinha soube do acidente às 13h45. Imagens foram feitas por uma turista que passava de lancha pelo local. O dono de uma pousada na Ilha Rasa conta o que viu logo depois da queda.

O ministro Teori Zavaski tinha 68 anos e dedicou a vida ao conhecimento do direito. Um dos ministros mais técnicos do Supremo Tribunal Federal. Assim Teori Zavascki era reconhecido entre juristas e também seus pares. Nascido em Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, Teori se formou em direito e fez doutorado pela Universidade do Rio Grande do Sul. Era especialista em processo civil e direito tributário. Também foi professor da Universidade de Brasília.

Teori foi advogado, juiz federal e escreveu vários livros. Durante uma década, foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, o STJ. Chegou lá em 2003, nomeado pelo ex-presidente Lula. Em 2012, foi nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff ao Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ministro César Peluso que se aposentou. 

Viúvo desde 2013, pai de três filhos, o ministro torcedor do Grêmio de Porto Alegre era um homem de perfil discreto e avesso a comentários ou entrevistas. O silêncio sobre os casos que chegavam ao seu gabinete tinha uma razão técnica: ele não queria tornar-se "impedido" de julgar por antecipar alguma opinião. Teori sempre preferia falar nos autos e neles era crítico, mesmo quando recorria às entrelinhas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário