sábado, 21 de janeiro de 2017

Ações da Polícia no Parque da Caixa D’Água ainda não conseguem afugentar o tráfico do local

Flávio Azevedo
Operação de policiais militares da 3ª CIA de Rio Bonito, no Parque da Caixa D’Água, na manhã dessa sexta-feira (20/01), resultou na detenção de quatro jovens. A polícia ficou sabendo, através de denúncia, que seis elementos estavam vendendo drogas no local. Foram capturados, Michael Mendes da Conceição, de 28 anos, morador de Silva Jardim; Guilherme Oliveira de Souza, de 26 anos; Luiz Felipe Ribeiro Resende, de 22 anos; e um menor de 16 anos. Contra Michael haviam dois Mandados de prisão, por tráfico de drogas. Os Mandados foram expedidos pela Comarca de Silva Jardim e a prisão foi imediata.

Segundo o registro feito na 119ª DP (Rio Bonito), conhecedores da rota de fuga dos elementos que traficam no Parque da Caixa D’Água, a operação foi montada com os policiais entrando pela mata. O grupo, em número de seis, percebeu a aproximação da policia e fugiu. Quatro foram detidos e outros dois, identificados pelos comparsas como TH e Terror, conseguiram escapar.

Com o quarteto, os policiais encontraram 49 papelotes de cocaína, 29 sacolés de maconha, dois aparelhos celulares e dinheiro. Também foi encontrada em poder dos marginais, uma Honda/CBX250 Twister, da cor preta, placa – JMI 4741, de Minas Gerais. Tudo foi conduzido a 119ª DP para os procedimentos protocolares.

Queixa

Na última quarta-feira (18/01), durante reunião com empresários de Rio Bonito convocada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Brunos Soares; onde o principal assunto foi Segurança, o presidente da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César Gomes de Sá, morador da Caixa D’Água, comentou que na noite anterior tiros foram ouvidos vindo do Parque da Caixa D’Água.
– Um lugar maravilhoso, no Centro da cidade, um lugar que oferece inúmeras possibilidades de Lazer, Turismo, Negócios, mas que não é frequentado pelo cidadão riobonitense por essas razões. Na verdade as pessoas têm até medo de ir lá, porque a informação que temos é de que elementos ligados ao tráfico tomaram o local – disse o advogado.

Aos canais de comunicação do Grupo de Mídias O Tempo diariamente chegam inúmeras denúncias da ação de esticas no Parque da Caixa D’Água. As pessoas que reclamam são moradores da localidade e riobonitenses que frequentam o parque, mas estão desencorajados de retornar ao local por conta da presença de esticas e usuários de drogas dominando o local.
– Até os poucos cuidadores do Parque, os funcionários da Prefeitura, estão enfrentando dificuldades para cuidar da limpeza do espaço, porque em determinados pontos do local eles ficam com medo de entrar, porque está cheio de gente se drogando. Impressiona o volume de usuários de drogas no Parque da Caixa D’Água, que estão em número mais elevado que o de esticas que atuam por lá, mas todos nós temos medo dessa gente e não queremos expor os nossos filhos a essa situação – diz um denunciante, acrescentando que “não é raro ouvirmos tiros vindo do parque durante a noite”.

Nota da Redação: não precisa ser especialista em Segurança Pública ou ter formação em Cambridge para entender que a ausência do poder público é a principal razão da presença e permanência da sociedade paralela em qualquer lugar. Como esse desleixo se arrasta há cerca de 15 anos, a pergunta que cabe é “esse descaso com o Parque da Caixa D'Água interessa a quem?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário