segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Rio Bonito tem futuro sombrio por conta do seu passado sórdido

Flávio Azevedo
A imagem do incêndio na Estação Ferroviária em 22/02/2011 é meramente ilustrativa, apenas as chamas nos interessa para mostrar que a partir do dia 01/01/2017 Rio Bonito vai pegar fogo.
Há 24 anos a política riobonitense reproduz os gestos da Guerra Fria no que ela tem de pior: ignorar as pessoas, ignorar os avanços necessários para transformar o município e usar as classes menos favorecidas, exatamente como acontecia no Vietnã, onde vietnamitas e vietcongs eram usados para que Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) alcançassem os seus ardilosos projetos de poder. Em Rio Bonito, a cada ciclo eleitoral ou a cada duas eleições, o poder troca de mãos para que as coisas continuem do jeito que estão. Usando uma alegoria vulgar e nojenta, nós podemos afirmar que as únicas mudanças percebidas é a troca das moscas que sobrevoam o mesmo excremento.

Engana-se quem pensa ser esse texto direcionado aos eternos prefeitos, Solange Almeida ou José Luiz Antunes (Mandiocão), marionetes de um sistema de castas peculiar. Também é importante olhar a Câmara de Vereadores, formada em sua maioria por pessoas escolhidas para serem achincalhadas por uma sociedade que nada entende de política. Os vereadores são “bois de piranha” e convém que sejam assim, porque enquanto a população esculacha os integrantes do poder Legislativo, as classes hegemônicas através dos seus ícones políticos (prefeitos) seguem se locupletando através da exploração ilegal, irregular e abusiva dos nossos recursos naturais, patrimoniais e financeiros.

Sendo assim, é importante, para não quebrar a corrente, que o poder Legislativo seja formado por quem não conhece as Leis, não sabe o que é o Regimento da Câmara Municipal, ignora a existência de uma Lei Orgânica que rege o Município; e detalhe: a ignorância é tamanha que a maioria desconhece o papel de boi de piranha que lhes cabe nesse enredo. Alguns ao descobrir a desconfortável função colocam-se a serviço das forças hegemônicas para compensar o desconforto.

Na Guerra Fria, EUA e URSS decidiram usar o quintal dos outros (Vietnã) para resolver suas diferenças. É como se o seu vizinho brigasse com outro vizinho e fossem resolver a parada dentro da sua casa. No meio da confusão um atira no outro e o bala acerta o seu filho que não tem nada com isso. Segundo dados estatísticos, para cada 10 mil soldados estrangeiros mortos no Vietnã, um milhão de pessoas entre vietnamitas e vietcongs perdiam a vida. É o que acontece em Rio Bonito. Enquanto setores da sociedade, através dos seus ícones políticos, se engalfinham pelo real comando do município, quem sai prejudicado é a população, o servidor municipal e a própria administração pública, que deixa de ser pública porque é gerenciada para atender interesses pessoais.

Um grupo de “vietnamitas” importantes nessa “Guerra Fria” riobonitense é o servidor municipal, que precisa ser mal remunerado, desvalorizado e desrespeitado, para que os políticos vendam para eles funções que têm boa remuneração e direito a incorporação anual de 10% do que ganham a mais. Para alcançar esses objetivos, porém, é preciso se fingir de morto, bancar o idiota, dar razão as ideias tresloucadas; e jamais deixar o todo poderoso chefe perceber que você sabe ser ele apenas uma engrenagem da máquina sórdida que visa enriquecer quem já tem posses e explorar desfavorecidos.

Um passeio pelas mídias sociais mostra que a “Guerra Fria” já começou. Por conta da suposta fraude do concurso público da Prefeitura de Rio Bonito, um dos maiores escândalos da gestão Solange Almeida, as desconfianças sobre o certame estão sendo usadas como pano de fundo para atingir especialmente o vereador Reis, alvo de pesadas críticas que tem apenas um objetivo: desviar o olhar da população do poder Executivo que assume a Prefeitura em 01/01/2017.

Não é segredo para ninguém, que chega ao poder o representante de um grupo hegemônico importante, que não mede esforços para alcançar objetivos (vimos isso esse ano) e que já está, através dos seus “vietcongs”, disparando contra o Legislativo. Saiba que a “Guerra Fria” não está preocupada com idoneidade de vereador. A “Guerra Fria” não está preocupada com o mal que um ou outro parlamentar pode causar ao erário público. O objetivo da “Guerra Fria” é fazer outra vez a Câmara Municipal de “boi de piranha”, como já vimos acontecer no biênio 2011/2012, quando os vereadores brigaram entre si, se dividiram, envergonharam a Casa, foram achincalhados pela opinião pública; e sem ser incomodado o chefe do Executivo fez o que bem quis a frente do município.

PS: por isso, caro Marcos Abrahão e demais candidatos ao cargo de prefeito nessa e em outras eleições, por favor, tirem o cavalinho da chuva! Enquanto vocês não rezarem na cartilha da classe hegemônica que comanda de verdade a nossa cidade, vocês não alcançarão o cargo de prefeito de Rio Bonito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário