terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Projeto Lona na Lua celebra apoio da Petrobras

“Lona na Lua: Cidadania e Arte”. Este é o nome do novo projeto do Lona na Lua. A iniciativa, que desde novembro oferece oficinas de teatro, música e dança para 100 crianças e adolescentes de Rio Bonito e região, tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Petrobras. É a primeira vez que o Lona na Lua tem patrocínio da Petrobras. Quem comemora a novidade é o líder do projeto, o ator Zeca Novais.
– A Secretaria de Estado de Cultura se faz presente através de uma importante ferramenta, que é a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Há sete anos o nosso movimento sociocultural luta por democratização do acesso aos recursos para Cultura. Há sete anos o Lona na Lua trabalha de forma muito séria, digna, com responsabilidade e comprometimento. Estamos muito felizes! Somos um coletivo de uma cidade do interior do país, fazendo arte longe dos grandes centros. Nos enxergaram. Atendemos crianças e adolescentes de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim. E nos enxergaram – diz Zeca Novais, que não consegue esconder a emoção e a empolgação com as conquistas do projeto.

O projeto tem a duração de 06 meses e as oficinas são realizadas no Espaço Cultural Lona na Lua, que conta com rampas de acesso e banheiros adaptados para deficientes, o que na opinião dos pais é fundamental para garantir direitos básicos, como o da acessibilidade. A Aluna Kemilly Victória, de 10 anos, é cadeirante. Em depoimento a nossa reportagem, sua mãe Giselle Barbosa falou sobre a participação de sua filha nas aulas de dança, “No Lona na Lua a minha filha é tratada da mesma forma que os outros alunos. Aqui ela dança muito, ela mexe os braços, as mãos, a cabeça, dá pulos na cadeira e se diverte. Minha filha é muito feliz aqui”.

Ao falar sobre o Lona na Lua, o brilho que vemos nos olhos de Kemily já responde o seu sentimento pelo projeto. Sem pensar muito ela demonstra seu encantamento com o projeto. “Eu adoro o Lona na Lua! Eu amo esse lugar!”. As oficinas terão como conclusão a montagem de um espetáculo produzido pelos alunos, que será aberto à comunidade. As apresentações estão previstas para abril de 2017.

Um ano inesquecível

O reconhecimento da SEC-RJ e da Petrobras chega num ano de muitas conquistas para o Lona na Lua. Uma breve retrospectiva mostra que o projeto alcançou objetivos que em outros tempos pareciam impossíveis. Entre esses momentos importantes do projeto em 2016, um ano que Zeca aponta como “mágico”, está o Lançamento do livro “Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua”, de Rafael Cal; a vitória do aluno Lucas Fernandes, no quadro Click Esperança do Fantástico”; as participações dos loneiros no programa “Como Será?”, da TV Globo, onde trupe Lona na Lua foi entrevistada por Sandra Annenberg. Na mesma ocasião Zeca Novais retornou ao palco do Caldeirão do Huck, onde seria surpreendido pela presença do ídolo Selton Mello. O encontro resultou numa parceria com o ator global e foi fundamental para outra conquista: a inauguração do “Cineclube Selton Mello”, que contou com a presença do ator no Espaço Cultural Lona na Lua.

Também está nessa extensa lista de realizações e conquistas a continuidade de projetos sólidos como “Lona na Lua em Silva Jardim”, onde o projeto é apoiado pela Prefeitura da cidade e a chegada do “Com a Cabeça na Lua”, em que o Instituto PHI atua como parceiro. “Trabalhamos com honestidade de propósito e fé. E por isso o novo sempre vem”, encerra Zeca Novais, que projeta novas conquistas e novos horizontes para 2017.

Um comentário:

  1. Mais do que merecido! O Rio tem muito orgulho desse projeto que deveria se espalhar pelo Brasil!!

    ResponderExcluir