quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Integrantes do próximo governo de Rio Bonito falam de reconstrução

Flávio Azevedo
Feita a diplomação de prefeito, vice e vereadores de Rio Bonito, solenidade que aconteceu na tarde dessa segunda-feira (19/12), no Fórum da cidade, a nossa reportagem conversou com integrantes da gestão que se inicia em janeiro de 2017. A vice-prefeita, Rita de Cássia (PP) foi a primeira a falar. Entre outros temas, ela discorreu sobre a corrida eleitoral, as dificuldades que a nova gestão terá por conta da falta de transição; a relação com o prefeito Mandiocão (PP), que tem histórico de rompimento com seus vices; a relação entre Executivo e Legislativo, sempre conflituosa nos governos do prefeito Mandiocão; e falou sobre os comentários que apontam ter o Judiciário favorecido a sua chapa nas eleições, por conta do seu esposo ser desembargador do Tribunal de Justiça.
– Precisamos começar de tudo um pouco, mas eu já comecei pela Educação e pela Saúde, onde temos ações que não podem esperar. Nós temos a obra, a limpeza da cidade, a folha de pagamento, que ainda não temos certeza de como vai estar, mas as escolas precisam ser imediatamente recuperadas e na Saúde o povo não pode mais esperar por atendimento digno. Eu estou me dispondo a começar trabalhando nessas áreas – afirmou a vice-prefeita, acrescentando que está tranquila em relação a tudo que tem sido dito sobre ela e o esposo nesse processo.

O advogado Leandro Weber
Outro entrevistado foi o advogado Leandro Weber, que ocupou a Procuradoria Geral do município no último mandato de Mandiocão e teve participação importante a frente do departamento jurídico da campanha do ex-prefeito. Para ele, a polêmica envolvendo a candidatura de Mandiocão era esperada.
– Desde o início nós tivemos muita tranquilidade, porque o processo que foi julgado pela Câmara de Vereadores tinha sim nulidades, a Justiça reconheceu isso e estou satisfeito porque nesse caso houve Justiça e o resultado das urnas também fez Justiça ao prefeito José Luiz – destacou o advogado.

Conhecedor da Prefeitura de Rio Bonito, Weber foi questionado sobre as obras paralisadas, convênios que precisam ser analisados, a falta que a transição fará ao novo governo; e questões nevrálgicas e polêmicas como o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (Iprevirb); o pagamento do Piso Nacional dos profissionais de Educação, direito que tem sido negado à categoria pela atual gestão; e o que fazer para tirar o município do Cadastro Único de Convênios (CAUC), a malha fina dos municípios. Ele explica que tudo isso precisa ser revisto e acrescenta que quando ao Piso Nacional, “a vice-prefeita Rita de Cássia é uma defensora da Educação e estou muito animado e acredito que será implementado”.

O advogado também comentou as polêmicas ao entorno da candidatura de Mandiocão ao longo da campanha; as suspeitas de favorecimento do Judiciário e tudo que foi dito, segundo Weber, “acabou motivando Mandiocão a participar do pleito”. As prioridades da nova gestão, afirmou o advogado, “é levantar a autoestima da população, retomando eventos, fazer de Rio Bonito um polo de atração comercial e turística e com essas receitas diminuir o desemprego e aplicar melhor os recursos”.

O ex-secretário , Ronen Antunes
Titular de várias pastas entre os anos de 2005 e 2012, sendo, inclusive, o vice da chapa encabeçada por Matheus Neto em 2012, Ronen Antunes também conversou com a nossa reportagem. Ele mostrou otimismo em relação ao que virá nos próximos quatro anos. Ele também se queixou da falta da transição “importante para termos uma ideia do que iremos encontrar”, afirmou que o governo manterá o perfil de realizações e disse que as principais iniciativas do novo governo é levantar como estão os convênios das obras inacabadas e “colocar o básico para funcionar”. Ainda segundo Ronen, uma das primeiras realizações do prefeito é inaugurar o Bloco B do Centro Administrativo da Prefeitura.
– É vontade do prefeito, já no próximo mês de maio, por ocasião do aniversário de Rio Bonito, inaugurar esse prédio e levar para lá boa parte das Secretarias, ficando apenas a Fazenda, por conta de questões logísticas, no Centro da cidade. As obras do Colégio Municipal Dr. Kingston de Souza Mota também serão retomadas e serão concluídas – disse Ronen, destacando que com a redução de alugueis e outros desperdícios é possível equilibrar as contas da administração.

Abaixo a entrevista na íntegra de Rita de Cássia, Leandro Weber e Ronen Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário