domingo, 4 de dezembro de 2016

Animais soltos em Rio Bonito preocupam a população, mas autoridades não estão "nem aí"

Flávio Azevedo
Chega do bairro Via Parque, antigo Rio dos Índios, a imagem de um animal morto na localidade e a notícia de que várias pessoas estão adquirindo cavalos e bois vendidos em leilões de animais apreendidos ao longo da BR – 101, mas que não tem onde colocar e muito menos tratar da saúde do animal. O “pseudofazendeiro” compra os bichos e como não tem como criá-los os deixa pastando na localidade. Outro ponto importante dessa história é que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária, já foram diversas vezes alertadas para essa questão e nenhuma providência foi tomada, ou seja, ignora-se totalmente os protocolos de vacinação que pode resultar em sérios prejuízos ao mercado pecuário da Região.

Entre os prejuízos causados pelos animais soltos está a destruição da mata ciliar do rio que corta o bairro Via Parque, onde segundo as nossas fontes, um curral trata especificamente do abate de bovinos sem nenhum cuidado sanitário, isso sem falar nas especulações de que os animais abatidos estão doentes. Todavia, a carne é levada para açougues de Rio Bonito e Região para o consumo de seus fregueses, sem qualquer inspeção e/ou preocupação de quem consome, porque o importante é pagar mais barato. Aliás, estou surpreso com o fato de deixarem esse animal da foto morrer de morte natural.
Moradores da localidade esperam a atuação da Vigilância Sanitária, mas como eu sou macaco velho, a minha expetativa é que pelo menos uma vez o governo faça valer a sua prerrogativa, “deixa o fiscal trabalhar”, exerça a sua função de proteger os interesses da coletividade e não se renda aos pedidos inescrupulosos de “amigos queridos” que pedem para ajeitar a vida de “um” em detrimento do prejuízo da Saúde de muitos. Vergonha na cara, a gente não vê por aqui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário