domingo, 6 de novembro de 2016

PM que dirigia Uber em SP mata três vagabundos que tentaram assaltá-lo

Flávio Azevedo
Um policial militar que dirigia um carro do Uber matou dois homens e um adolescente que tentaram assaltá-lo durante corrida na tarde deste sábado (05/11). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso aconteceu na Cidade Líder, Zona Leste de São Paulo. Um dos homens ainda não foi identificado. O outro tinha 19 anos, e o adolescente, 15. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa. A secretaria não informou se será aberto procedimento interno para apurar a conduta do policial militar.

De acordo com a pasta da Segurança, o PM, que também é motorista do Uber, recebeu uma solicitação de viagem feita por uma mulher. Ao chegar ao local, havia três homens, que pediram ao motorista para parar na casa de uma amiga durante o trajeto. Quando o carro parou, um dos homens anunciou o assalto e apontou a arma para o policial. Segundo informações da SSP, o policial reagiu, sacou a arma e disparou contra os três assaltantes, que não resistiram aos ferimentos.

Apesar da perda de vidas, os comentários sobre o assunto nas redes sociais são de pedidos de medalha, condecoração e até de aumento salarial para o PM. Uma minoria condena a ação do policial, que se não reagisse certamente estaria no lugar dos marginais.

Fato recorrente

No último dia 02/11, em Maranguape, no Grande Recife. O motorista de Uber, Cristiano Rodrigues, de 37 anos, foi esfaqueado no pescoço após aceitar um pedido de corrida. Depois de roubar o dinheiro e pertences da vítima (dois homens e um adolescente), os três marginais obrigaram o Cristiano tirar a roupa e o abandonaram num matagal. De acordo com ele, o assalto foi anunciado quando eles estavam passando pela Av. Brasil, em Maranguape. 

Um dos assaltantes pediu para que o motorista entrasse em uma estrada de barro, que seria um atalho para o destino final. Chegando ao local, eles anunciaram o assalto e, após o roubo, esfaquearam o motorista, que só sobreviveu porque segurou na mão de um dos criminosos no momento do corte, evitando que o ferimento fosse mais profundo. Mesmo ferido, o motorista conseguiu conter o sangramento e pedir ajuda. Cristiano explica que uma das regras do aplicativo, que pune o condutor que cancela corridas, contribui para esse tipo de ocorrência.

Os suspeitos foram localizados momentos após o crime, por policiais militares que conseguiram rastrear o carro através do aplicativo da Uber. Lucas Camilo Queiroz da Cruz, de 18anos, Maicon Cássio Alves da Silva, de 18 anos, e um adolescente de 15 anos foram detidos. Os suspeitos foram presos em flagrante por tentativa de Latrocínio, que é roubo seguido de morte.

Duas mortes recentes

No último dia 15/10, no Rio de Janeiro, o motorista do Uber, Ovidio Francisco da Silva Filho, de 55 anos, foi assassinado após uma tentativa de assalto, em frente ao shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte.  Por volta das 18h30min, dois homens em uma moto tentaram assaltar Ovidio, que dirigia um Nissan Tiida preto. Na ação, os bandidos atiraram contra o veículo e acertaram três tiros no motorista. No banco traseiro havia uma passageira com o filho. A mulher foi ferida levemente com estilhaços. A criança não teve ferimentos. O motorista chegou a ser levado para UPA de Manguinhos, mas não resistiu e morreu.

Dois dias antes, o motorista do Uber, Orlando da Costa Brito, de 60 anos, foi morto em um assalto durante a madrugada, na avenida Interlagos, esquina com a Ângelo Bada, no Campo Grande, Zona Sul de SP. A vítima levava um passageiro, parou no semáforo de um cruzamento e abordada por dois homens chegaram a pé e anunciaram o roubo. Um dos assaltantes chegou a colocar a arma na cabeça de Brito. O motorista acelerou e foi baleado. A dupla fugiu sem levar nada. Após Brito ser ferido, seu carro, um Chevrolet Meriva, bateu contra um poste de luz. A vítima foi levada ao Hospital Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário