sábado, 5 de novembro de 2016

Muro desaba no Parque Indiano e áreas de risco preocupam

Flávio Azevedo
Moradores reclamam há 10 anos sobre esse problema com representantes da prefeitura.
A chuva insistente que atinge Rio Bonito nesse sábado (05/11) é muito boa para a lavoura, faz bem a plantação, amenizar o calor, mas quem mora em áreas de risco e encostas já começa a se preocupar. A apreensão faz sentido, porque na Rua Tupi, no Parque Indiano, em frente ao Mercado Jobel, um muro desabou por volta das 11h da manhã desse sábado. Moradores reclamam que a situação já era prevista, contam que há 10 anos a Prefeitura tem sido cobrada a dar solução, mas as promessas nunca saíram do papel.
– Há 10 anos lutamos com essa questão. O problema aqui é um valão que passa ao lado da minha casa e como a Prefeitura não manilhou, o terreno foi cedendo, afundando, o muro já estava cheio de rachaduras, até que, hoje, caiu. Essa situação é conhecida da prefeita, do vereador que mora no bairro, eles já estiveram aqui, disseram que iriam resolver, mas nunca fizeram nada – reclama Fabrício Guimarães, dizendo que entre os atingidos pela queda do muro está o irmão do vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis.

De acordo o morador, a Defesa Civil já foi comunicada, mas ainda não compareceu ao local para analisar os riscos. Com a chuva insistente, o solo fica muito molhado e as construções erguidas em encostas e/ou nas proximidades de rios e valões acabam ficando expostas aos efeitos da natureza e da erosão. Nesse trecho do Parque Indiano, o muro protege cerca de seis casas, que estão correndo risco. “Hoje caiu a metade do muro, mas a parte que ficou em pé certamente vai cair também porque as rachaduras são claras evidentes”, conta Fabrício.

A proximidade das moradias de valões e a inoperância do poder público em buscar soluções para essas questões tornam corriqueiros casos como esse, principalmente em períodos chuvosos. Moradores de outros bairros de Rio Bonito, já conhecidos por viverem momentos de apreensão quando chove começam a se preocupar. Bosque Clube, Boqueirão, trechos da Praça Cruzeiro, bairro Marajó, entre outros não suportam chuva que dure muito tempo. Com o período de temperaturas quentes se aproximando, época que sempre vem acompanhada de trovoadas e chuvas fortes, a Defesa Civil já se prepara para os chamados e quem mora em áreas de risco começa a perder noite de sono.

Desde a última grande tragédia em Rio Bonito, em 25/11/2008, quando duas pessoas morreram soterradas num desabamento, as chuvas trazem grande apreensão. O caso aconteceu no bairro Marajó. Ana Claudia Rodrigues Pereira (23 anos) e Ana Beatriz da Conceição Rocha (04 anos) morreram. Outras oito pessoas foram resgatadas dos escombros com traumatismos e arranhões. Entre as vítimas estava uma grávida de sete meses, Mônica Belizário. 

À época, a Prefeitura Municipal de Rio Bonito divulgou um relatório onde informava que cerca de mil pessoas ficaram desalojadas em vários bairros de Rio Bonito. Muitas pessoas passaram aquela noite em casas de parentes, outras perderam tudo e várias famílias foram levadas para escolas do município.

NOTA: Se falta consciência ao cidadão, que constrói de maneira irregular, é porque o poder público nos últimos 200 anos não tem feito a sua parte! Em Rio Bonito, por exemplo, a cada 100 metros percorridos é possível vermos uma dúzia de "irregularidades cidadãs" que só acontecem porque esses "governantes cesta básica" são incompetentes, frouxos e coniventes! Eles estão na verdade em busca de votos e nunca de governar! Picaretas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário