quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Carta aberta à população os médicos do Hospital Darcy Vargas deixa população apreensiva

Flávio Azevedo
Nessa terça-feira (29/11), os médicos que atuam no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) divulgaram uma “Carta Aberta” à população e aos usuários da unidade explicando as razões para a paralisação que farão a partir de amanhã (01/12). Segundo as nossas fontes, a categoria ainda não recebeu os salários referentes ao mês de outubro, não tem perspectiva de receber os próximos meses e também o 13º salário. Na última sexta-feira (25/11), numa reunião entre os médicos, a prefeita Solange Almeida e integrantes da diretoria do HRDV, a prefeita explicou que não tem dinheiro para mandar para o hospital e, por isso, a unidade não tem como pagar os salários.

Veja o conteúdo da “Carta Aberta”:

Por favor, não nos julguem! Não somos deuses, muito menos mercenários! Somos vítimas desses governos corruptos tanto quanto vocês. Também somos cidadãos comuns, que precisam levar o pão para casa. Nossos filhos e familiares cobram nossa ausência, pois precisamos trabalhar cada vez mais, já que nossos salários estão defasados há vários anos.

 Deixamos nossos amores em casa, para cuidar dos seus amores e só Deus sabe o que precisamos fazer para não entrar em desespero na ânsia de ajudar o próximo. Há dias que não temos luvas, nem analgésicos, muitos menos recursos específicos para cuidados avançados dos pacientes. A gente se vira com o que tem e não é incomum nos ver pedindo ajuda pelos corredores.

Somos a única categoria de profissionais que não pode fazer greve, mas podemos fazer uma paralisação, atendendo somente emergência e risco eminente de morte. Não haverá omissão de socorro. Toda emergência será atendida. Os pacientes já internados serão tratados com o mesmo respeito.

Nós respeitamos o juramento que um dia fizemos de salvar vidas e nunca causar danos. Nós respeitamos vocês e queremos também ser respeitados. O Hospital Darcy Vargas só existe ainda devido ao imenso amor que nós, médicos, e todos os outros funcionários temos por ele. Esse hospital, é nosso, é do povo, e vamos lutar por ele!

Muito obrigado! Rio Bonito 29 de novembro de 2016.

Repercussão

Nas mídias sociais, as pessoas demonstram preocupação com a situação do HRDV. A internauta Vanessa Amaral escreveu em seu perfil no Facebook, que na madrugada dessa terça-feira (29/11), a sua filha acordou passando muito mal. Ela escreveu que como o médico da criança não atendia no consultório particular naquele dia ela ficou se perguntando onde levar sua filha. Ela decidiu ir ao Hospital Darcy Vargas, “de repente tenho sorte de ter um pediatra de plantão”.

Segundo ela, a criança já estava desidratada de tanto que vomitava e ela escreve que “graças a Deus tinha uma pediatra maravilhosa” para atender sua filha.
– Nos atendeu muito bem, logo colocou Helenna no soro e com a medicação necessária. Mais essa médica está trabalhando sem receber seu salário há dois meses. Ela me entregou uma carta relatando tudo o que eles têm passado nesta gestão e comunicando que o hospital vai paralisar na quinta-feira (1º/12). Aí pergunto: O que será de nós? Minha filha tem plano de saúde e eu ainda posso recorrer a outros hospitais. E quem não tem? Como faz meu Deus? Que tristeza! Que absurdo! Que raiva! Uma mistura de sentimentos sabe? Pois por causa de um ou de outro uma população inteira que sofre – desabafou Vanessa, que concluiu o seu texto revelando a liberação da sua filha e afirmando que vai rezar pela recuperação total da menina e pela situação do hospital “para que se resolva logo”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário