sábado, 29 de outubro de 2016

Parceria Lona na Lua e Silva Jardim segue beneficiando população silvajardinense

Flávio Azevedo

Dois anos depois de noticiarmos que o “Projeto Lona na Lua foi abraçado por Silva Jardim”, a parceria da trupe cultural mais badalada do Rio de Janeiro com a Prefeitura Municipal de Silva Jardim segue de vento em popa e trazendo benefícios importantes para centenas de crianças e adolescentes silvajardinenses. Segundo o diretor e idealizador do Lona na Lua, Zeca Novais, “a forma respeitosa dispensada a equipe do Lona na Lua pelo prefeito Anderson Alexandre e por todo staff da prefeitura Municipal de Silva Jardim dispensa comentários e só tem a trazer resultados benéficos para o silvajardinense”.

De acordo com Zeca Novais, cerca de 200 crianças são beneficiadas com o convênio celebrado entre Lona na Lua e Prefeitura de Silva Jardim. O projeto é ligado a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social. Crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social são encaminhadas aos projetos do Lona na Lua que tem mudado a autoestima e as perspectivas de centenas de silvajardinenses ao oferecer, às vezes pela primeira vez, o contato com o teatro, com a dança, com a música e com o circo. As oficinas são ministradas no Teatro Municipal Zezé Macedo.

A aula inaugural da etapa 2016 aconteceu no dia 5 de janeiro. Na ocasião, o comandante dos “loneiros”, Zeca Novais, destacou que nas oficinas são realizados debates, leituras e jogos dramáticos sobre assuntos como Saúde, Cidadania, Ética, entre outros temas. Para Zeca, mais importante que revelar um talento para os palcos é formar um cidadão para vida.
– Estaremos capacitando estes jovens para a área artística e consequentemente facilitando sua inserção no mercado de trabalho. Todavia, formar pensamentos críticos e fazer desses jovens protagonistas de suas histórias é o nosso grande propósito – explica Zeca Novais.

Para as autoridades municipais de Silva Jardim, entre eles o prefeito Anderson Alexandre, um dos entusiastas do projeto, a inclusão social é o principal benefício da parceria Lona na Lua/Silva Jardim. “Oportunizar é importante e quando se faz isso através da arte, do lúdico e de atividades prazerosas fica melhor ainda”, destaca o prefeito. Desde que chegou a Silva Jardim o Lona na Lua atendeu alunos de Mato Alto, Cesário Alvim, Varginha, Coqueiro, Batalha, Lucilândia, Boqueirão, entre outros. O prefeito afirma que a ideia é seguir ampliando o projeto para que nenhum bairro fique sem receber os impactos benéficos do Lona na Lua.

A conclusão do que foi desenvolvido em 2016 com a garotada silvajardinense poderá ser apreciada nos próximos dias, 08 e 09 de novembro, quando estará em cartaz no Teatro Zezé Macedo, o espetáculo “Cores e Flores – A Arte Mora Aqui”, que contará com três apresentações diárias. Às 9h (Sítio do Pica Pau Amarelo); às 17h (Dança, Circo, Movimento e Poesia); e às 19h (Lisbela). O oferecimento é da Prefeitura Municipal de Silva Jardim, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social. A entrada é franca. 

Fazendo história

Em 2008, o ator Zeca Novais, aproveitando os minutos de fama que conseguiu ao participar do quadro “Garoto Malhação” do Caldeirão do Huck, começou de forma voluntária oferecer aulas de teatro nas escolas de Rio Bonito. Em 2009 a ideia de uma lona itinerante que levasse arte aos bairros riobonitenses ganhou forma e cerca de 50 alunos resolveram ir às comunidades mais afastadas levando arte de forma itinerante. Incialmente havia uma tenda de 3x3m meio rasgada. Ela era chamada de Lona na Lua, segundo Zeca, “porque quem monta uma lona na lua, faz arte em qualquer lugar”.

Depois de sete anos de resistência e numa luta constante pela sobrevivência do projeto, o “quixotesco” Zeca Novais outra vez se encontra com o Caldeirão do Hulck, dessa vez no quadro "Um Por Todos, Todos Por Um". O apresentador Luciano Huck visitou a sede do projeto, reformo o espaço, deu nova cara a velha Lona, que passou a oferecer aos alunos da Lona e ao público que prestigia os espetáculos uma estrutura mais confortável e atraente.

Livro e cineclube

No último dia 21 de maio, a saga do Projeto Lona na Lua ganhou contornos de imortalidade ao ter parte da sua história contada no livro "Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua”. A obra foi assinada pelo dramaturgo riobonitense, Rafael Cal, numa tarde memorável e que entrou para a história cultural de Rio Bonito. 

Dois meses depois o ator Selton Mello visitou a sede do Lona na Lua em Rio Bonito para conhecer as instalações da Lona e inaugurar o Cine Clube Selto Mello. O novo equipamento cultural foi doado pelo ator, que conheceu Zeca Novais no palco do Caldeirão do Ruck. 

Atencioso, tímido, mas visivelmente impressionado com o que encontrou, Selton Mello conversou com as crianças, respondeu perguntas do público, fez fotos e se disse muito impressionado com a proposta do projeto e com as ideias de Zeca Novais. “Eu queria muito olhar de perto esse projeto que me impressionou bastante na primeira vez que vi”, disse o ator.


Nenhum comentário:

Postar um comentário